8 Ago 18 Ascender na Vida! – Sonho e Realidade
Ascender na Vida! – Sonho e Realidade.
|
J |
ogador de futebol? Loteria? Trabalho? Política? Tantos caminhos embalam sonhos de melhorar a condição econômica e subir degraus na pirâmide social. Alguns nascem em berço esplêndido e terão teoricamente oportunidades melhores do que aqueles que nascem nos humildes leitos. Somente teoricamente. Cada um de nós deve antever e vislumbrar os melhores caminhos de evoluir. É uma utopia a sociedade cinza em que todos são iguais no acomodamento que seus líderes ou opressores impõe. Até esse momento evolucionário da humanidade existirão pessoas que mandam e pessoas que obedecem. Pessoas que estendem a mão e pessoas que viram as costas. E certamente se tivermos a condição de sobreviver à destruição do homem ao homem e à natureza continuaremos nessa condição por longo tempo ainda.
Sonhar é preciso. Aspirar é fundamental. Devemos ardentemente pretender ter uma vida com melhores condições para cada um de nós, nossos familiares e em consequência a toda a sociedade. Voltemos aos caminhos. Outro dia estava na formatura de uma brilhante jovem. Observava e alegrava-me com a felicidade sua e de seus amigos e familiares. Uma energia luminosa derramava-se sobre aqueles jovens alguns e outros nem tanto. Inclusive sobre um jovem que somente conheci naquele dia. Especial entre os especiais. A luz que não entrava por sua retina era resplandecente na sua coragem e determinação e no amor dos que os auxiliaram nessa longa e penosa caminhada do galardão universitário numa faculdade de primeiro nível. Um jovem cego da visão ocular, mas olhando e vislumbrando horizontes infinitos. Não conheço seus familiares, mas conheço os familiares da brilhante jovem.
Seus bisavós não puderam completar o curso primário. O trabalho na infância afastou essa possibilidade. Mas tinham a consciência de que os dois filhos deveriam estudar. – “O estudo é o único bem que ladrão nenhum vai roubar!” – dizia a bisavó. Um dos filhos foi o primeiro em todas as gerações da humilde família a fazer uma universidade e graduar-se. Todos seus nove netos cursaram universidades e graduaram-se com os maiores méritos e alguns hoje são professores universitários e atingiram o mais elevado patamar em suas carreiras. Dois de seus bisnetos concluíram a universidade e um terceiro logo a concluirá. Certamente os demais seguirão a mesma trilha de luz. Estudo e trabalho. Trabalho e estudo. Sonhos que se realizarão por essas duas longas e árduas jornadas. Méritos por esforço e capacidade.
A educação de qualidade com disciplina forjam vencedores e moldam sociedades. A educação de qualidade liberta. E enobrece. E dá dignidade em qualquer atividade profissional. O exemplo da universidade aplica-se ilustrando o cimo, mas é pela educação e pela disciplina que todos os ofícios serão virtuosos e exemplares. É neste momento que todos são iguais e necessários. Iguais pela educação, pela disciplina, pelo trabalho e pela dignidade. Terreno fértil para o amor. Lembram o conceito bíblico do “ensinar a pescar”? Qual o seu entendimento?