9 Set 08 – Fisioterapia da Espiritualidade – Edson Olimpio Silva de Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
Fisioterapia da Espiritualidade!
Vivemos numa época muito interessante da evolução humana. Ao lado de invenções fantásticas que a cada dia extasiam nossos sentidos, nestes últimos cinquenta anos o mundo foi mais devastado pelos homens do que nos milênios da humanidade sobre a Terra. Observe-se também que a espiritualidade ganha espaço nos lares e nos corações, seja pela radicalidade feroz, seja pela iluminação das pessoas. Vivemos o culto do belo e da forma física cada vez mais escultural. Academias lotadas. Novas academias. Noutro lado – igrejas lotadas. Novas igrejas. Nem tudo é sempre assim.
Em todas as nomenclaturas religiosas existe uma busca de novos horizontes. Jamais se constituíram tantas igrejas pentecostais no Brasil como nas últimas décadas e sua crescente importância e poder nas sociedades. O Espiritismo como doutrina e filosofia codificada pelo francês Kardec encontrou no Brasil seu mais fértil terreno – o filme Nosso Lar encanta e atrai multidões aos cinemas. Eis que a fé tenta aproximar o homem de Deus, mas muitas religiões exercitam o separatismo entre os homens. Conhecer religiões, entender doutrinas pode fazer o homem encontrar-se em algumas das inúmeras correntes de fé ou não professar isoladamente nenhuma delas. Para muitos a religião pode ser o caminho do poder e da posse sobre as mentes e espíritos menos evoluídos, para outros deve ser a trilha da luz e do esclarecimento.
Se pensarmos cada religião ou cada corrente religiosa como um rio – grande ou pequeno – entenderemos assim que todos irão confluir num único oceano. No oceano da única divindade de amor. Fechar a inteligência, impedir que nossos horizontes se alarguem ou ampliem leva-nos às represas e à estagnação pantanosa.
– Me caiu a ficha! – é uma forma de manifestação que significa “agora entendi”.
A ficha cairá muitas e muitas vezes nas inúmeras conexões que nosso espírito eterno permitir no curso das existências. Geralmente não nos apercebemos dessas conexões que podem ser esclarecedoras de muitos contratempos e severas dificuldades vivenciadas. Afinal, quantos sentimentos nocivos alimentam nosso ser? A Bíblia fala em “plantar e colher”, a nossa razão não pode negar essas evidências. Entre tantos e tantos caminhos da iluminação de nossa vida, de nossa existência, de nosso ser, precisamos encontrar exercícios ou a fisioterapia da nossa espiritualidade. Uma dessas atividades fisioterápicas pode ser efetuada em qualquer lugar e em qualquer momento. É a oração. A oração estabelece a conexão instantânea e direta com a divindade, com nossos anjos de luz e de guarda e de nossa mente com nossa alma. Além disso, conecta-nos com todos os seres humanos existentes, vivos ou “mortos”.
Orar pelos que amamos. Orar pelos que nos amam ou nos amaram. Orar muitos pelos que odeiam ou são odiados. Você já orou hoje? Que tal uma prece agora?