O Relojoeiro Colorado! & Dra. Karin Marise Jaeger Anzolch

01 Janeiro 12 – 2011 – O Relojoeiro Colorado Glória e Flagelação – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

O Relojoeiro Colorado! – Glória e Flagelação.

Série: Humor ainda é um bom Remédio.

Quem é primo do meu primo, meu primo é! Este amigo é colorado de todos os costados, mais do que quatro. Zombeteiro nas vitórias como todos os fanáticos torcedores. Deprimido nas derrotas, também como os fanáticos. Fanatismo é uma raça especial em que não basta vencer é preciso fazer os outros – gremistas ou colorados – sofrerem. Tripudiar é a sua arte. Escarnecer e vibrar seu jogo. Nunca prometi não escrever sobre futebol, mas tenho evitado. Agora os fatos dramáticos quase se sucederam na ancestral Viamão de Todos os Gaúchos.

– Segurem o homem! – alguém berrou no corredor.

– Me dá a navalha! Me dá a navalha! – berrava o relojoeiro colorado espumando pela boca com os olhos injetados de sangue. Quase arrebentou a porta de vidro temperado do salão da barbearia. Teve cliente atirando-se ao chão. O cliente que estava na cadeira, jogou-se para um lado com as toalhas presas no pescoço e ajoelhado dizia: – Eu pensava que ela não tinha marido! – mas a bronca não era consigo.

Uma falange de gremistas sádicos explodia foguetes no Largo da Caixa D’Água. – Vou cortar os pulsos, uivava desesperado! – contido pelo coffeur depois de encaixar um golpe de jiu-jítsu “sossega-leão”. Gravateado e com as mãos presas persistia em cruel sofrimento: – Mazembe! Mazembe! Mazembe! – O seu amado colorado levara dois a zero do Mazembe (e lá isso é nome de time o cara?). Mas eis que chega a turma do deixa disso ô meu, pô cara vamo manerá, pega leve, fica frio, to contigo e não abro, te conforma que quase morri das hemorroidas… Sabe como o pessoal é solidário com o atroz sofrimento de uma criatura em absoluto desespero?

– Abu Dhabi! Abuuu Dhaaabi! Kidiaba! – balbuciava quando o barbeiro afrouxou o golpe. Ex-lutadores de jiu-jítsu e kung-a-fu sabem conter de um touro brabo a uma criança murrinha.

– Acho que ele tá enfartando! – gritou alguém.

– Chamem um cardiologista pelo amor de Deus! – berrou outro colorado cuspindo-se, mas solidário na crise existencial e quase fatal do estoico relojoeiro colorado.

– Não adianta ele também foi pra Abu Dhabi torcer pro Inter!

A horda tricolor fazia avalancha no camelódromo. Os foguetes não cessavam. Outra falange armou-se para incendiar os banheiros da praça. O comércio fechava as portas temendo depredação. Coisa de louco! Repórteres de vários jornais acionaram os celulares para filmar e fotografar as cenas dantescas de pura barbárie.

Eis que chega o primo salvador da pátria e abre um clarão no meio da plebe irada. Com a voz tonitruante e um caderninho de orações do Padre Bernardo amorosamente guardado da sua infância: – Telefonei pra chefa em Abu Dhabi e ela mandou dizer que é muito melhor ser o quarto lugar no planeta Terra e em todo esse mundão do que quartinho aqui.

Foi como se uma luz divina a todos atingisse. Os colorados extasiados contemplando o Sol Vermelho, os gremistas recolhendo-se com suas bandeiras e foguetes e as escoriações da avalancha e o relojoeiro colorado suspirando na cadeira do barbeiro arrematou: – Vamos fazer uma barba e um cabelo que a vida continua e de mais a mais Papai é o Maior e é o Campeão de Tudo!

 

Dra. Karin Marise Jaeger Anzolch

Médica – Urologista – Cirurgiã

Mestre e Doutora em Medicina e Cirurgia

Aos 20 de Dezembro de 2010 defendeu Tese de Doutorado a Dra. Karin Marise Jaeger Anzolch, sendo aprovada com grau máximo na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Filha amada do caro Geraldo Élio Jaeger e de Shirley Celina de Oliveira Jaeger (falecida). A Dra. Karin consagra uma formação médica em terras rio-grandenses, tendo passado por ilustres universidades e hospitais da Europa e da América. Geraldo e Shirley deram a melhor formação humana e moral aos seus seis filhos e todos galgaram as melhores universidades. A Dra. Karin e três irmãos são médicos. Todos são Especialistas destacados em suas áreas médicas e tendo outro Mestre em Urologia – Dr. Carlos Daniel, um Mestre e Doutor em Medicina e Cirurgia Plástica – Dr. Marcos Ricardo, outra médica e Especialista em Pediatria – Dra. Shirley Denise. Outras irmãs, a Dra. Hellen Marise é Advogada e a Dra. Anne Caroline é Cirurgiã-Dentista, Especialista em Endodontia e Mestranda.

Em sua defesa de tese fez amorosa dedicatória a sua querida mãe. Geraldo e Shirley constituem essa legião de Guerreiros Anônimos que mesmo não tendo as condições de cursarem as escolas em sua época, dedicaram-se ao trabalho honesto e ao cuidar com amor e disciplina do seu maior patrimônio – os amados filhos! A Dra. Karin é esposa do Dr. Ronei Anzolch, Especialista e Mestrando em Medicina e Traumatologia, e tem as belas filhas Marcelle e Danielle. O apoio e a compreensão da família ilumina o caminho dessa mulher, mãe e médica que desbravou caminhos antes quase que somente masculinos na Urologia e consolida uma trajetória de vida pessoal e profissional exemplar. Todo o sucesso acadêmico e de pesquisa do Médico somente tem razão quando o Paciente é e continua sendo a razão primeira de sua luta e dedicação e a Dra Karin assim entende e pratica seu nobre ofício.

Deixe um comentário