Novena a N. Sra. De Lourdes – Edson Olimpio Oliveira – 16 Fevereiro 2011

 

02 Fevereiro 16 – 2011 – Novena a Nossa Senhora de Lourdes! – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

Novena a Nossa Senhora de Lourdes!

Um aviso inicial aos leitores e navegantes! A Novena aqui exposta não faz parte de nenhuma destas correntes tão comuns que exige que repassem para tantos e quantos e por aí a fora. É um ato de fé sem fronteiras de quem acredita que Deus não pertence às religiões, mas estas sim devem pertencer a Deus. A imensa diversidade de religiões, cultos ou seitas devem-se em muito às diferenças de entendimento e aceitação de Deus e da necessidade humana de poder pessoal, grupal ou da exigência de proximidade do poder.

A presente Novena a Nossa Senhora de Lourdes foi recebida da Associação Maria Regina Cardium, site www.mariarainha.org.br: “Alguém dentre vós está doente?” – “Esta pergunta de São Tiago pode ser feita também nos dias de hoje a todos aqueles que se voltam para Lourdes a fim de pedir a cura dos males do corpo e da alma. Com efeito, desde o início das peregrinações a Lourdes, os relatos dos fiéis a cerca dos milagres e curas alcançadas são incontáveis. A tal ponto de no ano de 1859 começou-se a fazer um exame médico metódico de todas as curas. Mas foi apenas em 1905 que o Papa São Pio X ordenou que as curas fossem submetidas a um cuidadoso exame feito por médicos especializados. Até os dias de hoje já foram relatados mais de 7000 casos de cura aos arquivos médicos de Lourdes, dos quais 67 foram reconhecidos pela Igreja como verdadeiros milagres. Por isso a Igreja comemora todos os anos a Jornada Mundial dos enfermos, no dia 11 de fevereiro, Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

A Oração Inicial e a Meditação Diária são adaptações feitas pelo Padre Luiz Alexandre de Souza, da Homilia do Papa Bento XVI proferida na Missa dos Enfermos do dia 15/09/2008, durante a viagem papal a Lourdes, por ocasião do 150º. Aniversário das aparições da Virgem Maria.

Modo de Rezar.

Durante nove dias seguidos o fiel recitará as orações na seguinte ordem:

1 – Oração Inicial.

2 – Meditação Diária.

3 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

4 – Oração Final.

Oração Inicial (1).

Ó Senhora de Lourdes, Vós sois o sorriso de Deus, o reflexo da luz de Cristo, a morada do Espírito Santo. Vós escolhestes Bernadette na sua miséria, Vós sois a estrela da manhã e a porta do Céu. Unidos a todos os nossos irmãos e irmãs que sofrem os males do corpo e da alma, nós Vos invocamos!

Meditação Diária (2).

Digamos a todos aqueles que sofrem e que estão doentes, digamos a todos aqueles que lutam e se sentem tentados a dar as costas para a vida: voltai-vos para Maria!

No sorriso da Virgem se encontra, misteriosamente escondida, a força para prosseguir o combate à doença, a favor da vida. Sim, nesta manifestação simples de ternura, que é um sorriso, percebemos que a nossa única riqueza é o amor de Deus para conosco, o qual passa pelo coração d’Aquela que se tornou nossa mãe. Assim como uma criança procura conquistar o sorriso de sua mãe, fazendo aquilo que a contenta, também nós devemos granjear o sorriso de Maria fazendo aquilo que A agrada.

O sorriso de Maria é uma fonte de água viva. – “Do seio daquele que crê em Mim – disse Jesus -, correrão rios de água viva” (Jo 7,38). Maria é Aquela que acreditou e, do seu seio, correm rios de água viva. A fonte indicada por Maria a Bernadette, em Lourdes, é o sinal humilde desta realidade espiritual. Do seu coração de crente e de mãe corre uma água viva que purifica e cura. Inúmeros são aqueles que mergulhando nas piscinas de Lourdes, descobriram a doce maternidade da Virgem Maria, agarrando-se a Ela para melhor se prenderem ao Senhor!

Maria é honrada sob o título de “Fonte de Amor”. Realmente, do coração de Maria brota um amor gratuito que suscita em nós uma resposta filial. Como toda mãe, Maria é educadora do amor. É por isso que os doentes vão a Lourdes para dessedentar-se nesta “Fonte de Amor” e deixar-se conduzir até a única fonte de salvação, o seu filho, Jesus Cristo.

Orações. (3)

Pai -Nosso, Ave-Maria e Glória.

Nossa Senhora de Lourdes, Saúde dos Enfermos, rogai por nós.

Oração Final. (4)

Ó Senhora de Lourdes, que aparecestes a Bernadette na gruta de Massabielle, eis que estamos aqui implorando o vosso socorro e a vossa assistência.

Vós que anunciastes em uma das aparições, “Eu sou a Imaculada Conceição”, tornai o nosso coração semelhante ao vosso, livre de toda a mancha e de todo o pecado, fazendo-nos merecedores do Reino dos Céus.

Vós que convidastes a jovem vidente a recitar o Rosário, introduzi-nos em vossa escola de oração e ensinai-nos a contemplar, com piedade e amor, o rosto bondoso de Jesus Cristo.

Vós que fizestes britar da terra uma fonte de água milagrosa, que curou milhares de doentes ao longo dos anos, curai também todos os nossos males do corpo e da alma. Vós que sois a Saúde dos Enfermos, dai-nos toda a saúde espiritual e corporal de que necessitamos para a nossa salvação.

Vós que sorristes a Bernadette, voltai o vosso olhar e o vosso sorriso também para nós. A vossa bondade é um verdadeiro reflexo da ternura de Deus e a fonte de uma esperança invencível.

Ó Senhora de Lourdes, Vós que escolhestes Bernadette na sua miséria, lembrai-vos também de nós e, como Mãe amorosa, levai-nos pela mão junto de Vós, ao lado de vosso Filho Jesus Cristo. Amém”.

Deixe um comentário