03 Março 30 – 2011 – Conflitos de Opiniões! – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
Conflitos de Opiniões!
Escapando do simplório ou do mero subjetivismo daquilo que eu acho belo e você acha feio, ou vice-versa, veja como estamos mergulhados num universo de opiniões e certezas confluentes ou contraditórias. Dezenas de religiões tem absoluta certeza de que o seu Deus é o verdadeiro e único. No Cristianismo há dezenas ou centenas de igrejas que são semelhantes em Cristo, no entanto distantes em seus métodos e formas de vê-lo, entendê-lo e buscá-lo. – Qual a melhor? – esta talvez não seja a pergunta necessária e premente. Outra: há quantos séculos mata-se em nome de Deus?
Alguns dias atrás o tribunal máximo do país, no voto final de um juiz recém-empossado, firmou critérios sobre a lei de origem popular sobre a fatídica Ficha Suja. – Quando começa a valer? – indagam uns. – Quais os atingidos? – perguntam outros. Enfurecem-se muitos outros que alegam ser uma lei antidemocrática. Alegam que “é uma lei voltada contra os desejos e vontades do eleitor”, pois “tolhe e impede de eleitos assumirem seus mandatos populares” e acusam elites dominantes de manipularem o estado democrático. Sintam o tamanho da bronca e o descontentamento de todos os lados. E o caro (e) leitor acha correto haver uma lei que discipline ou impeça a livre escolha popular do eleitor? Ou libere-se totalmente o acesso de quem quer que seja aos parlamentos, mesmo julgados e condenados nas instâncias iniciais, mesmo sabendo que o poder econômico e as manobras protelatórias impedirão ou quase eternamente atrasarão as decisões finais?
– O meu time é melhor que o teu!
– A minha torcida é a maior do Estado!
No futebol o conflito de opiniões é ainda mais agudo e radical. O cara troca de residência, muda de país, troca de mulher e abandona os filhos e até o cachorro. Já quanto ao seu time de futebol, rara fidelidade maior. Tem criatura que acredita ser impossível de conviver e até possivelmente um castigo brutal do Criador ser torcedor do Corinthians e ter um filho palmeirense. Claro que espertamente citei exemplos lá de Sampa, para evitar mexer com a abelheira gaúcha de Inter e Grêmio.
Sintam outro conflito! Há quem pense na vida pública para a sua plena realização econômica. Agora mesmo há carreiras querendo ou ameaçando com greves. Em algumas os salários são estratosféricos se comparados com os singelos mortais, mas ainda assim consideram-nos parcos. Há detentores de cargos eletivos que enxergam nos seus mandatos temporários uma forma de enriquecimento ou de sensível melhora de vida pelo ganho legal, mas pouco moral dos arranjos de seus ganhos econômicos. Nas democracias de primeiro mundo quem quer enriquecer está na iniciativa privada, no embate do capitalismo. Com riscos e absolutas ameaças de perdas e quebradeiras. Já quem quer uma vida comedida e pouca afeita a riscos, busca a vida pública e seus ganhos limitados. Seria uma analogia para quem aplica na bolsa de valores e para quem prefere a caderneta de poupança. Como apregoa um ilustrado pensador: – Fora da cúpula dominante dos governos e partidos e de certas religiões, não há como conciliar socialismo, vida pública e riqueza! – Será verdade? Ou é outro mero conflito de opinião? Seria mais importante no conflito de opiniões buscar entender e respeitar quem pensa diferente de nós?
Guerreiros Anônimos!
Maria Luiza e Ramão Alvarez Filho!
Uma vida de trabalho e amor voltados um para o outro e para as filhas Eliane e Ariane. E há algum tempo para o neto. Ofereceram às filhas o ambiente que um casal trabalhador, ele funcionário público, aspira e realiza-se na riqueza de princípios da família e na educação das filhas com Doutorados em Física e Biologia, respectivamente.
Destruição e Mortes!
Há quem veja as imensas desgraças submetidas às populações de diversos locais do planeta e as destruições do meio ambiente como coisas intimamente associadas. Ainda mais: castigos divinos! Estaria nosso planeta sofrendo mudanças iniciais que prenunciam uma nova era após uma série de eventos destruidores e cataclísmicos? Ou seria uma conjunção de fatores ambientais e espirituais? Ou ainda, seriam avisos de Deus para que a humanidade faça mudanças de sentimentos e comportamentos?
Após o brutal e avassalador terremoto no Haiti, vozes ergueram-se identificando um castigo purificador num povo em séculos envolvidos em conflitos sangrentos, desde origens na África, e sacrifícios humanos em rituais de poder. Governantes sanguinários e asseclas e misturando-se com vassalagem primitiva e escasso respeito à vida e à humanidade imperaram por tempo demasiado? Estaria o Criador reeditando Sodoma e Gomorra?
As inundações crescentes e os tsunamis fatídicos estariam reescrevendo o Dilúvio ancestral e bíblico numa versão ipod–ipad do mundo?
Ou nada disso é novo, pois o mundo se repete? Apenas vivemos num planeta excessivamente povoado e esses fenômenos são tão destruidores porque lugares antes desabitados, agora estão repletos de seres humanos e seus problemas e ambições?
Sinta-se compelido a pensar e opinar! Afinal, somos de Opinião.