O CatGut
By Tainha
Número 04 – 2011 – AD 76 MedCat! Amigos para Sempre.
Editorial.
Estamos na Medicina há bons e maus 41 anos, ou 35 anos de formados e 6 anos de preparação. Muitos, ou até a maioria, já desenvolviam uma atividade profissional em clínicas, consultórios, hospitais ou prontos-socorros antes da formatura. Estamos numa faixa etária em que a montanha está sendo descida, queiramos ou não. O nosso horizonte já não é o mesmo lá dos idos de 1976 ou do auge da carreira. A vida nos impõe um prazo de validade. Aos cirurgiões esse prazo tende a ser menor do que aos clínicos. Alguns colegas já estão clinicando nos hospitais astrais ou no paraíso. Vários estão com alguma enfermidade controlada ou não. Outros são os estoicos e sobreviventes que teimam e ousam em manter uma vitalidade pessoal e de grupo. A busca e a necessidade de novos vínculos são vitais para o ser humano. O encontro com os seus num patamar semelhante de vida é fundamental. Devemos romper alguns grilhões que ainda nos acorrentam em paradigmas e conceitos férreos em busca de mais luz e alegria. A necessidade da felicidade é maior do que o direito a ela? Aqui estamos nós da AD 76 MedCat conclamando aos Amigos para Sempre – Vamos ser mais felizes juntos!
CORREIO.
Tainha, parabéns pela edição do CatGut, está bonita como sempre. Quero me candidatar a participar da comissão organizadora, se vcs. permitirem. Um grande abraço. Vera e Paulo Braga.
Tainha responde: as participações do Braga e da Vera trazem a certeza de sucesso da Festa de 35 Anos da AD 76 MEDCAT.
Amigo Tainha: Está dando zebra na data escolhida para nossa festa dos 35 anos.
Em nosso grupo existe uma regra muito séria que limita o número de pessoas que podem marcar férias simultaneamente. Acontece que a data escolhida bate com o 49° Congresso Brasileiro de Anestesiologia em Fortaleza. E já existem colegas com férias marcadas para esta data para poder comparecer no referido Congresso. Eu mesmo, deveria também ir ao Congresso porque sou presidente da Coopanest Planalto Médio (Cooperativa dos Anestesiologistas) e precisaria estar presente em uma Assembleia Geral da FEBRACAN que ocorrerá durante o Congresso. Mas isto seria contornável. Acontece que já sou o número quatro na ordem de marcação de férias para o período de 13 a 15 de novembro. Dificilmente poderei comparecer. Um abraço. Edison Horn
Tainha responde: estamos com tempo para decidir uma nova data para o evento, vamos ver as manifestações dos colegas. E aí pessoal?
Caros Tainha, Cledi, Cândida, Jacaré, Fátima,… Estávamos acompanhando a organização do jantar preparatório na "surdina", porque, até a data do mesmo, existia a possibilidade de comparecermos, mas, certamente, estaremos juntos na próxima.
Quanto a BONECA, que agora a Cris também conhece (fotos), estamos envidando os nossos maiores esforços para elucidação do enigma. Alguns aspectos já nos foi possível descobrir, como por exemplo: – Que a mesma é procedente do vizinho estado de Santa Catarina; – Que a gloriosa conquista ocorreu em uma festa de "alemão", tendo, como cupido, um "roedor"; – Que a referida aquisição não seria possível através de cambalhotas, porque, segundo aferimos, o autor da façanha teria que ser "metido" à bailarino e saltador, além de ter uns "pila" prá arcar com as consequências de seu ato;
– Que o protagonista da peripécia teria ficado muito feliz em ver a "bichinha" novamente em atividade. Assim que tivermos novos fatos elucidativos, estaremos informando. A "Faixa", ESTA está guardada com muito cuidado em nossa residência e, em breve, a levaremos para Porto Alegre. Recebam todos, colegas e agregados, o carinho do Noal e da Cris.
Tainha responde: todos estranhavam o silêncio do Noal. Pipocavam elucubrações – agora falta o Steger “ressuscitar”. Quanto à boneca – está começando a ser puxado o fio desta meada. Muitos segredos ainda vão aparecer. <suspense>, <tchan,tchan,tchan,tchan> O cara já se manifestou quanto à FAIXA. E a Faixa – qual a sua novela. Aguardem que O CatGut, o mais irado jornal da internet, vai revelar!
Tainha! O Braga conseguiu me enviar o CatGut. Adorei as fotos, tudo! Agora gostaria que me enviasses teu celular. Abração, Cândida.
Tainha responde: (51) 97076297. Aviso – que usa e-mail do portal Terra poderá não receber nosso magnífico e esplendoroso jornal, pois diferente do yahoo, gmail, Hotmail (só para citar os mais comuns) as mensagens retornam como “Caixa Cheia” ou outros códigos de erro. Técnicos alertam estar comum isso no Terra.
Tainha! No Congresso Panamericano de Infec. Hospitalar em Gramado encontrei o Peninha palestrando sobre TBC. Conversamos e ele me disso que somente soube depois, falou que atualizou o Cadastro. Encaminho sua foto. Também estava lá a Maria da Graça, princesa como sempre. Renovo a sugestão e oferta para fazermos os 35 Anos em Piratuba ou Itá – lá tem águas termais e a barragem e muito turismo. Caco Ratinho Peralta
Tainha responde: isso aí pessoal. Se optarem por Itá ou Piratuba até podemos locar um ônibus. Como sempre vamos precisar das confirmações da data e das adesões. Lembrem que o Ratinho é campeão de festa. Piratuba foi formidável.
Grande Carlos Nunes Tietboehl Filho!
O Cara da Cambalhota volta a atacar e o CatGut flagrou a fera em pleno salto mortal!
O CatGut vai até sua cidade e em sua Casa: O Borginho e a Márcia recebem numa noite de extremo frio, mas com inigualável calor humano, o Ratinho e a Glorinha e a Cledi e o Tainha.
Aí está FAIXA famosa com a Beth organizando a Festa em Canela!
Karin e Ailton BAIANO Moraes – o cara que revelou o segredo da Caveira da AD 76.
CAUSO VERÍDICO:
Estávamos em plena Gincana Ipiranga. Era equipe pra tudo que era lado. A sede da nossa equipe ficava onde hoje está a Biblioteca da Faculdade. Quando a tarefa era “interessante ou boa”, os chefes iam executar. Os recrutas – eu, por exemplo – ficavam nas atividades subalternas e braçais, como atentos aos rádios, anotar mensagens telefônicas, buscar refri e outras de vital magnitude. Eis que surgiu uma viagem de avião para São Lourenço ou Pelotas. Estava acertada por telefone buscar uma das tarefas lá na região. Eu nunca tinha viajado de avião e somente os tinha visto no ar, no Salgado Filho ou nos corredores da Faculdade. Me escalei na lista. Avisaram pra tirar o cavalinho da chuva. Tempos depois me chamaram e: – Tainha é tudo contigo, vais de avião pra Pelotas e dependemos de ti cara. Do início exultante, veio a desconfiança e daí falei pro Ratinho descobrir porque essa “boa” seria pra mim. A descoberta: o avião era um teco-teco que somente voava sem chuva, de dia, sem cerração e com vento muito leve. Saltei fora dessa bronca. Não conseguiram nenhum suicida em potencial para a aventura pelotense. Cumprimos a tarefa por aqui mesmo. – Conte um dos seus causos aqui!
HERRERIAS.
Uma mensagem foi-nos encaminhada pelo blog. Solicitamos confirmação do autor.
30 Anos – Descerramento da Placa na Faculdade. Brilhante Professor Bonamigo!
AUSÊNCIAS NO CADASTRO.
Ajudem-nos a completar as faltas no Cadastro. Qualquer colega com que tenham contato poderá/deverá auxiliar nesta tarefa. Podemos colocar no Cadastro os e-mails de filhos, esposos, esposas. Talvez: pastores, padres, pais e mães de santo, secretárias de bloco cirúrgico, representantes de laboratório – qualquer criatura que auxilie a rebocar o/a colega.
O CATGUT vai para o BLOG: https://edsonolimpio.wordpress.com
PONTOS ESSENCIAIS PARA OS CÔNJUGES!
Reconhecer que o outro é um espírito por si, com ideais e tendências diversas.
Em tempo algum abandonar o outro aos próprios deveres e lutas, sob o pretexto de que possui tarefas diferentes.
Socorrer o outro em suas esperanças, empenhando esforço e carinho para que as realize.
Afastar do outro quaisquer assuntos tendentes a turvar-lhes a confiança recíproca.
Abolir o ciúme.
Aceitar a importância do problema sexual de um para o outro.
Entender que o amor inclui o respeito, a cortesia, a afabilidade e a discrição.
Fugir do relaxamento e do desperdício.
Adaptar-se ao nível econômico e social em que se encontram, embora cientes de que melhoria, através da existência correta, é obrigação.
Evitar rixas e discussões.
Nunca selar compromissos fora de casa sem ouvir a opinião do outro.
Tratar os filhos com equilíbrio, sem reduzi-los à condição de bonecas.
Não obrigar os filhos a estudos, linhas determinadas de trabalho, distrações ou hábitos, para os quais não sintam vocação.
Observar que os filhos precisam de educação, disciplina e bons exemplos e não de castigo ou caprichos satisfeitos.
Não enganar os filhos dando respostas ociosas às indagações que façam.
Manter entendimento e cooperação na solução das dificuldades que surjam nas famílias um do outro.
Jamais sacrificar a harmonia e a segurança do lar sob a desculpa de exigências religiosas ou sociais.
Amparar e respeitar as amizades do outro.
Não perder tempo com futilidades.
Compreender que o matrimônio é uma escola e que os cônjuges tudo precisam fazer nos domínios do possível para que não seja modificado o programa trazido à Terra por eles mesmos, na lei da reencarnação, alterando o plano de serviço com separações reconhecidamente desnecessárias.
(De “Sol nas Almas”, de Waldo Vieira, pelo Espírito André Luiz)
Contribuição Dra. Crislaine Leonhardt
A nossa amiga e colega medcatiana Cris realiza importante atividade social, humanitária e espiritual aqui em Viamão. Colhi o texto acima de uma mensagem que me enviou. Talvez outros colegas participem ou desejem participar de algo belo quanto à Crislaine e seu esposo Selmo. No outro jornal e Mara e o Rubem Brust trouxeram outra importante e bela mensagem. Traga a sua! O MedCat levará seu amor aos seus colegas de Medicina e companheiros de Jornada. Vamos juntos!
ANIVERSÁRIO: 29 DE JUNHO – CRISTINA ESPOSA DO NOAL!
Os parabéns e votos de Alegrias, Saúde e Realizações dos Amigos para Sempre.