O Carnaval e esses maravilhosos carnavalescos e SUS – Edson Olimpio Oliveira – Jornal Opinião – 22 FEVEREIRO 2012

2012 – 02 – 22 – Carnaval – SUS – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

O carnaval e esses maravilhosos carnavalescos

E

ncantamento. Beleza. Amor e dedicação. Adjetivos são poucos para distinguir a atividade de uma escola de samba que na avenida transforma suor e lágrimas numa explosão de felicidade não somente aos seus membros, mas a toda a plateia local e televisiva. Assim foi a Escola de Samba da Vila Santa Isabel. Neste ano seu tema enredo foi a sua cidade mãe – Viamão. Com Ibia-Mon, minha história, minha raiz e um refrão espetacular soube encantar. Imaginamos o esforço de abnegados como o presidente da escola Juarez Gutierres e sua equipe para fazer essa festa anual.

Um importante destaque foi a presença do pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padre Rogério Flores, na alegoria da igreja matriz simulando um batizado. É a Igreja Católica aproximando-se do povo e não negando ou punindo aos amantes dos festejos de momo. Uma festa pagã, mas uma festa do povo. O pároco deve ser elogiado.

Enxotemos sentimentos de inferioridade de nossa amada cidade em relação a outros lugares. Criemos e exercitemos os sentimentos de carinho, afeto e pertencimento à cidade que nos acolhe e onde vivemos, trabalhamos e criamos nossas famílias. O carnaval e a Vila Santa Isabel estão alimentando nosso orgulho para filhos de outras pátrias e para seus filhos naturais.

O SUS e o Sofá!

L

embram-se da anedota do Joaquim que encontrando a mulher com outro homem no sofá, botou o sofá fora, mas ficou com a Maria. E durante muito tempo o Joaquim foi expulsando sofás e mais sofás da sala, trocava mobílias, pintava com novas cores, trocavas as lâmpadas dos postes e tantas coisas improváveis e impossíveis eram atacadas, mas a Maria continuava recebendo amiguinhos em casa. No mês de janeiro passado a Confederação Nacional da Indústria e o IBOPE constataram em pesquisa que 95% dos brasileiros estão insatisfeitos com a saúde pública – o SUS. Cerca de 68% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de plano de saúde complementar. Pois pessoas capazes e bem intencionadas apregoam que o SUS é o melhor sistema de saúde pública no planeta. Que “americanos e europeus vem aqui copiar no SUS e extasiam-se com suas qualidades”. Que inquiridos sobre os problemas atribuem a inúmeras outras causas – má gestão, qualidade do gestor, desvios, etc. O SUS continua sendo excelente, como a mulher do Joaquim. Conta-se que numa explanação de importante político sobre as qualidades do SUS, alguém do sindicato presente fez um aparte e relacionou os mortos e estropiados de sua família por todo o tipo de má assistência no SUS e a sua incapacidade como homem trabalhador de buscar no Hospital Sírio Libanês a qualidade que os “abençoados” ali recebem. Apesar do desconforto e do bate-boca, estava falando a verdade tangível mesmo aos minimamente comprometidos com o sistema. E isso não é de hoje e não há luz no fim desse túnel, principalmente com a nova redução de verbas federais e de governos estaduais que sequer cumprem a lei. O papel tudo aceita, mas a vida…

Painel em Tainhas (São Fco. De Paula) mostrando a rota dos tropeiro – Caminho de Viamão – para Sorocaba

Em São Paulo.

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico – Cirurgião

(51) 3485-1800

Visite:

https://edsonolimpio.wordpress.com

Deixe um comentário