Reflexões & Genuflexões – Edson OLimpio Oliveira – Jornal Opinião – 20 Junho 2012

20 JUNHO 2012 – Reflexões & Genuflexões – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

Reflexões & Genuflexões

– É

agora! Ou dá ou desce, ou atemo ou desatemo. Ou fizemo ou desocupemo! – rugia um potencial candidato enquanto sorvia uma loira suada entre garfadas de maionese e costela gorda. A plateia ao seu redor pairava entre a desatenção total e a descrença quase eterna.

– Acho que os caras vão emplacar de nooovo! – uma voz renascida das cinzas de pleitos anteriores reverberou atrás do avental de assador.

Os amigos e heroicos leitores dessas bem ou mal traçadas linhas trazem seus causos para o colunista. Daria para fazer um livro bem humorado em cada eleição. “Somente o humor salva!” – apregoa reticente o nosso inspirado consultor T. Jordans, o Filósofo do Apocalipse. Também é de sua lavra: – “O que está ruim ainda pode piorar” e “amor de eleitor e orgasmo de prostituta são farinha do mesmo saco”.

#

– Apresentamos aos amigos correligionários esse companheiro de grande peso para nossa legenda… – discursava emocionado o líder partidário em reunião de pré-candidatos.

Ao fundo, um cochicho: – Só se é de peso morto e da barriga do cara. Tenta e nunca ganha nada. Nem a família deve votar nele. – sentenciava ao colega de auditório.

#

Um colega reclamava de o Prefeito Alex ter aberto o Posto 24 Horas e não prestigiar o Hospital de Viamão. Ao que outro colega lembrava que entre “botar dinheiro bom em algo que está ruim há muito tempo e experimentar algo novo, vale investir no novo”. Realmente o Hospital separou-se da cidade e da comunidade. Enclausurou-se, encistou-se e esse distanciamento é evidente e constrangedor. A população sente e expressa que “vê os recursos públicos sendo literalmente enterrados ali e a assistência piorar”. Infelizmente aumenta o número de pacientes que pede para não ser encaminhado ao Hospital de Viamão. Há os que são agradecidos, felizmente!

Quanto tempo vai durar o Posto 24 Horas ou as sinaleiras da RS 118? São expedientes eleitorais? Pouco importa na realidade dos oprimidos e dos carentes. Pelo menos saiu do papel para a realidade ao contrário do Hospital do Ana Jobim. Dificuldades, problemas, faltam de plenas condições de assistência deverão ser corrigidas agora e pelos próximos administradores da Prefeitura. É pouco, mas melhor do que nada. Seriam vergonhosos dezesseis anos de governo sem atacar e resolver, pelo menos parcialmente, essas chagas da cidade. Que os próximos façam mais e melhor. Que a cidade tenha outros serviços de saúde pública para sua população que independam do Hospital de Viamão (antigo Caridade) ou que possam funcionar em sinergia e com a contabilidade aberta publicamente aos cidadãos.

#

Unimo-nos aos amigos em orações pelo pleno restabelecimento do mais experiente colunista político da cidade. Que o mestre Arruda Pai recupere-se e continue a enriquecer o jornalismo do Jornal Opinião e da cidade.

Deixe um comentário