2013 – 03 – 06 Março 2013 – Barriga de Aluguel – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
Barriga de Aluguel
Crônicas de um sobrevivente de um verão infernal
Salvo provas em contrário, se você está desfrutando dos humores e sabores da melhor coluna desses pagos, apesar do jornal ser gratuito, ainda estamos vivos apesar do calendário Maia – algo a ver com o deputado? – e do calor que faz urubu voar de costas e formiga usar chinelos havaianas. Há que ter criatividade para crescer e sobreviver sendo sequelado numa das piores educações do planeta. Vamos nos aproximar mais um pouco do ventilador ou do benfazejo Split. Mais um copinho de água gelada? Já quer demais, luz e água ao mesmo tempo? É como governantes competentes e a ERS 118 de piso civilizado, até aqui impossível. É inacreditável. Mas paremos de delongas e de milongas – ou seria do enrolation? – e vamos contar a invenção deste viamonense dos quatro costados.
Cr & Ag
O cara para se dar bem na vida não basta ser inteligente, tem que ser criativo. Tem que acertar a chave sem enfiar no buraco da fechadura. Jamais desperdiçar a última bala e jamais ficar na mão pela falta do papel higiênico. E nunca ser mandado pela mulher – o que convenhamos agora ficou mais complicado e raro. Pois assim fui alvejado em plena travessia do Itaú, ou no largo do Guará: – Edinho de Deus venha cá homem que quero falar contigo e… – assim aquela parede humana parou-me no meio da avenida com o sinal abrindo e os “Viamão lotado” desesperados na buzina e no acelerador.
– Preciso duma mãozinha tua e do Pedrão pra divulgar meu novo trabalho.
– Legal, voltaste a trabalhar? Recebeu o precatório do Tarso?
– Que precatório que nada, o Tarso é outro que enrola doente e professor, mas agora vou me dar bem na vida. A nega veia tá segurando as pontas faz tempo e com 72 horas semanais e quatro escolas tá com ameaça de depressão e gastrite. Fora o calorão da menopausa. Tu sabes né?
– Mas estamos aí para te dar uma mão, amigo. Queres ajudas para emagrecer? Baixou um pouco dos 120?
– Que emagrecer nada! Tá louco meu! O cara só tem prazer na vida com boa comida. E sexo to quase fora. Seguinte o esquema é “barriga de aluguel”. BARRIGA DE ALUGUEL! – gritou ainda mais alto para meu espanto.
– Legal, mas agenciar essas gurias que querem faturar uma grana alugando para gravidez? Mas e as leis?
– Pô meu, sossega leão! Já tá te adiantando sem saber do meu esquema milionário. Vê se escuta e depois ajuda.
-Legal!
– Olha só no teu consultório o que tem de gente que tá num drama do cão fazendo regime. Olha a comida e não deve comer. Ainda mais nessa época de festas e férias. O cara tem grana e não pode comer por causa da dieta. A guria quer colocar um biquíni e caem aqueles babados e pneus de patrola pra tudo que é lado. A barriga chega antes nas festas e não é qualquer cadeira que cabe a busanfa. Aí bate o estresse, a depre e outras loucuras. Aí entro eu no Tele Barriga de Aluguel. Com plantão de 24 horas e por um preço módico eu como tudo pela criatura. Mato dois caolhos com uma machada só, como diz o Lulinha Bródi. Sacou o lance genial?
– Tu vais alugar a tua barriga? Comer e beber e empanturrar-se pelas pessoas que te pagarem?
– Isso, isso! Que bom conversar com pessoas inteligentes e esclarecidas. E ainda aceito cartão de crédito e vale rango. Como eu não tenho problema de peso, só tenho a solução – barriga de aluguel. Tele Barriga! Mandarei fazer uns panfletos e peço tua ajuda e do Pedrão pra alavancar meu negócio.
– Firme! Vou falar pro Pedrão e deixa teu telefone e uns panfletos que vou te indicar. Gostei do teu projeto e acho que nunca ninguém teve essa ideia antes de ti. – e despedi-me desse amigo genial. E cuidem-se do excesso de sol na moleira.