Rótulos – Edson Olimpio Oliveira – Jornal Opinião – 18 Setembro 2013.

 

2013 – 09 – 18 Setembro 2013 – Rótulos – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

Rótulos

A

prendemos e ensinamos a viver e a abastecer nosso mundo e as nossas relações com rótulos. E seria absolutamente possível viver e conviver em sociedade sem a rotulação generalizada? Talvez não? E nem seria ‘normal’? Eis aí já de início outro rótulo – normal ou anormal. Há controvérsias e pontos de vista – mesmo os míopes, estrábicos ou com severo astigmatismo. Ops, novos rótulos. Dizia-me um amigo sobre um relacionamento iniciado e das dificuldades em encontrar uma mulher para compartilhar a jornada existencial, pois a criatura gabava-se de sua ‘longa e profunda’ experiência nas lides dos lençóis. Alegava já ter feito sexo com ‘meia cidade, mas somente com homens decentes’ e que isso seria uma qualidade para que ela o escolhesse. Ao que ele indignado: – Mas então tu és uma p…! E o pau quebrou. E o relacionamento gestado – abortado! Outro amigo criticou-o alegando “novos hábitos e costumes e que ela nada mais era que uma mensaleira do amor livre”.

Cr & Ag

Trapacear, ‘levar vantagens’ em detrimento da ética não significa nada além da ‘normalidade’ do ‘sempre assim foi feito’. Honestidade e ladroagem são rótulos que pouco significam na visão de quem julga. Pois quantas vezes interesses e dívidas precisam ser resgatadas e poderes adoram adulações. O superior tribunal de um país pode estar comprometido com as leis, com a legalidade, com a ética pessoal ou pública ou simplesmente entender que esses rótulos são ‘dos outros’ e que a cabeça do juiz e os humores do Monte Olimpo são indecifráveis para os mundanos ou insignificantes mortais.

Cr & Ag

A espiritualização dos entendimentos médicos e psicológicos vê as manifestações depressivas como ‘falta de fé’, entre suas causas importantes. Uma pessoa indignada com essa observação profissional vertida para ajudá-la a reencontrar o caminho da saúde física e mental e da sua felicidade brandiu com todas as sílabas e ênfases: – Sou batizada e crente e isso é absurdo! O rótulo do diagnóstico sepulto pelos novos rótulos, fechada a porta do tratamento. Mas como cada coisa tem o seu tempo…

Cr & Ag

Abandona-se a evidente raça “branca” pela oportunidade maior de burlar os caminhos morais e apregoar-se de raça “negra” ou seu novo rótulo de afrodescendente. Dizem que o Brasil é peculiar no planeta em ter “mulato” como raça. Minha avó dizia-se com sangue espanhol e indígena charrua – um rótulo depreciativo naquelas eras passadas, mas hoje eu poderia ser o Cacique Edinho. Beleza! Nenhum regime retirou mais pessoas da pobreza, deu-lhes liberdade de escolha e de ir, vir e não voltar, do que o capitalismo. No entanto é chique ser da esquerda e todos os seus rótulos – centro, democrata, etc. Mesmo que muitos não saibam o que significa tudo isso, mas que continue ou venha a ser como os americanos. Benefícios do capitalismo com a ‘alma esquerda’.

Uma derradeira! Você está no Facebook? Ou no Google? Não. Nãããooo? Logo outro rótulo – tem certeza absoluta que você existe?

Maravilhoso

Que a Primavera que vem logo ali depois daquela curva seja Maravilhosa!

Deixe um comentário