|
Caro Médico (a)
O dia do médico é uma data especial. É momento de reconhecimento e de agradecimento a todos que, como você, se dedicam a cura e ao alívio do sofrimento que as enfermidades nos causam.
Imagino que, no atual momento, você receba com uma certa contrariedade uma comunicação de um político. No entanto, desejo manifestar novamente meu reconhecimento pela carreira médica e me associar à contrariedade com que o governo tem tratado a classe.
Reconheço com pesar que, justamente no momento em que a população pedia por mais e melhor saúde, o governo tenha respondido com um “placebo” eleitoreiro. A condução do governo para implantar o programa “mais médicos” é autoritária e desrespeitosa.
Não debateu o programa com os profissionais da medicina. Ignorou suas demandas, Desrespeitou e desautorizou os conselhos de regionais para anular o revalida e emitir o registro provisório. Mais grave, fomentou o preconceito contra os médicos e jogou a sociedade contra a categoria. Mesmo conhecendo a realidade, usou de seu gigantesco peso político e econômico para definir os médicos como sendo gananciosos e indiferentes.
Tudo isso é de lamentar e de protestar, mesmo em um dia que deveria ser de comemorações. Meu partido é contra todos esses desmandos. Esteve e continuará na defesa dos médicos e da saúde no Brasil. Combati o “mais médicos” em todas as minhas atividades e defendi o ato médico em plenário. O líder do Democratas na Câmara, Ronaldo Caiado, propôs projeto de lei para carreira de estado para médicos. O deputado Mandetta, também do meu partido, tornou-se conhecido aqui no estado pelas suas manifestações em defesa da medicina em vídeos que foram amplamente compartilhados nas redes sociais. Aqui no estado, criamos o Dem Saúde, sob o comando do também médico, Mauro Sparta. Todos esses parlamentares médicos continuarão a defesa dos verdadeiros interesses dos médicos: condições adequadas ao exercício da medicina como forma de assegurar uma saúde ampla e eficiente para todos sem distinção.
Lamento que a política tenha invadido sua atividade profissional. Você certamente preferiria se envolver com outros assuntos. No entanto, não há escolha, até que o cenário político mude, as interferências da política estarão presentes. Desejo que você possa comemorar o dia do médico com o legitimo reconhecimento de seus pacientes e da comunidade, que você seja feliz em uma carreira cheia de êxitos e que as instabilidades, por hora, criadas desapareçam definitivamente. Da minha parte seguirei lutando por isso.
Um forte abraço
Onyx Lorenzoni
|