Resenha do livro
|
“PILARES DA MEDICINA – A CONSTRUÇÃO DA MEDICINA |
|
POR SEUS PIONEIROS” CARLOS ANTONIO MASCIA GOTTSCHALL –editora ATHENEU |
publicada na página 20 – PANORAMA
Da revista “CONVIVER” DA “UNICRED” PORTO ALEGRE ANO 4 NÚMERO 15 JULHO 2013
Pilares da Medicina, uma obra valiosa
Luiz Gustavo Guilhermano
Para que a afirmação de Edmund Pellegrino de que “A Medicina, é a mais humana das ciências, a mais empírica das artes e a mais científica das humanidades”, possa tornar-se verdadeira por completo, precisamos nós médicos tornarmo-nos merecedores da nobreza da nossa profissão. Assim, como formadores de jovens que desenvolvam esse espírito, é preciso ir muito além da indispensável boa formação técnica, faz-se necessária uma formação cultural continuada a respeito de humanidades, especialmente, que digam respeito a própria medicina.
Para isso foi-nos dada uma valiosa contribuição pelo Prof. Carlos Antônio Mascia Gottschall – Emérito Professor da Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Livre-Docente em Cardiologia, Doutor em Medicina e Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Presidente de Honra da Associação Gaúcha de História da Medicina- o qual lançou em 2009, pela Editora ATHENEU, uma obra de grande valor formativo, o livro “PILARES DA MEDICINA- A CONSTRUÇÃO DA MEDICINA E SEUS PIONEIROS”. Esse é um livro que além de interessar a toda área da saúde, da história e Ciências Sociais, também pode ser considerado um exemplar de cultura geral interessando a todo leitor independente da sua área de conhecimento. Além de seu conteúdo, resultado de muitos anos de pesquisa e reflexão deste qualificado autor, o livro tem uma apresentação primorosa, com uma bela encadernação e com ricas ilustrações, impresso em papel couchê fosco e com uma editoração muito cuidadosa, que fazem dele um registro histórico indispensável para figurar na biblioteca quer do médico veterano ou do jovem principiante que precisa aprender sobre a profissão médica. Perpassa pelo interessado em história da evolução da cultura humana, pelo médico experiente, pelo estudante de medicina que sentem a necessidade de ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre os caminhos da medicina, desde a concepção mágica da natureza, até a concepção tecnológica e científica atual. É, também, uma saudável recomendação para o jovem secundarista que está por tomar a decisão quanto a sua aspiração em concorrer a uma vaga no vestibular de Medicina.
Trata-se de um livro abrangente que trata de uma evolução cronológica da Medicina e da humanidade desde os tempos pré-históricos, até os dias atuais no início do século XXI, em 398 páginas divididas em 15 capítulos: I- Origens do Criador da Medicina, II- Origens da Medicina, III- Medicinas das Primeiras Civilizações, IV-A Filosofia Prepara o Terreno, V- Medicina Hipocrática, VI- A Medicina Grega Conquista o Mundo, VII- Medicina dos Santos, Califas e Cruzadas, VIII- Contágios Medievais, IX- A Vida Renasce, X- A Ciência Ilumina o Mundo, XI- A Medicina Absorve a Ciência, XII- O Iluminismo Esquece a Medicina, XIII- O Século XIX Origina a Medicina Atual, XIII- O Século XIX- Origina a Medicina Atual, XIV: A Emancipação da Medicina, XV- Ética, Medicina e Sociedade. Tal como, em publicações anteriores ou em suas brilhantes palestras ou ainda nos eventos tendo como tema a história da Medicina, por ele coordenados, o Prof. Gottschall nos brinda com informações valiosas e uma visão filosófica interpretando as situações à luz de um ponto de vista ético e humanístico, que ao invés de satisfazer por completo nossa ânsia de saber, nos contagia com uma curiosidade ainda maior, mas cumpre a missão de nos tornar uma melhor pessoa e um médico mais culto. Além do que, penso que aquele que passa a gostar de história da medicina não sentirá mais solidão pelo resto da vida, pois terá adquirido uma excelente companhia nos livros, filmes, revistas e sites que tratam desse assunto e amigos interessantíssimos sempre dispostos a compartilhar desse gosto.
LUIZ GUSTAVO GUILHERMANO
Professor Assistente do Depto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCRS
Professor de Psicofarmacologia da Residência Médica e Pós-Graduação em Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS
Vice-Presidente da Associação Gaúcha de História da Medicina