2014 – 05 – 20 Maio – “Apaixonamentos” e outras hipocrisias – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
“Apaixonamentos” e outras hipocrisias.
|
V |
ocê deve ficar extasiado quando assiste aos advogados de defesa dos assassinos confessos do menino Bernardo. Ou seria melhor – enojado! Dizia uma mãe: – eu entendo que devem ter defesa em qualquer processo, mas fico feliz pelo meu filho que é advogado mas jamais defenderia assassinos desse tipo! Realmente causa um sentimento de aberração quando o defensor parece vestir demasiadamente a camiseta do assassino. Certo dia, pela TV, quase cheguei a pensar que o menino tivesse cometido suicídio e se autossepultado. Onde está o limite da defesa e da justiça diante da mentira, do acobertamento e da busca da impunidade? Todos sabem que vivemos num mundo, num momento, numa situação em que a moral, a ética, a justiça e a verdade têm o valor de uma mosca num prato de sopa. Lembrem que sempre alerto que “a generalização é a filha bastarda da burrice e do corporativismo”. Somente as moscas se ofenderão ao lhes tirarem o prato de sopa.
Cr & Ag
O deputado Paulo Maluf está na TV fazendo propaganda eleitoral enquanto o noticiário estampa a briga da justiça tentando repatriar parte de sua fortuna acumulada fraudulentamente em bancos estrangeiros. O deputado Maluf é um dos ungidos, pois é eleito “sempre” sem que se conheçam seus eleitores e Lula pediu sua bênção e apoio para eleger Haddad e outros. Eis que aí outro dia escutei novamente algo que sempre dói: – o problema do Brasil é o seu povo! Dói-me porque sou um dos que votaram errado. Escrevi aqui neste celestial espaço que Tarso era o homem certo, para o local certo na hora certa e a turma do fogo cruzado quer o meu escalpo por essa bobagem. Eis porque o mesmo Criador que nos deu o cérebro e o coração nos deu o ânus.
Cr & Ag
A propaganda política da Dilma está apaixonante. É o Brasil que pedimos à Deus e onde ele mora, recebe bolsa alguma coisa e alguma cota. É crescimento, educação, infraestrutura, saúde, petróleo, segurança, produção que se não foi criado por ela, certamente foi mantido e aumentado exponencialmente. E o que não está melhor é por culpa dos outros, genericamente chamada de “elite”. Claro que não da elite dos privilegiados da Papuda e do enriquecimento com e sem cueca ou dos unidos pela governabilidade com e sem quase 40 ministérios. Meses atrás toda uma balaca nacional que “abaixou as contas de luz”, no entanto, agora somos cravados em cerca de 30% e após a eleição “vamos pro pau”. Em 2006 o Lula propagou aos quatro ventos que estávamos autossuficientes em petróleo. De lá até aqui a conta petróleo (a diferença entre o que o país importa e exporta – compra e vende) acusa déficit de mais de 53 bilhões. As refinarias doadas para a Bolívia, a sociedade com a Venezuela, a compra do pepino de Pasadena e outros “desvios” não estão nessa conta.
Cr & Ag
Governantes são eleitos para resolverem problemas recebidos de outras administrações, novos problemas e anteciparem-se às futuras dificuldades. Até minha gata Neve sai da sala quando escuta alguém falar que a fétida ERS 118 que está em construção há uns 16 anos e não tem um único quilômetro realmente pronto é “problema dos outros” (assim como saúde e segurança). Alguém sadicamente incorporou o “E” antes das estradas gaúchas, o que era RS ficou ERS, piorando as estradas, mas certamente trazendo felicidade para quem fez novas placas, sinalizações, papéis, etc., para se adequar ao novo nome com velhos problemas. “Apaixonamento” talvez seja um neologismo, mas creio estar bem inserida na poesia gauchesca e na situação nacional. E “bola pra frente” que a Copa está lambendo as chuteiras nacionais.
Empresa para retirada de Entulhos em Boa Vista/Roraima. Encontram-se diversos desses containers e caminhões dessa firma.