2014 – 06 – 10 Junho – Ganhos e Perdas – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
Ganhos e Perdas
|
V |
iamão está inserindo seu nome no cenário mundial do século XXI hospedando a seleção de futebol do Equador no hotel Vila Ventura nesta edição da Copa do Mundo Fifa de Futebol. O Vila Ventura venceu por seu méritos e esforços de seus proprietários e funcionários uma feroz competição com hotéis e regiões de reconhecida atividade turística no Rio Grande do Sul, como por exemplo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado-Canela e com Porto Alegre. É um fenomenal ganho para a cidade que deverá usar para conquistar novos empreendimentos e sair de um marasmo secular. Viamão, como espelho de um Brasil enfermo pela politicagem desenfreada e altamente corrompida, vem pensando na próxima eleição por seus representantes políticos e por suas entidades partidárias – jamais generalizando! Eis que investidores do segmento chamado “capitalista” apesar do desdém inflamado e ciumento apostaram e arriscaram seus pescoços e bolsos num empreendimento no “sertão viamonense”. Diga-se que muitos apostavam e até desejavam a sua ruína e fracasso. É contagiante ver a alegria dos funcionários dessa empresa e sentir que além do trabalho e do sustento pessoal e de suas famílias está a felicidade do reconhecimento e do sucesso de suas atividades.
Cr & Ag
O maior adversário de Viamão sempre foi o sentimento de menos valia e de inferioridade de parcela significativa de seus habitantes. Chamada de cidade dormitório de Porto Alegre,
a filha que cresceu e deu frutos, a maioria de seus moradores são nativos das mais diversas regiões do Estado, do Brasil e do mundo e dolorosamente custam a romper com seus cordões umbilicais. Assim não se assumem como viamonenses e quando perguntados longe daqui dizem que “moram em Porto Alegre”. Quando fundei a 1ª. Capital Equipe, com o logo ao lado, acrescentei como a 1ª. Capital de TODOS os Gaúchos. Ainda semana passada expliquei ao caro Dirk Hesseling o porquê que Viamão é a 1ª. Capital realmente de TODOS os gaúchos e gaúchas. Há muitos que entendem assim e outros fazem uma leitura escorada na sua humildade, inferioridade ou acanhado entendimento.
Cr & Ag
Vários tratados entre Portugal e Espanha esbarravam na realidade regional e assim o Brasil terminaria ao sul em Laguna, Santa Catarina. A Coroa Portuguesa cravara suas garras nas franjas do Rio da Prata com a Colônia do Sacramento, um espinho cravado na goela castelhana. Na atual Rio Grande, entrada da Lagoa dos Patos havia fortificações portuguesas como o Forte de Jesus, Maria e José e ali veio ficar o representante do rei de Portugal. Amigos muambeiros no melhor sentido, quando visitam o Chuí, muitos vão conhecer a fortaleza de Santa Tereza dentro do Uruguai. Outra construção portuguesa. Quando os castelhanos da Argentina invadiram a Província Cisplatina (Uruguai) avançaram com suas tropas até Rio Grande e por mar até Desterro (Florianópolis). O corajoso representante português abandonou seus homens, civis e militares, e veio refugiar-se nos Campos do Viamão. Aqui se instalou e os fazendeiros começaram a se unir para enfrentar o inimigo que planejava possuir essas terras. Além da criação de gado, imensas boiadas selvagens (gado chimarrão) vagavam por toda a Província da São Pedro e Cisplatina. As rotas de muares vindo das minas do Peru eram pelas Missões. E as rotas dos gados vindos dos Campos do Viamão subiam a serra, passavam por Lages, região de Curitiba e até Sorocaba em São Paulo e dali tanto para as Minas Gerais quanto para demais territórios. Itapuã fechava o estuário do hoje Guaíba e Rio Pardo, chamada de Tranqueira Invencível, vedavam os rios aos castelhanos que eram fustigados incansavelmente pelas nossas guerrilhas. O sentimento de pátria brasileira nasceu nestas terras através desses fatos muito resumidamente relatados. E nasceu aqui em Viamão, a 1ª. Capital de Todos os Gaúchos. Quem ama não se esconde e não deturpa a verdade e contar a história ao seu gosto e desprazer é comum nos sistemas e regimes em que até as imagens são retiradas das fotografias e os textos dos livros. Parabéns Vila Ventura! Parabéns Viamão e viamonenses de todas as origens identificados pelo amor a esta terra sagrada!
Mapa do Caminho do Viamão – ou mapas que os viamonenses ainda desconhecem!