Sinusite em adultos. Fonte Univadis.

 

Sinusite em adultos

Fonte UNIVADIS

Nota de edsonolimpio: As informações jamais devem induzir a automedicação, nem dispensar a consulta ao seu médico. Escolha sempre um Médico capaz e que respeite e tenha real interesse pela saúde de seu paciente.

Sinusite aguda e crônica: o resfriado que nunca chega ao fim

Seus seios nasais são cavidades preenchidas de ar na face e na cabeça, localizados atrás das sobrancelhas e maçãs do rosto, e entre os olhos. Normalmente, os seios nasais são revestidos por uma membrana mucosa, cuja função é produzir e circular o muco normal no nariz, o que ajuda a filtrar o pó e as partículas, bem como umidificar o ar da respiração. Quando essas cavidades ficam inflamadas ou inchadas, você tem sinusite. Isso geralmente acontece porque vírus, alergia ou outra inflamação cria um inchaço nas membranas mucosas que bloqueiam a via de drenagem natural dos seios nasais. A causa mais comum da sinusite aguda é o resfriado comum.

SINTOMAS DA SINUSITE

  • Pressão ou volume em volta do nariz, atrás ou entre os olhos e na testa
  • Nariz entupido
  • Secreção nasal espessa e sem cor
  • Diminuição do olfato

TIPOS DE SINUSITE

A sinusite que dura menos de quatro semanas é chamada de sinusite aguda. A maioria dos casos de sinusite aguda começa com um resfriado viral e é associada a sintomas que geralmente se resolvem em entre sete e dez dias. Ocasionalmente (menos de 2% das vezes), o episódio se torna uma infecção bacteriana e pode exigir tratamento com um antibiótico. Nesses casos, os sintomas tipicamente duram mais de dez dias. Quando os sintomas permanecem por mais de três meses, é chamada de sinusite crônica. Os pacientes com sinusite crônica frequentemente descrevem a sensação de ter um resfriado que não acaba por meses ou anos.

DIAGNÓSTICO

A sinusite geralmente pode ser diagnosticada com base nos seus sintomas, o intervalo de tempo dos sintomas e um exame por um profissional de saúde. Exames como a tomografia computadorizada (TC) são geralmente necessários apenas se você desenvolver sintomas a longo prazo, episódios frequentes de sinusites ou cogitar a hipótese de fazer uma cirurgia nos seios nasais.

TRATAMENTO

A maioria dos casos de sinusite aguda é tratada simplesmente com o tratamento dos sintomas e no auxílio para a pessoa se sentir mais confortável durante o episódio. Tratar a dor e a febre com medicamentos de venda livre pode ser útil. Sprays tópicos descongestionantes podem ajudar a aliviar o entupimento nasal. Contudo, esse benefício pode ser neutralizado pelo desenvolvimento da piora da congestão nasal após a interrupção do uso do descongestionante, especialmente se o descongestionante tópico for utilizado por mais de três dias. Alguns pacientes apresentam alívio dos sintomas com o uso de lavagens de solução salina nas cavidades nasais. Os antibióticos nãosão usados para tratar a maioria dos casos de sinusite aguda porque a maior parte dos casos não envolve infecção bacteriana. É importante evitar o uso desnecessário de antibióticos, pois podem provocar efeitos adversos e a superutilização pode gerar bactérias resistentes (infecções que não respondem mais aos antibióticos). O profissional médico pode ajudar a determinar se o tratamento com antibióticos é necessário.

Como a sinusite crônica é uma doença de longo prazo, seu tratamento geralmente envolve uma estratégia de longo prazo para controlar a inflamação e o inchaço no nariz e nos seios nasais. Isso pode envolver sprays nasais de corticoides tópicos, lavagens nasais de solução salina e tratamento de alergia, entre muitas outras opções de tratamento.

199367_fumar-mao-cigarro-fumaça-saúde-morte

Dentista

Deixe um comentário