Ponto de Virada e a Doença como Mudança! Parte 2. Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – 29 Março 2016.

 

2016 – 03 – 29 Março – Ponto de Virada e a Doença como Mudança 2 – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

http://www.edsonolimpio.com.br

 

Ponto de Virada e a Doença como Mudança! 2

 

‘O que essa enfermidade quer me dizer?’Por que isso está acontecendo comigo?’ ‘Que ensinamento esse sofrimento que estou passando quer me mostrar?’ Aprendizagem. Entendimento. Essas perguntas valem para o enfermo, para as pessoas que o amam como para aqueles ao seu entorno, como nós os médicos. O entendimento nos traz a evolução e a diminuição do sofrimento. ‘Quem vive pela espada, morre pela espada!’ ‘O pistoleiro morrerá por uma arma’. Seriam  órgãos de choque” os locais frágeis no DNA pessoal e familiar onde se abrigarão as doenças daquela estirpe. Outros creem nas manchas escuras da alma imortal que ali prosperará a doença. A sabedoria popular também ensina que ‘o peixe morre pela boca’. Isso pode ser a alegria e o objetivo de muitos – “prefiro morrer transando loucamente do que de pinto caído”, dizia a criatura na UTI do Hospital de Caridade. Outro: “vou morrer de barriga cheia sem essas frescuras de colesterol, diabete, pressão alta e outras coisas que inventam para tirar o dinheiro da gente e dessa vida só se leva o que se come”. E morreu. E a barriga não estava cheia da comida e da bebida fatal, pois defecou no leito de escorrer pelo piso da enfermaria. Não levou nem o que comeu!

 

Crônicas & Agudas

 

O Brasil que deveria ser de todos nós, mas descobrimos ou sempre soubemos que sempre pertenceu mais a uns do que a outros. A escravidão jamais foi abolida, pois criaturas vistas como gente acreditam piamente serem merecedoras de benefícios e de dádivas por “cuidarem de nós” e serem “os protetores dos pobres”. Essas criaturas roubam o sangue, o suor e a esperança que um mundo melhor, mais igual, mais ético e decente que nossos filhos e netos herdarão por direito de mérito e não por ‘ocupação’ ou por invasão. Elaboram em suas mentes macabras a ideia de um tipo de mérito que devem possuir apesar do trabalho ser dos outros. E acólitos, subordinados, obsidiados, edulcorados por uma seita sinistra e por uma devoção que vai ao imolar-se ao mestre varejam a sua volta. O poder exige mais e mais poder. Sempre mais! Acumulam-se riquezas impossíveis de gastar em várias gerações e vão corroendo, devorando, lançando metásteses por todo organismo social, por todo o país. Seriam as enfermidades e graves sequelas do Aedes aegypti um símbolo ou uma analogia sinistra nesses tempos sombrios?

 

Cr & Ag

 

Jamais a terra brasileira esteve assolada por tamanha enfermidade e a Operação Lava-Jato está expondo a doença e suas infecções associadas. Várias dezenas assumiram seus crimes, devolvem parte de sua pilhagem e desnudam seus cúmplices. Estamos num ponto de virada dos brasileiros. Ou mudamos ou a enfermidade nos mata cancerosamente. A senhora presidente Dilma teve um câncer em seu corpo, dizem que um linfoma e foi tratada por brasileiros com a melhor técnica e condições disponíveis no mundo. Algo completamente irreal e inacessível para nós meros mortais. O linfoma pode ser entendido como câncer guerrilheiro que vai atacando, solapando, minando e matando em diversas frentes. O ex-presidente Lula teve um câncer, dito de garganta, e como sua discípula fiel recebeu os melhores tratamentos, também irreais e inacessíveis para os brasileiros como nós. Saíram das enfermidades para novas ou às mesmas vidas? Houve uma mudança para melhor ou para pior? A garganta é a vertente da voz e do convencimento pela fala e a enfermidade atacou aí. Os sinais e sintomas mostram que a criatura buscou o lado negro da força com mais vigor e denodo. Em vez de luz, firma-se nas sombras e na escuridão. Até no vocabulário, o linguajar de penitenciária revela o veneno ejetado. Assim como se autodenominar de “jararaca” – uma mortal serpente faz o organismo sangrar e decompor-se. Dolorosamente para muitos de nós que um dia aplaudimos o homem e votamos pela esperança de mudança. Mudou para pior. Infelizmente! ‘O Diabo não é Diabo porque Deus fez ou quis, mas porque ele quis ser Diabo!

 

angels-heaven-1800x2880

 

10606377_322117277951869_4832426039603143012_n

Deixe um comentário