“Ombro de nadador”–Fonte Univadis

 

“Compreensão dos mecanismos da técnica de natação é essencial para identificar lesões nos ombros

clip_image001

Compreender os mecanismos da técnica de natação, em combinação com as propriedades dinâmicas e estáticas complexas do ombro, é essencial para a compreensão e identificação do ombro doloroso do nadador.

Isto segundo os autores de um novo artigo de análise, que acabou de ser publicado no Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, que debate a questão do ombro doloroso no nadador de competição.

A dor no ombro representa o sintoma ortopédico mais comum nos nadadores, afetando 40 a 91% desses atletas. Os autores destacam o fato de muitas causas da dor no ombro no nadador de competição serem referidas como ombro de nadador, incluindo síndrome do pinçamento subacromial, hiperlaxidez, discinesia escapular, déficit de rotação interna glenoumeral (glenohumeral internal rotation deficit, GIRD), danos no labro e neuropatia supraescapular. Eles dizem que os médicos devem evitar usar o termo “ombro de nadador” porque este termo não específico na verdade inclui várias lesões.

Os autores acrescentam que, ao estarem cientes das particularidades dessas lesões diferentes, os médicos podem garantir um diagnóstico e um plano de tratamento adequados para ajudar o nadador a regressar à competição.”

Apoio: Crônicas & Agudas

Colabore com Médicos sem Fronteiras – www.msf.org.br

Deixe um comentário