XXVI Congresso Nacional da Sobrames – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – São Paulo – Crônica de 04 Outubro 2016, Jornal Opinião de Viamão.

 

2016 – 10 – 04 Outubro – XXVI Congresso Nacional da Sobrames – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

http://www.edsonolimpio.com.br

XXVI Congresso Nacional da Sobrames

Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

De 22 a 24 de setembro passado aconteceu em São Paulo, no Transamérica International Prime Hotel a maior festa literária da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames. Também se comemorava o cinquentenário do primeiro congresso nacional realizado em 1966 na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro e magnificamente historiado e documentado em livro, distribuído aos nobres colegas, pelo Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares, gaúcho e três vezes presidente nacional. A abertura foi pelo atual presidente Dr. Luiz Barreto (PE) que lembrou o Dr. Eurico Branco Ribeiro, emérito fundador e outros colegas que trouxeram a Sobrames a esse formidável patamar literário. Uma representação da congênere de Moçambique – UMEAM, Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique acrescentou uma nova e cintilante estrela no firmamento da Congresso.

Crônicas & Agudas

Representei como médico escritor da Regional do Rio Grande do Sul, presidida pelo Dr.  LAF Soares. “São entidades como o Rotary, o Lions e a Sobrames, …, que nos oferecem as oportunidades de formarmos amizades sólidas e respeitáveis…”, destacou o Dr. Barreto. Médicos de norte a sul, do Pará ao Rio Grande do Sul, do leste ao oeste, aproximando Pernambuco e Sergipe dos distantes estados amazônicos estampavam nos rostos, no cintilar dos olhos, nos calorosos apertos de mãos e nos abraços amigos aquilo que se repetiria durante cada evento do Congresso – uma sinfonia de talentos e cordialidade, como da Dra. Mércia Chade (SP) que esteve conosco em vários momentos.

Cr & Ag

Minha esposa Cledi e eu apresentamos para todos os confrades congressistas a mensagem amiga que os gaúchos sempre trazem aos seus irmãos de todo o Brasil e a honra de participar com grandes expoentes da Medicina brasileira e são médicos-escritores. Fomos magnificamente recebidos pela Presidente do Congresso, Dra. Josyanne Franco, pelo Presidente nacional, Dr. Barreto, pelo Presidente da Regional de São Paulo, Dr. Carlos Galvão – sorveu um chimarrão gaudério conosco, por diversos ex-presidentes regionais e nacionais, como Dr. José Maria Chaves (CE), Dr. Hélio Begliomini (SP), Dr. Sérgio Pitaki (PR), Dr. Lúcio Dias (SE) e Dr. Marcos Salum (SP). O Dr. Pitaki, como presidente nacional, confluiu em outra característica pessoal conosco – seu amor ao motociclismo, tendo visitado a maioria das regionais da Sobrames, por vários estados do Brasil, no dorso de uma motocicleta e realizou um de meus sonhos, viajou do Brasil ao Alasca de moto. E o Brasil conheceu Viamão, a Primeira Capital de Todos os Gaúchos por dois de seus filhos.

Cr & Ag

Fui Secretário, com a presidência do Dr. Manoel Soares (PA), da 5ª. Sessão literária com a apresentação de vinte obras literárias pelos colegas congressistas. Apresentei em outras sessões literárias duas obras minhas, agora inseridas nos Anais desse luminoso Congresso. A vida nos traz felicidades que se repetem. Repartindo a mesa com o Dr. Hélio Begliomini e sua esposa Dra. Aida no belo jantar inaugural traçávamos paralelos e confluências quando a Dra. Aida informou-nos ser natural de Nova Veneza em Santa Catarina. Acendeu-se outra luz formidável, pois foi conhecendo Nova Veneza de motocicleta que tivemos algumas das melhores recepções e alegrias do motociclismo. As emoções continuariam e até transbordariam nas lágrimas vertidas de nossos corações ao apresentarmos nossos textos para tão magnífica plateia. Somente temos belas e refulgentes memórias e sentimentos do evento e de nossos confrades e seus familiares. A prosa e a poesia nos colocam lado a lado, mas o amor que transportamos da Medicina, da nossa vida de médicos e médicas, das essências familiares e das vibrações de nossas almas são a sintonia que encanta e dignifica com admiração e respeito.

 

 

Deixe um comentário