2016 – 11 – 22 Novembro – Portas, Janelas e Fronteiras – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão
http://www.edsonolimpio.com.br
Portas, Janelas e… Fronteiras!
Quantos de nós se escandalizaram com as manifestações de Trump sobre ampliar um muro separando os Estados Unidos do México? Muitos protestos ancorados por sentimentos ditos como humanitários. Verdade para uns. Pantomima ideológica para outros. As fronteiras sempre estiveram em todo o planeta e em todas as eras e eram guarnecidas a ferro e fogo por exércitos. Meu saudoso professor Eloy no Ginásio Bento Gonçalves nos idos da década de 60 ensinava e as desenhava no quadro negro. As cidades fortificaram-se para filtrar o acesso de estrangeiros e repelir inimigos. Dentro dos países e das cidades muros eram erguidos para separar áreas. Nada disso mudou desde o século passado, até ampliou-se. Lembre o Muro de Berlim e das fronteiras dos países comunistas que além de impedir a entrada, filtros extremos, impedia a saída dos cidadãos. Milhares morreram fugindo do milagre socialista assassinados pelo fogo das metralhadoras, pelo terror entre as pessoas ou pelos tubarões no mar do Caribe. Centenas de milhares morreram e muitos morrem, ainda hoje, pela ideologia que certos brasileiros chamam de ‘democracia’. Sabe-se que Stalin, num bater de botas, matava seu povo, dissidentes e povos dominados aos milhões nos campos de extermínio, pela fome e pelo fuzilamento.
Crônicas & Agudas
Em nossas casas temos portas e janelas. Na maioria delas com grades e altos muros. E cães ferozes. E vigilantes! Por que simplesmente não nos solidarizamos com todos os demais seres humanos e abrimos totalmente nossas casas e dividimos tudo aquilo que conseguimos com muito esforço e trabalho para todas as demais pessoas? Somos desumanos? Você é desumano? Não temos espírito humanitário? Onde está o nosso amor pela humanidade? Acha que o cronista está de ironia contigo? Os templos e prédios religiosos dispensam portas e janelas? Ou muros? Qualquer pessoa pode entrar na tua casa, mesmo sem o teu convite ou autorização e usufruir? A vida em sociedade criou regras de convivência entre as pessoas e os povos. Até nas instituições de saúde há áreas que o acesso é controlado. Sabe-se de alguém fazer um churrasco num bloco cirúrgico? Ou entrar livremente na sala de cirurgia para assistir ao parto de sua esposa?
Cr & Ag
Não há uma desumanidade absoluta se você entende que a convivência e a harmonia entre as pessoas e os povos devem obedecer à regras como as que cada um estabelece em sua casa e acredita que nem o governo deva se intrometer em sua vida privada. No entanto, quantos acham que podem decidir sobre a casa dos outros e repartir o que é dos outros sem a devida aceitação deles. Uma notória defensora de assassinos e criminosos jamais os levou para a sua casa e deixou-os em convivência com a sua família. Por que? É da nossa natureza humana auxiliar e amparar os desprotegidos. Fazemos isso com os animais e com a natureza. Somos seres de amor também. Sofremos com a dor alheia. Nos angustiamos por não podermos ajudar mais, mas cada um de nós tem um limite e opções. Eu devo respeitar que você nunca colaborou com os Médicos sem Fronteiras, por exemplo. Apesar de ser a maior e melhor entidade humanitária, ser a primeira a chegar e a última a sair, de ser caçada pelos tiranos ela lá está nas zonas de maior dor e conflito. Mas eu respeito sua posição e suas alternativas. Qual a dificuldade de não respeitar aos outros e suas realidades?
Talvez a macabra resposta seja o estigma ideológico. Aceita-se como crimes aos atos de uns e sonega-se ou alega-se desconhecimento aos de outros. Dançar conforme a música interessa? Está certo isso? Ou há realidades e verdades universais que ainda são necessárias para a humanidade? Realidade e necessidade. Não acredito que a Itália ou a França sejam países habitados por seres e povos desumanos para não aceitarem abertamente todos os refugiados que chegam às suas fronteiras. Para tudo há um limite que se expande e diminui quando a consciência aflora e as pessoas evoluem. E escolhem melhores caminhos para si e para todos. Instigamos que medite! O Criador colocou pálpebras em nossos olhos com suas precisas motivações?