2017 – 01 – 10 Janeiro – Flagelados de Verão em Viamão City – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
http://www.edsonolimpio.com.br
Flagelados de Verão em Viamão City
Na estrepitosa coluna anterior com mais uma lenda urbana sendo devassada, explodiram mensagens de leitores que “viram” o Bonatto de trenó, conforme descoberta do Arigó do Tamoio. Eleitores da Grande Viamão histórica, que é o território que ao norte se limita com Laguna, ao sul com Colônia do Sacramento, a oeste com as Missões argentinas e ao leste com o Atlântico, organizam-se para aumentar a frota de trenós do Noel nessa embatucada região de balas, mulheres e maridos perdidos. Alguns bem achados! E estava esse cronista ladeado por imagens da barbárie de Manaus e com imagens da barbárie de todo tempo nos hospitais, emergências, estradas, ruas e sabe Deus tudo que o cidadão passa e morre… Escrever sobre dor? Repetidas dores. Intermináveis! Eis que chega o Arigó da Enchente. Informo aos desprevenidos que a família Arigó é imensa e prolífica. Origens? Versados já encontraram até o Arigó de Neandertal. – Edinho do Bisturi (me chama assim desde uma emergência que…) tô flagelado meu. O arroio subiu e levou tudo. Lá em casa só escapo a Nega Véia e a sogra. Essa nem o demo leva. Até meu cusco tá sumido. Não lacrimejei, pois conheço a figura de muitos carnavais.
Crônicas & Agudas
E seguiu o trote. – Pois tamo fazendo a rifa duma vaca pros consertos. O mínimo é 10 pau. O sorteio é com o Coelho da Páscoa. A criatura é mais ligeira que gato de rua, mas é boa gente. E dei uma nota para o amigo, pois depois de se casar com a irmã vesga e careca do Formigão Bala no Saco, chefe da ‘comunidade’ e aturar a Alcéia 1001, que além de bruxa é desdentada faltando as duas teclas do meio no piano e parece vampira, qualquer ser vivo merece uma atenção e ajuda. E contou-me: – Estava ali floreando uns espetos no tonel e curtindo uma loira suada entre uma olhada e outro pro céu que tava mais preto que umbigo de mendigo. O ventinho aumentou e começou a pingolear. Pingo macanudo do tamanho de um balde. Comecei a pensar em arrastar o tonel pra debaixo da meia água, do lado do Corcel. E logo desceu um caldo que já nem enxergava a véia Alcéia e a isipra dela na cadeira de praia. A Nega Véia tem pânico de raio e corria como cusco atrás do rabo. Eu que não perco a calma nem as cuecas me apreparei e me agarrei numa câmara de ar. Da outra feita arrebentou o represo do Janjão Cuiudo e afogou toda a porcada macau do Zezinho 3 Goles.
Cr & Ag
– Num aiaiai e num uiuiui a água desceu e subiu e começaram a baixar primeiro o que a turma descarta no arroio. E baixou uma tropa com sofá, colchão, fogão, pneu, antena de TV e tudo que é tralha. Já comecei a me preocupar. Botei o cusco brazino no telheiro de Brasilit e o cardeal pendurei bem alto no poste da CEEE. Abracei o engradado de cerveja e amarrei na câmara. E a água subiu numa velocidade que logo passou uma égua nadando e fazendo glubglub. E descia de tudo. Até defunto sumido desencantou. A água tapou quase tudo. A véia Alcéia se agarrou num anão que foi salva-vidas no Quintão e saíram braceando num vamo que vamo. A veia é chegada num agarro e num vucovuco. A Nega pediu ajuda, mas não desamarrei ela do poste, pois vá que a enchente carregue e o cunhado se arrevolte. Tô ali boiando quando uma gorda me agarra pelo pé e queria minha bóia. Não livrei no cotovelo, mas enfiei uma garrafa na moranga dela, foi a sorte pois um brigadiano laçou a gorda e com uns cinco caras rebocaram ela pra fora da enchente.
Cr & Ag
E continuou: – Sou veterano de enchente, mas Edinho não se acredita nem desdenha do que passou por mim. A criançada nos telhados batia palmas pros bombeiros. A enchente arriou ligeiro e começamo vida nova. A cada caçamba que a prefeitura tira do arroio mais umas seis o povo descarta. Sempre foi assim desde que me conheço por gente. As professora da escola até querem ensinar pro povo, mas são corridas a grito e com a cachorrada na cola. Choveu dá nisso e mais um metro de barro. Vai com Deus que tô indo fazer uma frente com o André, pois sabe que vassoura nova e prefeito novo…