2017 – 04 – 25 abril – Epítetos Infames! – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
http://www.edsonolimpio.com.br
Epítetos Infames!
‘Até poderemos concordar, mas jamais gostaremos de ouvir’! Escutou essa frase antes? Provavelmente nessa ou em outras versões. Veja quando uma professora chama a mãe à escola e desenrola um rosário de queixas e reclamações sobre seu filhote amado. Qualquer um de nós que esteja centrado na racionalidade (isso não vale para os obsidiados na defesa de criminosos da Lava Jato) verá os defeitos e as faltas de melhores qualidades mesmo em nossos filhos, mas daí que um estranho ao ninho nos aponte… Na realidade, estamos vendo nossos defeitos serem expostos à luz da execração parcial ou completa. Seguindo essa trilha de entendimento verificamos que vemos e comentamos (entre nós) os defeitos (até graves) da nossa cidade. E como têm!
Crônicas & Agudas!
Meu saudoso tio Carlinhos, que também foi taxista viamonense, carregava um passageiro para Porto Alegre. Desde a tomada do carro sob os ancestrais cinamomos que delineavam a “praça de autos” ali onde hoje está a Caixa D’ Água, a criatura desancou a falar mal de Viamão. Seu Carlinhos fazia um silêncio reprovador. Não adiantava, pois o homem estava ensandecido como o pessoal nas tribunas da Assembleia Legislativa gaúcha. E lá pela Lagoa da Lomba do Sabão, antes do acesso à Vila Santa Izabel, a criatura disparou a bomba atômica final: – Viamão é o cu do mundo! Seu Carlinhos não mais se conteve. Parou o “carro de praça”, desceu, abriu a porta do passageiro e pegou o homem pelo pescoço tirando-o do carro. E gritou: – E tu é a merda que esse cu cagou! Observação do Cronista – o realismo das palavras se impõe em respeito ao ocorrido, à história e seus atores verídicos.
Cr & Ag!
Oooo Carteira de Viamão! Viamão ganhou a fama de ter os piores motoristas. Em qualquer situação que geraria uma ofensa, o mais rápido gatilho (ou a mais rápida e afiada língua) disparava – Carteira de Viamão. Baita desaforo! A inundação de motoristas ruins de todos os lados e muitos sem lado amainou essa agressão. Um amigo filosofava olhando a destruição da nossa Igreja Matriz. Aquela que foi um dos mais belos templos católicos e orgulho de nossa cidade, estampa das melhores fotos e imagens, sofreu uma destruição sem par. Incompetência dos padres, dos gestores, do Patrimônio Histórico ou do próprio povo viamonense? Dizia ele: – Essa gente não se ajuda! Enquanto duas mulheres estacionam seus corpos na faixa de segurança para trocarem ósculos (sempre esperei usar essa palavra!) e atualizarem a agenda, enquanto os motoristas, com o sinal livre, não podiam avançar.
Crônicas & Agudas!
E não se ajuda mesmo! “A Pátria dos Pichadores” segue essa toada macabra. Hordas de delinquentes, criminosos travestidos de arte urbana, destroem impunemente o patrimônio público e privado, além de destruir qualquer beleza. “O Esgoto da Cidade” ou a “Lagoa de Decantação do Estrume” – outro patrimônio da beleza da cidade, o Lago da Tarumã, tem recebido criminosa e impunemente os esgotos da cidade. Que sina! Tentam maquiar, fazendo alguma retirada de aguapés sem ir à causa da desgraça. Piora com a delinquência crescente a sua volta – talvez seja da turma da “justiça social” que acha ser um bairro nobre, abastado, rico e deve aguentar a revolta do proletariado. O “Inferno do Som”! – Ahaaa, tu mora lá no Inferno do Som! – Dizia um pouco alegreportense. Os “estrangeiros” não acreditam que aguentamos, suportamos esse inferno de som abusivo e criminoso nas lojas e carros de som. E carros com som esquizoide. Certamente nossos vereadores, administração da Prefeitura e autoridades devem achar algo belo. Insólito, mas belo! Bizarro, mas belo! Pelo menos, podemos eliminar, jamais comprar desses comerciantes que não nos respeita. E o resto? Apelidos, alcunhas, cognomes podem marcar com ferro em brasa. Como os codinomes Latino, Amante e dezenas de outros na Lava Jato.

