Necessário & Suficiente! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. 09 Maio 2017.

 

2017 – 05 – 09 MAIO – Necessário & Suficiente – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

http://www.edsonolimpio.com.br

Necessário & Suficiente!

“Senhor Comandante, faça somente o necessário”!

Na execução de um teste nuclear francês no Saara argelino, a situação estava encravada, não evoluía. Uma tranqueira após outra. As criaturas deveriam derramar baldes de suor nos abrigos de concreto e com grossas roupas e máscaras de proteção. Lógico que toda essa proteção era somente para os graúdos. Os “lambaris” estariam recebendo a radiação atômica – como receberam tanto no deserto como nos outros testes franceses no Oceano Pacífico, na Polinésia Francesa. Voltando a cena. Os minutos se amontoavam e as horas caiam debulhadas nas areias escaldantes. Eis que o General Comandante foi a De Gaulle e disse-lhe com a boca seca, mas a fronte inundada de suor: “Senhor Presidente, estamos fazendo o possível e o impossível…”! A resposta de De Gaulle está acima – “… Faça somente o necessário”!

Crônicas & Agudas

Aquilo que é suficiente para alguns, não o é para outros. Assim como aquilo que é necessário para mim pode ser absolutamente desnecessário para você. Um amigo recebeu numa herança um automóvel Audi do modelo mais completo e importado. Ainda estava na loja e zero quilômetro. Em sua casa, na sua garagem, disse-me: “O que é que eu vou fazer com esse carro, meu Gol me leva a qualquer lugar que eu preciso ir. Não tenho necessidade desse carro, sei que nem vou saber aproveitar os recursos que esse carro tem porque não preciso”. E vendeu o carro e certamente usou aquele monte de dinheiro para algo mais útil para si e para sua vida. Escala de valores! Qual a sua escala de valores?

Cr & Ag

Uma paciente queixosa do submundo do parcelamento salarial e chorosa da suposta perseguição do governador gaúcho a sua classe profissional, sacou o celular (ou seria smartphone?) da bolsa três vezes durante a consulta médica. O aparelho era um Samsung de última geração (ela informou orgulhosa) com recursos inacreditáveis e possivelmente custou um dinheiro considerável. Necessário? Suficiente para sua personalidade e vida? Essas constatações devem singrar nossos momentos e nosso autodiagnostico. A crítica é pessoal antes de ser externa. A consulta também foi parcelada pelas interrupções da paciente, mas dentro do tempo que desejou.

Cr & Ag

Ausculte-se das coisas mais simplórias até às mais significativas. E nos avaliamos criticamente, não com a dissintonia moral da Suprema Corte ou de alguns de seus membros. Preciso disso realmente? Os quase dois mil pares de sapatos da antiga primeira dama das Filipinas! Mais de uma centena de bolsas de grife de ‘sofisticada esposa de governador’. Vários carros, lanchas, aviões “necessários” para a criatura e sua vida. Os exemplos são incontáveis. Sem enveredar pelos estudiosos da mente e do comportamento que observam sintomas de enfermidades, nem pelos caminhos da religião e da filosofia… Assistindo pelo noticiário na TV o depoimento de Renato Duque, um dos peões usados pelos facínoras pegos na Lava Jato pesquei essas palavras espontâneas dentro de sua fala.

Depois de uns 20 ou 30 milhões de dólares, eu não sentia mais necessidade de dinheiro, era suficiente para mais de três gerações da minha família, mas não podia e nem conseguia parar mais a máquina”, disse nesse sentido. Depois completou acusando o inacusável Lula de chefe supremo do crime organizado. Até o ladrão tem o seu limite e a sua necessidade. Nem todos! Reflita!

http://www.edsonolimpio.com.br

 

Deixe um comentário