2017 – 06 – 06 junho – Formigas! – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
http://www.edsonolimpio.com.br
Formigas!
|
A |
s pessoas possuem encantamentos e admirações por animais. Alguns elegem os cães, outros os gatos e cavalos, talvez aranhas e cobras, ainda quem se entregue de corpo e alma a um molusco. Sempre tive um respeito às formigas. Talvez isso tenha principiado com a velha, mas sempre atual, fábula de Esopo com a Formiga e a Cigarra, o bicho e não a fêmea nicotinada do cigarro. Lembra? Outro dia, depois de sair do jantar festivo do Consulado do Internacional de Viamão no Vento Negro, vinha digerindo as emoções e o belo encontro com amigos colorados e assemelhados. Precisei alimentar o meu veículo, pois sem comida não anda e nem trabalha. Aportei no antigo Texacão e enchi o tanque com atendimento excelente, mesmo com adiantado horário, o que tive de mal atendimento no outro posto na mesma rodovia, compensou com sobras. O frentista ainda se ofereceu para calibrar os pneus. Estava vendo o amigo fazer seu ofício com zelo e dedicação quando me apercebi de um carreiro de formigas trabalhando com uma energia que o Zago e seu time não tiveram. Quase tropeçando na meia noite ali estavam as formigas em feroz labuta sem hora extra, décimo terceiro, adicional noturno, bolsas (e sapatos), auxílio moradia e outros tantos regalitos lastreados nos intermináveis direitos adquiridos que nós pagamos como contribuintes compulsórios.
Crônicas & Agudas
Algumas formigas carregavam verdadeiras toras se comparadas ao seu tamanho. Abaixei-me. Não portavam nenhuma identificação como placas, bandeiras da CUT ou do MST ou estavam mascaradas quebrando os faróis do carro e furando os pneus. Algumas paravam para estimular as outras e tomar um fôlego, mesmo sem mortadela e cachaça. E a fila nascia e sumia na escuridão, mas na área iluminada do calibrador de pneus era de espantar. Positivamente. Falei ao frentista: – Vai chover! E muito. Como assim ele respondeu. Madrugada ou amanhã vai derramar um caldo no lombo das criaturas. Muita água. Falou: – Como o senhor sabe? Enquanto atarraxava a tampa do ‘ventil’. As formigas estão nos contando isso. Seu espanto aumentou e veio olhar a freeway lotada de formigas. Coloquei uma pilha a mais: – E vai chover tanto que pode dar flagelado. Aí o homem não se segurou mais: – Como o senhor sabe disso vendo formigas? Saquei meus conhecimentos de formigueiros e atirei: – Trabalhando assim essa hora da noite é para armazenar, pois na chuva terão que ficar curtindo somente o formigueiro e veja essa que carregam as ‘toras’, é aviso de enchente para que sirva de barco. A ‘formigologia’ é uma ciência complexa gerada em tempos em que as criaturas olhavam e buscavam respostas na natureza. E choveu e inundou o Rio Grande Farroupilha. O frentista vai usar para seus netos essa simplicidade e irá espantá-los.
Cr & Ag
Certa ocasião um paciente sentou-se a minha frente no consultório e largou num tiro de laço: – Doutor estou diabético! Homem de lidas campeiras e municiado por longa experiência de combate nas desventuras e aventuras da vida, franziu o cenho com a fronteira branca-escura mostrando o uso do chapéu mais escavada. – Fizeste algum exame de sangue tche? Balançou a cabeça. Deu uma suspirada e se veio: – Ando com uma sede de dar dó, bebo água até nos valos. Achava meio estranho, mas tenho comido muito churrasco e charque atolados de sal. Aí dei um desconto. Mas começou a juntar formiga onde eu mijo. Seu doutor, se mijo num palanque ou num pau de alambrado, tem enxame de formiga no chão e subindo no pau. Daí só pode ser açúcar demais no sangue e sai nas urinas. Acertou mais que a Lava Jato. Um tempo depois de medicado e dos demais cuidados, retornou e contou: – To mijando que nem um bagual e não junta mais formigas.
Essa lúdica coluna pode lhe ter essa serventia. Observe as formigas! Talvez você aprenda com elas e com a troca de informações com outras pessoas coisas que muito bancos escolares estão ausentes, principalmente porque as ideologias ainda não submeteram as formigas, apesar de todas as relações das cigarras e seus sindicatos e movimentos sociais ou peristálticos.