2017 – 06 – 13 JUNHO – FORMIGAS! OUTRAS REVELAÇÕES – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião
http://www.edsonolimpio.com.br
Formigas! Outras revelações.
“Observe a formiga preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará do seu sono?” – Provérbios 6.6-9
|
O |
s ensinamentos que nos mostram a formiga como modelo estão em todos os ares respirados pela humanidade. Vejam acima essa parte do Antigo Testamento e reflitam nos ensinamentos, como do rei Salomão. Há árabes que ao nascerem um filho, colocam em sua mão uma formiga e fazem os votos de trabalho e prosperidade. Nosso grande Olavo Bilac traz bela poesia sobre a formiga, assim como muitos escritores. O cinema nos encanta e emociona com essas criaturas exemplares em dedicação e organização à coletividade. Seriam as formigas worhaholics?
Crônicas & Agudas
O grande ator Castro Gonzaga, dublador de Popeye, interpretou Zico Rosado ou o Formiguento na novela cult Saramandaia em 1976. Obra de Dias Gomes e dirigida por Walter Avancini, o Formiguento era um rígido dono de engenho de açúcar e quando em ebulição de ideias e sentimentos sentia formigar seu nariz. Escarafunchava as ventas com um lenço vermelho e ali brotavam formigas. Muitas formigas. Essa obra de realismo fantástico tentou driblar as tesouras da censura mostrando uma série magnifica de personagens na cidade de Bole-Bole ou Saramandaia. Recorde-se!
Cr & Ag
O genial Simões Lopes Neto galopeou emoções e tropeou ensinamentos com o imortal Negrinho do Pastoreio. Um Negrinho, esse seu único nome, sem eira nem beira, sofria nas mãos do rico e poderoso estancieiro e que desgostoso das lidas do guri, depois de várias surras, amarrou-o sobre um enorme formigueiro. Depois de três dias retornou ao lugar da sua suprema maldade e encontrou o Negrinho de pé e altaneiro sobre o formigueiro, com a pele lisa e sem qualquer lesão e acompanhada da sua mãe celestial, a Nossa Senhora, e nunca mais deixou de pastorear nos campos celestiais e trazer fé e esperança aos humildes e sacrificados pelo poder.
Cr & Ag
Tribos brasileiras de antanho traziam seus jovens para uma prova de fogo de sua maturidade. Onde o menino se tornaria um homem num ritual em que formigas-de-fogo seriam atiçadas em seu corpo e ele deveria resistir à dor e ao sofrimento das picadas. Os rituais com formigas estão em todos os horizontes como em ameríndios do norte e africanos em que as vítimas eram palanqueadas entre quatro estacas e amarradas com cintas de couro cru para serem devorados pelas formigas. Inimigos e pessoas “descartáveis” de tribos das selvas da América Central e do Sul eram lançadas no caminho das formigas-em-correição, em que um exército avassalador dificilmente seria contido.
Cr & Ag
“Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”! Frase atribuída ao advogado e escritor Monteiro Lobato, mas na verdade teria sido cunhada pelo naturalista e botânico francês Auguste de Saint-Hilaire. Há carta de Monteiro Lobato à uma prima agradecendo uma farofa de içá – abdomens de saúvas em época de vôo, fritas com farinha de mandioca e outros temperos, uma especiaria antiga no Vale do Paraíba ou na região de Taubaté, em São Paulo, onde nasceu. “Já escondidos atrás do foro privilegiado, os políticos querem se esconder de novo atrás de listas fechadas, anular provas de delação da Odebrecht, enfim, voltar aos velhos tempos. Não vão acabar com o Brasil. As saúvas não acabaram”. O jornalista Fernando Gabeira atualizou o sentimento para os tempos infernais de corrupção e insanidade moral e infeciosa que se alastrou vorazmente e que somente o antibiótico da Lava Jato será insuficiente para salvar o paciente Brasil.