Insatisfação e Fúria!
|
N |
ossa sociedade brasileira, vivo aqui e falo daqui, assume sentimentos e atitudes que vicejaram com a dualização crescente expressa em “nós e eles”. Ou se é a favor, devoto e partidário de configuração e vivência ativa ou é visto como contra, contrário, adversário, oponente e até maligno ao mundo dos julgadores. Ricos e pobres. Patrão e empregado. Polícia e cidadão. Polícia e cidadão e marginalizado. Politicamente correto ou inimigo das liberdades. Sentem e visualizam esse horizonte sombrio? Ou para o amigo leitor tanto faz como tanto fez desde que o seu pescoço esteja longe da corda? Experimente adjetivar-se ou simplesmente rotular-se de qualquer coisa, como “sou cristão”. Logo uma falange irá te inquirir “por que és contra as outras religiões” e “não permites a liberdade religiosa”. Da simples arguição ao vapor das narinas, logo em fumaça, serás alvo de alguns descalibrados.
Crônicas & Agudas
Outro exemplo: “isso é serviço para homem”! Aparecerão encamisadas do tipo “mexeu com uma e mexeu com todas” que logo enxergarão machismo e desfiarão exemplos desde o império romano dos abusos e da prepotência masculina com as mulheres. Seguirão movimentos de GLBT, que em passeata reivindicarão algum tipo de respeito a sua sexualidade e coisas do gênero, número e grau. Experimente falar em “favelado”, outro exemplo. Crueldade contra a sociedade da periferia ou das comunidades e contra direitos sociais “arduamente adquiridos”. “Direitos humanos” é a bandeira de qualquer tipo de protesto e vai legitimar qualquer agressão verbal ou física que infligirem ao suposto “agressor”. Um jornalista dizia que depois de escapar algo que julgaram “crime”: “quanto mais tentar explicar, tende a piorar”.
Cr & Ag
Loucura? Esquizofrenia social? Observem a quantidade de pessoas que deviam ser dotadas de inteligência e discernimento que aprovam e incentivam a ditadura de Maduro na Venezuela. Interessante que nenhum deles fala em mudar-se de mala e cuia para a Venezuela socialista, preferem Paris e Miami. Observem criaturas esperando que haja guerra total e não somente verbal na península coreana, que fatalmente incendiaria todo o oeste asiático e contaminaria grande parte do planeta. Vejam como as criaturas justificam os ataques terroristas na Europa e há quem gostaria de sair do Brasil para fazer terrorismo. Muitos sentem e experimentam o eterno conflito entre o Bem e o Mal, ou da indolência do Bem aguardando a agressividade do Mal.
Cr & Ag
Pessoas exigem que seus entendimentos e suas vontades sejam obedecidos por todos, como se a sua razão fosse absoluta e irretocável. Quantos usam da democracia para galgar o poder absoluto? Isso está no dia a dia de um singelo erro no trânsito, do troco na caixa do mercado, do informar seu sexo no cadastro da loja ou ao atrasar o horário na manicure. A sede de sangue viceja e a baba grossa e ácida escorre nos cantos da boca e o fel formiga na pele enquanto a adrenalina explode na circulação jogando o coração e os músculos para o mais mortal combate. Essas criaturas ensandecidas estão ao nosso lado e talvez algum de nós seja uma das feras ou das vítimas. As redes sociais enchem-se de mensagens falsamente espiritualizadas como se no dualismo fatal e fantástico o Amor e o Ódio ocupassem o mesmo coração no mesmo tum-tac. Nada mais são do que a cruel e insana realidade que tende a piorar desde que nossa consciência não capte, não entenda a situação e persista a fúria consentida e a insatisfação acumulada.
2017 – 08 – 15 Agosto – Fúria e Insatisfação – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião