Neymar e Lula! O Ídolo e a Simulação. Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 10 julho 2018.

 

Neymar e Lula! O Ídolo e a Simulação.

 

O

s brasileiros sofrem com mais uma derrota brasileira na Copa do Mundo, agora na Rússia. Em realidade, os soldados belgas e seu general foram ou são mais competentes e eficientes que os soldados e o general brasileiro. Insistimos em depositar nossas esperanças em um talento real, mas com direcionamento e condutas incertas. Neymar é o maior talento futebolístico nacional nesses últimos tempos, da pobreza ao reduto dos biliardários cercados por aduladores e parasitas, além das pessoas cativadas por suas jogadas e que desculpam e explicam suas atitudes e condutas nocivas e jamais recomendadas. A sua conhecida capacidade teatral de simular agressões ou faltas dos adversários, de jogar a imprensa e os torcedores contra a lei estampada na arbitragem, de ser sempre uma vítima daqueles que por ciúme não tem a sua capacidade futebolística e o seu sucesso e, enfim, de transferir culpas e responsabilidades. Viralizam-se vídeos do mais famoso cai-cai mundial, rola pelo chão, corcoveia nos gramados, grita estrepitosamente ao contato de outro atleta adversário como se desmembrado ou faqueado fosse, menospreza colegas de ofício e adota penteados e posturas de megaestrela que tudo pode.

Crônicas & Agudas

Quem teria autoridade para chamar a atenção desse homem que insistem em chamá-lo de garoto para mudar a sua conduta, alterar as suas atitudes, descer ao plano existencial dos mortais e amadurecer antes de apodrecer completamente? A sua apresentação oficial na cena do primeiro jogo do Brasil nessa Copa da Rússia com o penteado de calopsita histérica mostra como sua personalidade deformada enxerga a responsabilidade e os anseios de uma nação. “Ah, mas ele é humano, gente como todo mundo!” A humanidade busca a evolução, a correção de rotas e de condutas, o aprimoramento e o abandono dos defeitos, da pedra bruta ao diamante cintilante. “Ah, mas ele é jovem e isso são coisas da juventude!” Quantas criaturas ansiamos, apoiamos e oramos para que amadureçam e tornem-se melhores pessoas e, no entanto, a podridão se antecipa à maturidade. Diz-se que se espelha no seu pai e mentor. Certamente se repete, se espelha, se projeta nos piores modelos. A idolatria é a cegueira da razão, é a perda do GPS da razão e do bom senso, é o descalabro da disciplina, da humildade, do amor e da gratidão.

Cr & Ag

Sentimos dor, pois nele também projetamos nossas melhores aspirações e resultados para a moral de nossa pátria. Ansiamos outro Senna ou outro Pelé! Ou nem tanto, mas alguém que nos traga as alegrias da vitória num país devastado pela imoralidade e criminalidade epidêmica. Essa espiral de dor e decadência nos aproxima de Lula. Ali também buscamos no operário pobre e mutilado alguém que conhecesse nossas dores e nos conduzisse para um país melhor e mais justo. Apostamos demais nele, contra a razão do salvador da pátria. Parecia ter evoluído e controlado a ideologia comunista (outra denominação?) e ter amadurecido. O apodrecimento, o mofo ideológico brotou voraz nos primeiros goles do caríssimo vinho Romanée-Conti. Aduladores e parasitas formavam a ala principal dessa malfadas escola de samba e assim viu-se que não estava vacinado ou sequer queria manter-se imune ao álcool, sexo e poder crescente. Imensas hordas de obsidiados não se permitem olhar e ver os seus defeitos. Simulador ímpar! Vítima da conduta maligna “dos outros”. Diz-se ser filho do pior sindicalismo predatório. Vítima da arbitragem, assim como Neymar em que todo juiz é um Sérgio Moro. Não há vergonha em acreditar e dar seu suor-e-sangue a uma causa ou a pessoas, mas manter-se atrelado e cego, surdo e mudo (três macacos!) aos erros e falcatruas é ainda mais doloroso e absurdo. A negação pode ser sintomática de enfermidade ou da locupletação nociva.

2018 – 07 – 10 julho – Neymar e Lula – O Ídolo e a Simulação – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 Idoso 2

Deixe um comentário