Bobagem & Menosprezo! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 25 Setembro 2018.

 

Bobagem & Menosprezo!

 

E

ssa queixa comum entre médico e paciente está condecorada pela frequência abusiva: “bobagem”. O paciente revela que seu cônjuge demonstra em voz e atos que seu sintoma, seu sinal ou sua queixa é “uma bobagem”. Agrava-se com “é tudo dos nervos”, por exemplo. Isso causa dor. Inevitavelmente! Magoa e fere profundamente aquilo que a pessoa sente, sofre e externa ser referida como uma “bobagem”. Não há “bobagens” para quem sofre no corpo ou na alma. Nenhuma dor física ou moral é uma bobagem para quem sente. Tantas e tantas vezes é tão importante que ele vai buscar recurso, alívio ou conforto para seu sofrimento na compreensão do médico. Eis aqui um ‘paredón’ cubano! Outras tantas vezes o paciente recebe o mesmo menosprezo do médico, que foi buscar alívio. O sofrimento se multiplica. Muito. Centenas de milhões de pessoas buscam a toda hora, em todo o lugar desse sofrido e moribundo planeta um alívio para seus sofrimentos físicos, mentais e espirituais. O médico que não entende isso e não se policia, vigia, continuamente, corre o risco de representar um pretensioso “idiota de jaleco branco”.

Crônicas & Agudas

Pode-se pensar, jamais externar esse formato de opinião. Eu posso sentir como algo irrelevante uma coceira eventual na ponta do nariz ou palavras proferidas até sem intenção de ferir, mas que pela forma de falar ou de interpretar dispara um gatilho que trará sofrimento para quem recebe. Revela antigo ensinamento popular: “quem bate esquece, mas quem apanha lembra sempre”. Relações entre pessoas, sociedade e casamentos ficam minados na sua essência, corroídos e como um tecido ou um pano roto tende a se rasgar, tende a acabar. Nem sempre o amor salva, mas há que tentar. Nem sempre se deve morrer abraçado com quem te magoa e te menospreza. A balança individual, o pontaço de faca do gesto ou da palavra tem pesos e medidas pessoais e cada um saberá onde e quanto o sapato lhe aperta.

Cr & Ag

Voltando ao médico ou ao profissional que lhe atende! Se não demonstrar efetivamente respeito e interesse em lhe ajudar, busque outro mais humano. Técnica apurada sem humanidade serve para tratamento de robôs, para a robótica e para outras máquinas que não tenham alma e coração. Somos criaturas que amam e necessitamos de amor e compreensão. Não se trata de “morrer abraçado”, mas de buscar compreender para respeitar. Seja num casamento ou num consultório. Cristo, Buda e Maomé ensinaram esse caminho. No livro do Pequeno Príncipe – “somos responsáveis por que cativamos”. Jamais subestime ou menospreze os sentimentos da outra pessoa, principalmente se amamos essa pessoa e queremos conviver e evoluir com ela. Ouvir, escutar com atenção, importar-se e oferecer seu treinamento, ofício e amor humano para auxiliar com respeito – é muito isso?

Cr & Ag

O médico de hoje é o paciente de amanhã. E mesmo que não tenhas plantado demais, vais colher tudo aquilo que a maioria está colhendo. O namorado e a namorada, o esposo e a esposa, os sócios e os amigos reais são seres de compreensão, seres que buscam entender, valorizar sentimentos, evoluir relacionamentos e jamais menosprezar ou rotular de “bobagem” aqui que dói na mente ou no coração. Devemos dar aos outros aquilo, ou mais, que queremos para nós, nossa família e até para nossos animais. Boa jornada de vida para quem quer evoluir!

2018 – 09 – 25 Setembro – Bobagem & Menosprezo – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão.

http://www.edsonolimpio.com.br

Irmãos 4Irmãos 5Irmãos 6Irmãos 7

Deixe um comentário