Os Prazos do Bom Senso!
|
E |
m 40 anos de vida cirúrgica, a sala de cirurgia, o bloco cirúrgico, a sala de recuperação anestésica e cirúrgica, os quartos de internação dos pacientes e a ala de cuidados intensivos se tornam uma parte do corpo e da mente. Mesmo durante o sono, o espírito navega, viaja e trabalha. Quantas vezes acordava em profusa sudorese com preocupações e, várias vezes, com premonições. Nos tempos de telefonia mais difícil, mesmo estando dormindo em casa e não ser dia de plantão, saia na madrugada para examinar meus pacientes. Isso também acontecia com meu irmão, doutor Eduardo Lopes. E não raras vezes, sem qualquer aviso prévio e nenhuma combinação, nós nos encontrávamos no estacionamento ou sempre ao lado do leito do nosso paciente. E incontáveis vezes por chamados da enfermagem ou por ser plantonista ao lado de pacientes de outros médicos. Critérios e protocolos nos acompanharam desde a formação universitária e na intensa atividade da Residência de Cirurgia. O cirurgião deve conhecer as curvas do tempo e as suas implicações na saúde e na cura do seu paciente e jamais deve abrir espaço para que o despreparado, até bem-intencionado, supere suas convicções calcadas numa experiência sua e da sabedoria dos bons livros.
Crônicas & Agudas
As visitas médicas devem obedecer ao rito do hospital, mas também e principalmente devem ser em horários imprevisíveis para a enfermagem, o paciente e a família e amigos. O bom desconfiado se antecipa a desgraça. De nada adiantará orações, promessas ou reza braba se cada um não cumprir a sua obrigação. Isso é da Bíblia! Com muita frequência o próprio paciente faz coisas indevidas e despropositadas que comprometerão a sua saúde e o resultado ansiado do tratamento. Sempre busquei que a família elegesse um representante e responsável pelo paciente e jamais ficar vários derrapando em opiniões e capotando nas curvas de abusos e más ou distorcidas informações de vários “bem-intencionados”. Aquele familiar que nunca se oferece, que nem visita aos pais será o mais agressivo e exigente e brigão com aquele irmão amoroso e dedicado. Uma dúzia de filhos, uns dois ou três serão qualificados. Dificilmente os pais concordarão com isso de seus filhos, apesar do íntimo sofrimento. Pessoas importantes ou de destaque sofrerão uma visitação abusiva que deve ser controlada e restringida pelo zelo ao enfermo. “Acampamentos” no quarto com fumantes no banheiro é comum.
Cr & Ag
As mulheres poderão ter facilidade maior em digladiar-se com o tempo. Afinal a gravidez, essa benção divina somente a elas pertence. Com toda a evolução e as maravilhas da atual Medicina que conta com os mais fantásticos recursos, até impensáveis a poucas décadas ou anos, jamais se conseguiu uma gravidez completa e normal de uns dois meses, por exemplo. Nem qualquer encurtamento dentro da normalidade para abreviar a mulher e o seu amado filho dessa longa e árdua jornada de 40 semanas ou 9 meses. Assim é a vida. Assim é a Medicina. O bom médico e o melhor cirurgião convivem com esses prazos sendo esgrimidos em sua mente e desafiados ao bom senso. Depois de uma cirurgia que envolve intestinos, de um abdômen aberto tudo vai girar no tempo certo. Há um tempo para reiniciar os movimentos intestinais e aí começar a ingesta gradativa e inteligente. Cada tecido suturado tem um tempo próprio de cicatrização e evolução. “A pele é diferente da tripa! O osso é diferente do bofe”!
Cr & Ag
Se o paciente ou seu responsável não aceitam ou não acreditam nas condutas e critérios do médico cirurgião, esse deve liberá-los para que busquem outro de sua vontade. Bolsonaro passou mais de 7 horas na cirurgia de reconstituição do trânsito intestinal e não somente a prosaica e reles “retirada de bolsa”. E após 48 horas estava com gabinete montado atendendo e despachando. Um despropósito! Tem tudo para complicar e dar errado. Está dando! Os prazos e o bom senso não acompanharam aquele que recebeu uma “bênção divina” salvo da morte iminente do homicida e da egrégora pútrida de ódio de seus adversários e nem aos médicos responsáveis.
2019 – 02 – 12 Fevereiro – Os Prazos do Bom Senso – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – www.edsonolimpio.com.br