Sementes de Amor!
“O que o amor faz? O sentimento é o ato ou efeito de sentir as emoções e quando se trata de amor entre namorados, às vezes, toma uma evolução chegando a paixão, o que seria a entrega de si para o outro ser. O coração humano é considerado a sede dos sentimentos, das emoções, da consciência. O coração está muito presente quando tratamos do amor na busca do seu par, assim como em todo o corpo humano através da corrente sanguínea. Todas as emoções penetram no corpo humano através da visão, da audição e do tato, e como resultado da análise de todos os sentimentos emitidos pelo coração para o cérebro, este decidirá a parceira ou o parceiro. Quando, na escolha de seu par, se submeteu a todas essas emoções, terá como resultado encontrado o grande amor de sua vida. Viver com o seu par na plenitude do amor significa para a vida de ambos a alegria, prazer, saúde, longevidade. Assim não haverá separação, nem desarmonia, viverão uma vida futura sublime. Isto é o que o amor faz”.
Crônicas & Agudas
Nas caminhadas pelo Centro Histórico de Viamão, com amigas e amigos trocamos abraços e conversamos sobre um pouco de tudo. O texto acima em destaque é de autoria do Engenheiro Agrônomo Gil Ferretti. E conversando com esse caro viamonense, abriu seu coração iluminando facetas de seu amor “pela mais bela mulher que poderia conhecer, minha amada Zeli”. A “dona Zeli dos Flores”, “da Ferragem Cacique”, faleceu precocemente por “uma malsucedida cirurgia”. Gil falou-me da sua infância e juventude na Fazenda Dalmolin na Estância Grande, sua formação escolar e “da Zeli”. Um relacionamento amoroso e pleno de respeito por mais de sessenta anos com “muito trabalho e com os frutos do nosso trabalho e dos nossos filhos” (Cony e Francisco Gil). Uma lágrima insistia em marejar seus olhos, mas logo reagia na emoção do amor por sua esposa e vertia a gratidão pela vida que tiveram.
Cr & Ag
Em tempos de relacionamentos fugazes, amores tão intensos quantos transitórios, sente que poderia estimular aos jovens a que cultivassem um amor e uma relação bem mais perene. Creio que assim surgiu a sua ideia de imprimir textos motivacionais. Eu entendo como “Sementes de Amor”. A motivação que surgiu pela Agronomia aos oito anos de idade num fundo de campo rural, cresce e vive no coração desse homem tarimbado nas lides dos vegetais, de como plantar e de como colher e suas inter-relações com a humanidade. Agora o Engenheiro Agrônomo Gil busca plantar sementes de amor nos corações das pessoas para que essas sementes desabrochem, cresçam e frutifiquem num ciclo permanente – ecologia do amor. Um homem que está transformando a falta física de sua amada companheira e esposa em algo nobre e substancialmente divino.
Cr & Ag
No entanto, o generoso Gil teme que alguma pessoa possa entender erroneamente a sua mensagem. Não é impossível! Vivemos no Brasil dos absurdos extremados (redundância?), em que um humilde olhar significa um desacato ou uma agressão. Há que ter cuidados, mas prosseguir nesse caminho, persistir nessa jornada, martelar nesse prego numa parede dura, pois alguém será tocado. Quando a Luz te toca, você muda. Depende de você. Depende da vontade e da persistência de cada um de nós. Assim é essa coluna de jornal. A fossa ética, o esgoto moral de significativa parcela de brasileiros é responsabilidade pessoal e familiar. Gestos e atitudes desprovidas de qualquer benefício pessoal são infrequentes. “O que o amor faz” é o título da mensagem que recebi do Gil Ferretti. O título diz tudo! A imensa dor da perda da pessoa tão amada é transformada pelo amor e semeada com mais Amor.
2019 – 02 – 19 Fevereiro – Sementes de Amor – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião