A Essência do Problema!
|
É |
muito arraigada à nossa natureza humana fazer aquilo que a sabedoria do gaúcho, o homem campeiro, apregoa como “comer pela beira do prato” ou “comer pelas bordas”. Observe com agudeza no olhar e rigidez crítica quantas vezes assim fazemos. Principalmente com os maiores problemas ou com as maiores dificuldades. Fica-se tangenciando. Cercando. Empurrando com a barriga. Encarregando o tempo para que as coisas se resolvam ou se ajustem. “É no balanço da carreta que as abóboras ou as melancias se acomodam” – lembra? Quando o tema ou o assunto a ser resolvido pode causar dor ou algum risco, tem-se a tendência em postergar ainda mais. Ou tirar do foco principal e passar para alvos secundários. A vida de um cirurgião de urgência-emergência estará com um rosário de cruzes e uma esteira de sepulturas na sua carreira se não souber e aplicar a melhor solução no menor espaço de tempo. O tempo é inflexível e a morte tem todo o tempo do Universo.
Crônicas & Agudas
Praticamente ninguém está satisfeito com a burocracia da Prefeitura de Viamão. Qualquer serviço se antecede de apreensão e se sucede com revolta e tristeza. Os governos municipais se sucedem em mais de 25 anos e a situação permanece. Como aquela doença que não mata o paciente, mas está ali degradando e infernizando. Jamais generalizo e quem assim entender é por distúrbio somente seu. Há bons funcionários. Conheço vários. Muitos e dedicados que se envolvem em tarefas que não seriam de sua alçada e responsabilidade para auxiliar e resolver problemas que seus colegas não assumem ou estão despreparados. No entanto, verificamos que em outras cidades o serviço público tem melhor qualidade, a informatização é crescente e ativa e o cidadão tem resposta facilitada para seus preitos. A famigerada “articulação política” e a “governabilidade” incha a máquina pública num rodízio fatal de pessoas descompromissadas com o seu trabalho e com quem bota a comida na sua mesa e roupas no seu corpo. Lembrem das “cotas”.
Cr & Ag
E sem essa de que isso é problema geral. Viamão é a nossa casa. Vamos focar no nosso problema, sem escapar e empurrar a bronca para outras paragens. Se assim fizer, vamos descobrir facilmente que temos homens públicos de qualidade inferior de outros lugares? Copiar ou espelhar qualidades é um mérito. Fazer o mesmo com os defeitos é a estupidez sublimada e aperfeiçoada. Poderia citar dezenas de casos de amigos-pacientes, mas veja um bem simples. Roubaram minha Licença de Estacionamento de Idoso. Devo fazer outra. Dona Clarice, minha secretária, informa-se com a EPTV. Devo levar Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, documento de identidade e comprovante de residência. “Quanto é taxa a pagar”? – perguntou-lhe Dona Clarice. “Não tem taxa nenhuma”, informou o funcionário da EPTV. Fui pessoalmente com os documentos requeridos no escritório da EPTV, ali nas pestanas da Coopernorte e Campo do Tamoio. A funcionária verificou tudo e exigiu o pagamento da taxa. Aleguei ser informado que não haveria taxa. Conferiu com “superior”. Deu-me uma guia para pagar e perguntei se outra pessoa poderia retirar a Licença. “Sim”! – respondeu.
Cr & Ag
Taxa paga. Telefonou-se para a EPTV. “Vem agora antes que o chefe saia, depois somente na semana que vem”! Foi a Dona Clarice com a minha identidade e a taxa paga na corrida. Para espanto e insatisfação geral e abuso do cidadão: “Onde está o Boletim de Ocorrência e a conta de luz”? – exigiu. “Mas o doutor te mostrou há pouco tempo, uma meia hora”, respondeu. “Ah! Mas tem que trazer de novo”! Incompetência. Mal treinamento ou ausente. Irresponsabilidade. Os adjetivos pejorativos são principalmente para as chefias. Isso em algo ridiculamente simples, se fosse complicado… Um cirurgião responsável não titubeia em afastar anestesistas, instrumentadores, pessoal de enfermagem que colocam em risco ou sem as necessárias condições para a função específica. E a essência do problema tripudia de nós cidadãos e contribuintes. Assim está o Congresso com a reforma da Previdência e tantas outras necessárias para o Brasil pirateado e roubado na sua essência pelos quadrilheiros.
2019 – 04 – 16 Abril – A Essência do Problema – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – http://www.edsonolimpio.com.br