“Aqui jaz quem nunca se conformou com a Dor, o Sofrimento e a Doença”! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 04 Junho 2019.

 

“Aqui jaz quem nunca se conformou

com a dor, o sofrimento e a doença”!

V

em à mente a imagem de Cristo na cruz em seus derradeiros momentos, como citado no Evangelho, em que exclama a Deus: “Pai! Por que me abandonaste”? Alguns de nós aceitam a dor, o sofrimento e a enfermidade como cargas de seu espírito ou carma, digamos assim. “A expiação do carma” sendo uma forma de pagar as dívidas ou os pecados cometidos nessa vida ou em outras encarnações, dependendo do perfil e do entendimento filosófico e espiritual da pessoa. Evoluindo pela espiritualidade, dívidas familiares seriam também cobradas daqueles em sofrimento. Uma das encruzilhadas de qualquer entendimento religioso ou filosófico atravessa e colide com a dor, o sofrimento e a doença. Aqui sendo um planeta de expiação em que as criaturas renascem para cumprir uma nova jornada na existência eterna com a finalidade de evoluir, de aprimorar-se e finalmente de iluminar-se. E assim nesse fluxo constante de nascer, morrer e evoluir galgamos os degraus dessa terra de sofrimento.

Crônicas & Agudas

Aqueles ditos iniciados ou com o conhecimento mais evoluído e aperfeiçoado tentam nos ensinar que a evolução, através do aprendizado constante, será feita pela dor. Pregam que sem a dor e o sofrimento ou as agruras da enfermidade, a maioria dos humanos não cumpriria sua missão de evoluir. É comum durante o tsunami do sofrimento a pessoa se comparar com outras pessoas e querer traçar um paralelo do porquê do seu sofrimento e da vida menos penosa de outros. Novamente algum iniciado prega mais um cravo na nossa cruz alegando que não temos o “merecimento”. “Merecimento” é uma dessas palavras mágicas tanto iluminada quanto sombria em que nossos méritos serão colocados numa balança espiritual e nossos pecados ou defeitos no outro prato da balança. Outra imagem que muitos cultuam ou aceitam seria que Deus, São Pedro ou a Entidade que administra os portões do Céu teriam um “livro da vida” da pessoa e ali seria feito o balancete: “Entra ou não entra”.

Cr & Ag

Essa crônica se exime de qualquer entendimento que o leitor possa fazer imaginando que o cronista queira lhe ensinar algum caminho ou afetar de qualquer forma a sua religião ou entendimento de vida. Nem argumentar que uma crença é melhor ou pior que outra. Cada pessoa deve buscar e ter a sua avaliação e melhor entendimento de seus passos nessa sua jornada de vida. Eu, pessoalmente, não me conformo com as minhas dores, nem com as enfermidades. Pior, com as dores e enfermidades dos meus pacientes. Cultuo o entendimento de que não há “paciente desenganado”. Há o paciente ou seu responsável que abandona o alívio dos tratamentos. Há médicos de má formação pessoal e técnica, capacidade médica precária ou que navega num mar de orgulho desprezando o auxílio de outros médicos e de outros tratamentos não ortodoxos.

Cr & Ag

Lutar sempre. Desistir jamais! A espiritualidade deve ser presença na vida da pessoa. A sua espiritualidade tratada com respeito pelos demais e por si. A fé deve ser cultuada e buscada nas entrelinhas da dor. A única certeza que carregamos desde o nascimento é de que um dia iremos morrer. Sairemos dessa vida. A questão, o problema está no “como sairemos dessa vida”. A sua fé talvez lhe mostre o melhor caminho, que até pode ser o mais penoso para o aqui e agora de seu corpo. Somos uma trindade: corpo, mente e espírito! Cada um de nós, eu e você, somos responsáveis pela nossa caminhada.

2019 – 06 – 04 Junho – Aqui jaz quem nunca se conformou com a dor, o sofrimento e a doença – EDS OLIMPIO – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – http://www.edsonolimpio.com.br

Irmãos CR 16Irmãos CR 17

Deixe um comentário