Primavera! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 24 Setembro 2019.

 

Primavera!

D

ias mais claros. Perfumes que nos acompanham por ruas, parques e estradas. Pássaros! Pássaros alegres a saltitarem pelos ainda cinzentos galhos das árvores. Pássaros que gorjeiam, trinam e se enamoram na busca eterna da companheira. O ipê que enfrentou as agruras do inverno e pintou de amarelo e lilás suas copas, sempre acompanhando a Independência do Brasil, abre alas para outras flores desabrocharem suas pétalas, como num abraço perfumado de perene encantamento. As longas e gélidas noites retornarão aleatoriamente às imensidões polares e o manto estrelado será bem mais presente e encantador, onde enamorados escaparão longos suspiros. E aqueles com braços amorosos para enlaçá-los verterão juras de amor. Enquanto o Universo olha, observa esse pequeno planeta, nosso único lar!

Crônicas & Agudas

A Semana Farroupilha ainda reverbera na gauchada. Do campeiro ao citadino. Do colorado ao gremista. No “de a pé” e no “de a cavalo”. No churrasqueiro (seria melhor churrasqueador?) que saiu das trincheiras das churrasqueiras de apartamentos para o tonel cortado ou para as taipas de tijolos alinhados com o fogo atiçado e o braseiro “relampiando” mandados escarlates para olhos aguçados e… Famintos? Uma centenária Viamão City busca suas escassas e desnutridas praças por pais e famílias de muita coragem e ali vigiam suas crias alheias ao perigo circundante. Os atletas de clima ameno estreiam novos abrigos de grifes renomadas e tênis que somente faltam voar. Não há gordinhos e, menos ainda, gordinhas. Há criaturas bem nutridas nas implacáveis comilanças do sombrio inverno. Digamos que sejam “fortes”! Boa essa.

Cr & Ag

Alegam que o gaúcho é um bipolar de carteirinha e passaporte. Colorado e Grêmio! Seria o exemplo clássico e assumido entre outros de menor ou igual relevância que você esteja matutando comigo. Entretanto, também é um sentimental. Dentro do peito bagual bate um coração doce como melado de Santo Antônio da Patrulha. E o braço forte que tanto arremessa o laço como maneja a adaga sempre busca uma prenda para envolvê-la e acariciá-la. Gaúcho é, para mim, um estado de espírito. Um tipo de personalidade ímpar. As linhas que demarcam estados e países são meros alambrados feitos pelo homem que marcou seu território a ferro, fogo e relinchos de cavalos. Jamais potreiros e currais que aprisionam e domesticam. Um toque de gaita e violão, um sotaque de bandoneon “de la Plata” fermenta sentimentos e um sonoro tambor bate no nosso peito com fervor e paixão.

Cr & Ag

E a fé”? Pergunta ao cronista o amigo mais impaciente do que paciente. Há a fé demais. E também a fé de menos! Cacofonia com licença literária.  A fé caminha junto com a esperança. A sabedoria popular apregoa que “a esperança é a última que morre”. Talvez seja. E seria por assassinato. “Esperancicídio”? Nome cruel. Fato real. A Primavera vem carregada de esperança e fé em dias melhores. Que assim como a mãe natureza nos comtempla com essas benesses, que também a mãe pátria nos ame o suficiente para curar as nossas chagas. Muitas feridas abertas que sangram e purgam. A “mãe pátria” é a soma de todos nós, seus filhos? Ou a pátria seria a propriedade de alguns se locupletando no trabalho da maioria? A Primavera, tão querida e almejada, estariam abrindo para suas luzes de um Brasil melhor ou recusaremos novos ares e continuaremos embretados, encurralados, encantoados por um Inverno moral, ético e econômico?

A resposta está no seu coração, na sua racionalidade equilibrada e na sua alma (que seja iluminada!) e apoiada na sua visão de uma pátria, um lar, desde já, para seus filhos e descendentes e demais criaturas dessa terra. Fé raciocinada. Esperança para todos. Primavera agora, jamais na próxima eleição, digo, estação!

2019 – 09 – 24 Setembro – Primavera – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – http://www.edsonolimpio.com.br

Irmãos CR 46Irmãos CR 47

Deixe um comentário