A História de cada um – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão. 29 outubro 2019.

 

A História de cada um!

A

li no sagrado campo entre as quatro paredes de um consultório médico, onde o paciente abre seu coração e expõe a sua alma para aquele médico que ele julga e acredita que deva ser merecedor de conhecer a sua face mais sombria e que possa auxiliá-lo ou, pelo menos, amenizar a carga e o peso das suas dores… Ele, esse paciente, é agora na sua vida pessoal e profissional um pastor cristão. “Nem sempre foi assim” – disse com a fronte escavada em ondas de suor. “Pensa aí doutor numa pessoa ruim, maligna. Desde a infância. Cresci na maldade, no crime. Desconhecia a piedade com os outros. Via nos outros a causa das minhas desgraças e um ódio me comia por dentro”. – Continuava. “Cresci assim. No meio do pior banditismo. Fiz de tudo. Depois de adulto, tudo piorou. Ou matava ou morria. E pra lhe encurtar a história, peguei cadeia e lá mandei muitos se acertarem com o chifrudo. Até que um dia, uns caras de religião que vinham pregar na penitenciária, vieram falar comigo. Claro que achei que poderia levar alguma vantagem. Mas as palavras deles, a atitude, quem eles foram antes de estar ali e que voltavam para a penitenciária por dever e amor humano e, de repente, parece que meio que acordei de um sono. De um pesadelo. E tudo de ruim que eu tinha feito e ainda fazia. Quanta gente que eu desgracei. Até aqueles que um dia poderiam se recuperar. Nunca mais usei ou senti vontade de qualquer droga. Como os outros tinham muito medo de mim e os chefes me respeitavam, me isolei e lia dia e noite tudo que eles me deixavam. Sentia dentro de mim que eu poderia começar a escrever outra história de vida pra mim e pra outros como eu”.

Crônicas & Agudas

Tempos depois foi transferido para outra prisão. Sua fama lhe acompanhava, como o temor que infundia nos demais criminosos. Quando conseguiu sua precária liberdade, buscou os evangélicos que havia conhecido. Com eles, estudou e trabalhou. Fez toda a educação básica e foi à universidade enquanto continuava a formação pastoral. “As coisas se encaixavam na minha nova vida” – falou. “Parecia que tudo estava me esperando” – completou. Tornou-se um pastor de homens, principalmente de seres degradados que permitem o toque da Luz em seus corpos e almas e queiram realmente reescrever a sua história de vida. Viajou e pregou fora do Brasil. Foi estudar em Israel. Há bons anos que não tenho notícias dele ou da sua família, mas creio que de algum lugar ele está motivando e auxiliando pessoas a mudarem suas histórias.

Cr & Ag

E o lado das sombras? E o lado do pântano fétido? É o lado daqueles que tem plena consciência da sua situação, da desgraça que impingem aos outros, do mal que espalham por suas bocas, gestos e atitudes. Não somos santos ou iluminados. Bem longe disso! Entretanto quando se adquire a percepção, o entendimento e não se busca uma correção de rota, um melhor caminho nas tantas encruzilhadas da vida, quando se posterga os objetivos saudáveis para seu corpo e sua alma e para as outras pessoas, a história jamais será bem escrita, iluminada e motivo de orgulho sincero para sua família e amigos. Tropeçamos. E muito. Muitas vezes. E o objetivo ou as metas que colocamos na nossa história de vida?

Cr & Ag

 Criminosos assumidos e outros empedernidos em aceitar a verdade podem achar algum juiz, algum tribunal, alguma suprema corte com vários membros putrefatos que abonarão sua “inocência” até que o recurso final caia nas mãos do Criador. Lado de lá e lado de cá. Lado das sombras e lado da luz. Há quem não queira sair das sombras, mas não há iluminado que queira voltar ao lado negro da força. O bem e o mal! Assim se resume a realidade no planeta. Poder e servidão (dos outros). Amor versus ódio. O tempo de cada pessoa chega, assim como há um ponto sem retorno. Um ponto sem volta. Nenhuma chance de encontrar algum atalho ou desvio. A minha história. A sua história! Qual será?

2019 – 10 – 29 outubro – A História de cada um – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – http://www.edsonolimpio.com.br

A Medicina já foi assim 5A Medicina já foi assim 6

Deixe um comentário