“Cadê os Escritores de Viamão”?–Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – 12 Novembro 2019.

 

“ Cadê os Escritores de Viamão”?

F

ui gentilmente inserido, creio que com os melhores propósitos num grupo de WhatsApp, com a finalidade, imagino, de alguma mobilização para a “Feira Literária de Viamão”. Uma amiga me contatou sobre a “Feira”. Assim como outros amigos me indagaram se eu havia sido convidado. E foi nesse grupo, anteriormente citado, que reverberou o brado de “Cadê os escritores de Viamão?” As palavras escritas em tiro de laço tornam difícil a interpretação do leitor sobre o estado anímico, a conjuntura emocional e os propósitos objetivos de quem pronunciou. A sensação inicial, o primeiro sentimento é de cobrança. Cobrança pela falta, pela ausência dos escritores e talvez um sufocamento, uma agonia de ver uma “Feira”, dita literária, sem um número qualificado de escritores reconhecidos e com currículo que assim os classifique e estimule a sua notoriedade. Há escritores com texto qualificado nessa cidade. Há uma entidade literária com uma Presidente com obra literária e reconhecido talento. Há viamonense presidindo a mais ancestral entidade literária do Rio Grande do Sul e também com expressiva obra. A lista alonga-se. Então expresso a minha situação.

Crônicas & Agudas

Sou natural de Viamão, como meus antepassados. Tenho quase meio século de vida médica e serviços prestados a essa cidade, sendo o médico com maior vida profissional continua e ativa. Tive a honra e o privilégio de ser Vereador de Viamão. Escrevo há cerca de 25 anos em jornal, tendo a honra de ter colunas publicadas ininterruptamente, atualmente nesse colosso que é o Jornal Opinião de Viamão. Vou para a terceira obra, livro solo, todos acima de duzentas páginas e o último com quase 400 páginas. Tenho participação literária em várias dezenas de coletâneas. Nesse ano de 2019, venci outro concurso literário, publico o livro solo Trinity (370 páginas) e participo de mais duas coletâneas. Venci diversos concursos literários pelo Brasil e inclusive recebendo premiação internacional. Sou talvez o único e o primeiro escritor viamonense a ter uma crônica lida e enaltecida em sessão do Congresso Nacional do Brasil e inserida em seus anais. Trouxe à luz pessoas e suas vidas que enalteceram nossa terra. Jamais escrevi algo que maculasse pessoas e nossa cidade. Atente-se que não estou me enaltecendo ou, muito menos, diminuindo as obras de outros escritores atuais e passados, mas traço uma pequena mostra desse viamonense, médico, cirurgião e escritor para quem não o conhece.

Cr & Ag

Nunca fui pessoalmente convidado para a “Feira Literária de Viamão”. Essa distinção eu não recebi dos organizadores desses eventos e de nenhuma autoridade responsável. Não entrarei no mérito, como alguns amigos, que de “literatura há controvérsias”. Logo não há que comparecer, levar livros para vender, fazer plateia ou outras versões de “comparecimento” se você não é convidado. Já compareci, certa feita, quando o convite foi à ALVI – Associação Literária de Viamão. Nem isso é feito há bom tempo. Assim me faz lembrar algo atribuído a Nico Fagundes, a lenda. Conta-se que em certa ocasião, depois de um grande evento acontecido numa cidade, o prefeito ou a autoridade gastava o verbo elogiando “sua obra” e jogando confetes e serpentinas no Gaúcho, saiu-se mais ou menos assim: “E sentimos muito a tua falta, a falta do maior tradicionalista e poeta rio-grandense na nossa festa”. Dizem que o Nico não levava de compadre esses tipos e deitou o relho verbal: “Que falta se não me convidaram. Quem entra em festa que não é convidado é guaipeca sem dono…”!

Cr & Ag

Repito, nunca fui convidado. E, havendo algum convite futuro, olhando pelo retrovisor, há que avaliar se o projeto é realmente o que traz no título ou …

Convite: Dia 7 de dezembro – 16 às 18 horas – na EcoFitness Academia, na Praça da Igreja Matriz, confirmando previamente presença com Sra. Clarice (Fone 3485.1800) – lançamento de Trinity, na Trilogia de Crônicas & Agudas. A Saga continua. Veja em http://www.edsonolimpio.com.br – Instagram: edsonolimpios – Facebook: edsonolimpio e Twitter.

2019 – 11 – 12 Novembro – “Cadê os Escritores de Viamão” – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

1 Convite 2 - Trinity - Trilogia

Deixe um comentário