Equalizar os Carburadores e a Vida! Edson Olimpio Oliveira–Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 07 Janeiro 2020.

 

Equalizar os Carburadores e a Vida!

E

m 1991 dei um salto na minha jornada de motociclista de longas distâncias troquei nossa Yamaha Ténéré 660 por uma Honda CBX 750 Indy. Pulei de uma moto trail para uma sport touring bordô. Linda. Lindíssima. Cada motocicleta tem as suas peculiaridades e assim sempre tracei simetrias, analogias ou estradas paralelas com os humanos. Tenho uma série de imagens para os apaixonados por motos no meu site (edsonolimpio.com.br), no Instagram (edsonolimpios) e no Face e Twitter (edsonolimpio). Visite-me! O nosso modelo de motociclismo em nada se assemelha ao motoqueiro (pejorativo!). Também se curte a moto numa lavagem e limpando detalhes com uma escovinha de seda e alguns puristas até de cotonete. É um ritual. A mulher de fé pode até não ajudar na lavagem, mas tem a habilidade e o bom senso de não complicar. Daí lembro de um bombeiro militar e motociclista do interior do Paraná, próximo à Foz do Iguaçu. Estávamos num desses encontros motociclísticos trocando figurinhas, ele sacou a tirou: “Minha mulher odeia moto. Nunca quer sair comigo. Bota osso de tudo que é jeito. Até que chegou um dia que ela me disse: Ou eu ou a moto? Ainda sinto algumas saudades dela. Cozinhava mais ou menos, mas era uma ninja na cama. Mas a fila anda e ela bailou”.

Crônicas & Agudas

Jamais desafie o motociclista apaixonado por sua máquina. Todas as minhas motos tiveram o mesmo nome e, você que me dá a alegria de me acompanhar, conhece inúmeros episódios ou causos. A primeira viagem maior que fizemos com a Indy foi para Serra Negra, São Paulo, e cidades do sul de Minas Gerais. Eu achava a motivação para alguma região, geralmente coincidindo com algum evento de motociclismo e providenciava em deixar a moto nas melhores condições de viagem. Jamais economizamos com o melhor mecânico ou com a troca de pneus, por exemplo. Pneu traseiro em moto tem uma vida muito curta se comparado com automóvel. Após os 10.000 km tem que estar com o pneu da mesma marca e qualidade do original já encomendado, pois muitas vezes somente se conseguia em São Paulo. A Cledi preparava a bagagem com roupas, remédios e tudo o mais que poderíamos necessitar. Também se encarregava com os contatos telefônicos com os hotéis do percurso e do destino final. Internet não existia. GPS? O velho mapa rodoviário de Quatro Rodas marcava o percurso. A autonomia de uma moto é menor que de um carro, assim cuidados com os postos de gasolina.

Cr & Ag

Em viagem, o cuidado com a alimentação é muito importante. Uma gastrenterite, uma infecção alimentar ou outra bronca desse calibre é assustador, quando não o sonho vira um pesadelo real e fétido. A alimentação da moto é a gasolina, que como tantas coisas nesse Brasil surrupiado e explorado, também é precária. Gasolina batizada. Postos de combustível em péssimas condições do visual ao banheiro. A CBX 750 Indy é uma especial obra de arte da engenharia. Seus quatro cilindros são alimentados por quatro carburadores. Isso mesmo que você leu. A gasolina nacional criava uma meleca, um gel aderente e entupidor dos sistemas. Comum ao retornar ter que fazer uma limpeza da carburação. O singular Luiz Pazeto, especializado na Honda no Japão, sempre foi meu primeiro mecânico. Pazeto desmontava e caprichosamente limpava. Tudo limpo, remontar e equalizar os quatro carburadores. Equalizar é fazê-los funcionar em harmonia absoluta. Complicado e difícil. Pazeto deixava tudo em perfeita harmonia.

Cr & Ag

Faça a analogia de uma família – vários carburadores e vários cilindros e vários outros detalhes importantes e vitais na máquina familiar. Como equalizar tudo isso? Como harmonizar semelhantes ou completamente diferentes? Mecânicos se assemelham a terapeutas, religiosos, médicos e, principalmente, a vontade e habilidade de cada um. Lembrar que há momentos da estrada da vida que contaremos somente com nós mesmos. A “gasolina” que encaramos na viagem é, muitas vezes, igual ou pior que a nossa moto recebia. Que o Ano-Novo seja de equalização da vida!

2010 – 01 – 07 Janeiro – Equalizar os Carburadores e a Vida – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – www. edsonolimpio.com.br

A Medicina já foi assim 21A Medicina já foi assim 22

Deixe um comentário