A Intuição e o… Cutuco! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 10 março 2020.

 

A Intuição e o… Cutuco!

Dicionário Eletrônico Houaiss – Cutucar: tocar (alguém) com os dedos ou com o cotovelo, a fim de chamar-lhe a atenção. Cutucão: Regionalismo: Brasil. Uso: informal.1 cutucada forte, intensa. 2 golpe com instrumento cortante; facada, cutilada. A datação inicia em 1899. E suas variantes de uso como cutucação. Daí que ‘cutuco’ pode ser uma ação ou ato de cutucar como a sensação que a pessoa experimenta.

É

 

 da vida de cavaleiros, como do gaúcho dos pampas, um entendimento entre homem e cavalo. Em qualquer circunstância em que o cavalo rejeitar, refugar o comando do homem, o indivíduo deve ter a sensibilidade de tentar compreender e até aceitar. Estórias de cavaleiros serem livrados de emboscadas ou uma jararaca (cobra ou homem) no caminho pelo cavalo que empaca, trava e recusa-se a continuar são frequentes na tradição. Até surge algum conflito em quem seria o melhor amigo – cão ou cavalo? Ambos. Os sentidos dos animais são mais afiados, mais apurados que os dos humanos. É sabido. E nessa interrelação de amizade e sobrevivência, temos avançado. Houve um tempo distante em que as mulheres enfiavam os braços nos seus homens e assim transitavam. Sem grandes discussões, entende-se que os sentidos femininos são mais aguçados. A mulher tangencia e evita o combate franco. O homem já é direto e tempestuoso. A fêmea com o braço marcando território no seu homem, seja por provedor, gerador de sua prole ou por amor intrínseco sente antecipadamente os riscos na sua jornada.

 

Crônicas & Agudas

 

Psicólogos e médicos, cientistas de todas as épocas, assim como espiritualistas buscam uma maior compreensão e um domínio sobre essa arte ou sentido – seria o sexto sentido? As mães que acordam em sobressalto pela madrugada ou em outras situações… O médico que sente algo no seu paciente que os exames não mostram e os colegas desdenham… A esposa que cutuca com o cotovelo, com a mão ou com a ponta do pé o marido quando esse se encaminha para uma ‘furada’. Conhecemos o funcionamento de menos de 15% de nosso cérebro. Além do ‘desconhecido de almeida’, muitas virtudes da mente e do corpo vão sendo anestesiadas, deprimidas, sublimadas nessa vida veloz de trancos e barrancos, de dúvidas respondidas pelo doutor Google e pelo retrocesso evolucionário estampado em tatuagens e adereços de metal, por exemplo, disseminados pelo corpo.

 

Cr & Ag

 

A intuição, no seu mais amplo entendimento e aceitação, perambula, trafega e exercita-se pelo mundo espiritual, respeitando cada filosofia e religião. “Foi o anjo da guarda que o salvou”! “Os guerreiros salvaram a família do trágico acidente”. “Seu mentor espiritual e seus mestres de luz e amor abrem seus caminhos e lhe permitem levar saúde e felicidade para as pessoas”. “Ela tem muita mediunidade”. “Seu magistério é de inspiração divina, Cristo lhe ampara”. São algumas afirmações correntes e reais num universo em que “entre o céu e a terra há mais coisas que a nossa vã filosofia alcança” (William Shakespeare). O exercício do ‘cutuco’ ou até da sua forma mais enérgica, o cutucão, deve ser reavaliado por todos nós. Prever antes de acontecer. Antecipar-se ao evento. Premeditar antes de sofrer as consequências. Treinar os sentidos comuns e evoluir na intuição. O serviço secreto russo, com o fim da Segunda Guerra, abocanhou cientistas alemães que pesquisavam e tentava aplicar em indivíduos treinados arduamente essas habilidades. Sabe-se que conseguiram proezas.

 

Há certa confusão entre intuição e bom senso. Banco de escola não te dá bom senso, pode ajudar ou complicar. A arte nobre de viver e de respeitar aos outros como a si mesmo é a fonte inesgotável do bom senso. “Votei nele de novo e deu em M”. “Tudo isso aí da Lava Jato é perseguição, vou votar neles de novo”. Jamais seu cão ou seu cavalo votaria ou iria por esse caminho e você sente o cutuco e continua piorando a sua vida e de todos, inclusive de seus familiares. Talvez o cutucão não lhe baste!

 

2020 – 03 – 10 Março – A Intuição e o Cutuco – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

Deixe um comentário