“E os gatos por que não comeram os ratos”? Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 30 Junho 2020.

2020- 01 - Jornal Opinião - Cabeçalho da Coluna para BLOG

E os gatos por que não comeram os ratos”? – continuação.

N

a casa de meus pais, sempre tivemos cães e gatos. Geralmente um de cada. Na nossa casa e com nossos filhos, também tivemos cães e gatos. Vários! Nossa amada Gata Neve está beirando os 20 anos de idade. A rotina na Viamão que eu cresci era de que muitas pessoas tinham temor ou preconceito com os gatos, principalmente com os gatos pretos – “gato preto dá azar”; “nunca cruze com um gato preto”; “gato preto tem coisa com o demônio”. Segue a balada triste. Era comum ninhadas de gatos, filhotes, serem ensacados e abandonados, quando não jogados no Lago da Tarumã ou dentro de um poço. Crueldade que ainda ocorre. Qual seria a origem dessa perseguição aos felinos domésticos? Em certas civilizações, como a egípcia, o gato tinha porte de divindade e condutor entre o mundo visível e invisível. Entre o mundo material e o espiritual. No norte da Europa, como nos vales da atual Alemanha, o gato habitava e acompanhava os místicos. Lá pelos anos de 1232-3, o Papa Gregório IX instituiu a Inquisição. Foram uns 600 anos de mortes e perseguições “em nome de Deus”. Seria hoje com o STF e seus acólitos podendo queimar nas fogueiras ou trucidar como quisesse aqueles considerados “hereges”, sem nenhum limite. Ter um gato em casa, ser visto dando comida ou acariciando um gato (nem precisava ser preto) seria motivo suficiente para ser denunciado por qualquer desafeto, “não gostei da tua cara”, “bronca contigo” e torturado até confessar qualquer coisa que o torturador desejasse.

Cr & Ag

A Igreja nega perseguição aos gatos. Mas isso instituiu uma matança de gatos. Sacrificavam-se gatos (sacos de gatos – veja outra analogia) nas festas religiosas. Em fogueiras. Jogados das torres das igrejas. Alvos. Jogados nos rios. Gato sempre teve pânico de água e talvez se acreditasse que os demônios sairiam deles na hora do afogamento. Ou morreriam juntos. Conta-se (Igreja nega) que outro Papa, Inocêncio VIII, de 1484 teria agravado a situação. O real e inegável é que milhares de pessoas foram torturadas e executadas em fogueiras, calabouços e… Hereges, bruxos e feitiçaria era qualquer um em desacordo com a opinião e vontade do inquisidor – que também era uma corte suprema e inapelável depois de morto.

Cr & Ag

Sem seu inimigo e predador natural, os ratos negros com suas pulgas fatais disseminaram a Peste Negra ou Bubônica que dizimou uns 200 milhões de criaturas. Essa semana o perseguido pela inquisição Governo Bolsonaro aprovou o Marco do Saneamento Básico – metade dos brasileiros não tem esgotos e água tratada – olha a Peste Chinesa! A Europa Medieval era assim, uma imensa favela, agravada pela aconselhada e nutrida da autoflagelação. Que rasgava o corpo para uma infinidade de doenças que eram por essas criaturas disseminadas enquanto mostravam sua fé. E os ratos cresceram na fartura como político em tempo de pandemia. A doença minou e matou! Os ricos antecipavam-se comprando “um lugar no céu” e pagavam proporcionalmente “à proximidade com Cristo”. Sempre se acreditou que as doenças e os flagelos seriam penas impostas aos homens por seus pecados. Quanto maior a ignorância, maior o poder de religiões e manipuladores.

Crônicas & Agudas

Os governadores, prefeitos, médicos-cientistas e jornalistas creditam seus fracassos “ao povo que não colabora e não faz a sua parte”. A Justiça seria o inimigo natural da “peste”, entenda também como crime. O gato contra os ratos! Os ratos brasileiros estão livres, leves e soltos. O cidadão olha a roubalheira das compras superfaturadas, das montanhas de dinheiro vindas do “odiado” Bolsonaro e gastas sabe-Deus-onde, assiste. O STF sendo vítima-polícia-juiz-carrasco, a quebradeira e o desemprego, a vagabundagem imperando, os criminosos saindo das cadeias aos borbotões e o cidadão encarcerado e caçado pelo “isolamento social”, etc. Nova inquisição e nova idade das trevas? Há quem sinta esperança na Peste Chinesa? Terrível! Assustador quando a liberdade e a democracia morrem antes da enfermidade.

 

2020 – 06 – 30 Junho – E os gatos por que não comeram os ratos – Eds Olimpio – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião

http://www.edsonolimpio.com.br

2020 - 01 - Cabeçalho inferior da Coluna para BLOG

Deixe um comentário