Deuses e Demônios! Parte 1 de 2 . Edson Olimpio Oliveira , Crônicas & Agudas . Jornal Opinião de Viamão . 01 Setembro 2020.

clip_image003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deuses e Demônios! – Parte 1 de 2

 

Depois do período de enclausuramento compulsório de final de março e abril, retornamos ao consultório. O pacientes temerosos chegam-se com queixas diversas. Entretanto, todos se lastimam da insônia, falta de sono, sono ruim, sonhos excessivos e carregados de apreensão. “Tem que dormir para crescer” – avós orientam suas filhas e noras novatas. “Sono é vida” na fala do sábio e do ébrio no botequim.

Vamos velejar ou remar um pouco nas águas do rio do tempo! “Está nos braços de Morfeu” (deus grego  mitológico dos sonhos). Seu pai Hypnos, filho de Zeus, era realmente o deus do sono. Essas entidades percorriam a Terra entrando pelo sono e sonho na vida dos humanos. O grego Asclépio (Esculápio romano) era o deus da Medicina. A Medicina da época incluía dormir nos templos, para que durante o sono fossem tratados pelas divindades, complementando a atividade dos médicos e seus auxiliares. Sono e saúde. Bom sono, boa saúde. E desconheciam a bioquímica corporal.

“Que teu remédio seja teu alimento e teu alimento seja teu remédio”, – Hipócrates!

 

Crônicas & Agudas

 

A Medicina e a química buscam substâncias que gerem sono. De álcool à drogas viciantes, a lista é longa. Novas “divindades” da farmacologia: diazepan (Valium), clonazepan (Rivotril), lorazepan (Lorax), segue o baile. Observe o “pan” ao final da palavra. Casualidade? Nada é casual.

Pã ou Pan dos gregos, Fausto dos romanos, um metamorfo (partes de animal/bode e homem) era o deus das florestas. Diabo também tem partes de bode! Apaixonou-se pela ninfa Sirinx. Num surto de libido, tesão selvagem, de espada em riste, bufando e babando no cavanhaque causou terror nas matas. Os bichos em pânico – macaco escalou o mais alto galho, o leão encostou a culatra na figueira… Sirinx desesperada gritava help, SOS e corria ofegante. À margem do rio, clamou auxílio das irmãs náiades. Transformada num caniço, num junco, que ao balouçar pela brisa emitia sons harmoniosos e belos. O desvairado bodão arriou a arma e a adrenalina, colheu o caniço e mais outros fazendo uma flauta, chamada Siringe.

Para o bem ou ao mal, o som da flauta ecoou pela floresta, desde então se teme atravessar matas à noite. Se escutar uma flauta, corra e proteja-se.

Siringe, a flauta de Pan, em forma de tubo, deu nome ao órgão de canto das aves, como papagaios. A anatomia médica deu esse nome a uma cavidade no sistema nervoso humano e a sua enfermidade – Siringomielia. Incrível como tudo está conectado! Seria de Pan, Pânico e Pandemônio? Discute-se.

 

Cr & Ag

 

Nossa sociedade ancora-se na civilização grega (helênica) e romana. Direito, engenharia, medicina… O médico ocidental presta um juramento ao diplomar-se – Juramento de Hipócrates! O maior legado de Hipócrates foi muito além da medicina, já que pouco interesse tinha ao tecnicismo. A moral, a ética, a honra, os princípios da retidão do caráter, consigo e com a natureza. Estuda-se assim na Deontologia.

Dessas eras a poucos séculos, as enfermidades estavam no desiquilíbrio de quatro humores naturais. “Fulano está de mal humor”! Isso vem daquela época. Qual o humor dos ministros do STF? O odor é fétido e o território é pantanoso e repleto de peçonha e monstruosidades.

Os ouvidos tem familiaridade com Platão e Sócrates – o filósofo executado com o veneno cicuta por não abdicar de seus princípios. Os livros do historiador e cronista Heródoto, como os poemas de Homero (de Ilíada até um “ato homérico”, grandioso) trazem a honra, a coragem, a dignidade, a moral e a ética e o valores humanos sempre em destaque, na base e na essência. Aos orientais há a filosofia de Confúcio e Buda.

 

Cr & Ag

 

Insônia e doença. Dormir e não acordar. Dormir e acordar em outro espaço – céu? Medo, até pavor. Incrustados em nosso espírito estão milhares de anos de humanidade e sobrevivência. O temor cresce, quando não se entende ou quem manda está de “humor ruim ou endemoniado”.

Nesses milhares de anos desbravando a terra e o mais profundo (calabouços?) da mente, do corpo e até da alma, estamos vencendo, evoluindo numa lei ancestral e inexorável, universal e independente das crenças e perversões. Amanhã é um novo dia. Outras lutas. O sol dentro de nós é poderoso. Sim! É alimentado pela chama divina. Entretanto colhemos aquilo que plantamos.

Convivemos com o que semeamos. Sempre o médico e o cronista te incitam, estimulam à reflexão e a reação!

 

2020 – 09 – 01 Setembro – Deuses e Demônios 1 de 2

Eds Olimpio – Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Avatar de pe3488 pe3488
    set 04, 2020 @ 20:27:23

    Gratidao

    Responder

Deixe um comentário