Gravidez e cozinhar o ganso!
Não se assuste se disser que homem engravida. Sem nenhuma mutação ou coisa de alienígena. Vamos devagar. Não engravida como a mulher, com quarenta semanas de heroísmo e resiliência única das mães. Há uma forma similar de gravidez que nos acomete em qualquer sexo. “Doutor está misterioso”, pensou.
O escritor “engravida” por um tema, uma crônica, um conto, uma poesia ou um doce romance, até com adoçante artificial. Seria uma metáfora? Aquela ideia relampeja em nossa cabeça, talvez agite o coração e montamos mentalmente, logo no papel ou no computador a sua estrutura. Preferencialmente com início, meio e fim.
Observe as fases da vida da pessoa, como a menopausa. Para muitas mulheres são batalhas constantes, guerrilhas contra adversários que sufocam em “calorões” ou torrentes de suor. Há as labaredas de alguma fornalha e jogam-se nas águas do chuveiro gelado ou despidas com ventiladores e ar condicionado em temperatura polar. Irritabilidade – “Sou outra pessoa, doutor. Não me reconheço mais”!
Crônicas & Agudas
Nós, homens, por melhor da boa vontade, jamais saberemos a realidade de uma gravidez ou de uma menopausa. Jogue-se para o extremo inicial – a menarca ou a primeira menstruação. Santo Deus! Alegria de se tornar uma mulher e ansiedades mil. Dessas fases, como da menopausa nascerá uma nova mulher. Mais bela. Mais completa. Mais ciente da sua força e da sua luz. Com mais amor e menos paixão. Mais serena e sempre companheira. Uma amiga com mais sabedoria e um currículo de lutas e vitórias, suplantando as quedas.
Na vida do homem há menos atribulações físicas desse formato e cardápio, suas batalhas são diferentes. Difíceis para ambos conforme suas capacidades e entendimentos e dos apoios que recebem.
Crônicas & Agudas
As habilidades de cozinhar foram mais femininas. O cozinheiro com largas habilidades é algo mais recente. Cozinhar – aí está o mérito da paciência. Do fazer cada coisa ao seu tempo. “Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo”! A comida além de ser gerada com amor e muito carinho observa tempos diferentes para cada tipo de alimento. Pratos diferentes. Pratos ao gosto dos filhos, do esposo e até da sogra. Olho de sogra e olho na sogra.
“Cozinhar o ganso” é a arte de fazer todo um preparo, desde deixar em cativeiro alguns dias antes do abate (limpeza), desfolhar a margarida, digo, depenar e outros eteceteras até à panela. E… Tempo! Quantas vezes, esse ganso velho, carne dura, horas a fio e a fogo e a arte de Jó – paciência! Tantas situações da vida temos que “cozinhar o ganso”, entende?
Crônicas & Agudas
É o exercício continuado da arte e técnicas da paciência. Foco e objetivos. Engravidar e partejar, de projetos a pessoas – metáforas e realidades. Tendemos atropelar o tempo. Tememos o tempo – “se não der tempo”.
O futuro a Deus pertence. Fazer o agora ser um presente para nós e na sequência para quem amamos ou, simplesmente, nos acompanham nessa jornada. Fácil? Não.
Acredite que você é capaz. Sem medo de engravidar de seus sonhos e fazer um mundo melhor. Ser resiliente e melhorar cada tarefa, não como sendo a derradeira, a última, mas a melhor que você possa ser e fazer no seu tempo.
Pense comigo!
Compartilhando com Vocês!
Atravessamos mais uma fronteira na vida profissional.
Sou Médico Cirurgião Jubilado pela Sociedade de Cirurgia Geral do RGS – SOCIERGS.
Sou Especialista em Cirurgia Geral Jubilado pelo Conselho Regional de Medicina – CREMERS.
2021 – 01 – 26 Janeiro
Gravidez e Cozinhar o ganso
Eds Olimpio
Crônicas & Agudas
Jornal Opinião de Viamão
http://www.edsonolimpio.com.br
Acima Vocês observaram alguns logos
criados para Turmas de Medicina
e de Odontologia.
Abraços e Gratidão pelo Carinho e Respeito
que me recebem!
Deus abençoe e proteja todos Vocês e
seus Familiares, Pacientes e Amigos!
jan 31, 2021 @ 14:41:02
Gratidao