Esperança! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 23 Março 2021.

 

Esperança!

As palavras “Esperança e Sopro” teriam a mesma raiz do grego primitivo. Santo Agostinho, na Suma Teológica, cravou que os pilares ou virtudes fundamentais da religião judaico-cristã são: Fé, Humildade e Esperança. Lembre-se que no Gênesis, após Deus modelar o barro a “sua imagem e semelhança”, Ele soprou às narinas e fez-se a vida. O primeiro homem sentia um vazio dentro de si ao ver as criaturas em casais no Éden. E Deus fez a primeira mulher – é a Esperança e o Amor do Pai na sua criação. Sugava-se e soprava-se no nariz do bebê ao nascer, logo o primeiro choro e a vida iluminar seu corpo. Ao contrário – toda morte acaba no último suspiro/sopro de vida, talvez de um ventilador sem o amor dos seus.

[O sol há de brilhar mais uma vez / A luz há de chegar aos corações…] – música Juízo Final do genial Nelson Cavaquinho é considerada uma ode à esperança. Segundo o Professor M.S. Cortella, “esperança” (verbo esperançar) difere de “espera-nça” (verbo esperar). Queremos a esperança ativa e firme. “A esperança é a última que morre!” – na sabedoria popular. Há quem queira assassiná-la. Não permita. Viva-a! Busque-a! Estimule-a em outras pessoas!

Crônicas & Agudas

Jesus Cristo, o Médico dos Médicos, o Salvador, é o supremo mensageiro de Deus na esperança da humanidade. O médico é o mensageiro da esperança quando adentra o lar do enfermo, no consultório ou no leito hospitalar. Pense no médico que diga: “Não vou, não tem remédios, só esperar”(passividade) (sorte/milagre) ou “Está desenganado”. Digo-lhe: troque de médico! A única certeza dessa pandemia é que não há certeza absoluta ou permanente.

Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança” – Shakespeare. “Se a princípio a ideia não é absurda, então não há esperança para ela!” – Einstein. Creio que foi Sartre: “A busca da racionalidade e a supremacia da razão, decretam a morte de Deus” e “Náusea e desespero são antíteses da esperança”.

Para o bem e para o mal, a Medicina sempre esteve atrelada ao poder, à ideologia, à ciência, à religião. No palco da pandemia dois atores estão em embate furioso – o vírus e os medicamentos. Há o VAR, como no futebol, complicando e destruindo resultados. Sectarismo. “Só sei que nada sei!” – Sócrates. A ideologia doutrina os escassos referenciais, sendo o doente até um incômodo (?) – lembra um governador? Por que os “que não tem o que fazer, somente esperar” estão em conflito daqueles que acreditam “tem que tentar”? Medicina, latim ‘mederi’ – “melhor caminho”; tratar sempre; curar, se possível; aliviar e consolar sempre. O paciente ainda é corpo-inteligência e espírito. Jamais – o “leito 25” somente, ou um Adão/Eva robótico.  

Crônicas & Agudas

Na desesperança (desespero, desengano, …) é direito primordial da pessoa buscar desde “o benzimento da amada vovó”, chás, remédios disponíveis, orações e fé, enfim manter a esperança viva. Se a doença vencer – “tentamos tudo que podíamos”. Todos são responsáveis. O primeiro juiz é a consciência.

A esperança é divina. “Está a se discutir o direito de tentar sobreviver das pessoas, de ter esperança na cura da moléstia, usar ou não usar tratamento precoce – respeitar sempre. Por que negar o direito à esperança?” – “Uma chamada à consciência coletiva para… médicos… dedicando a própria vida nesta luta.” (Dr. Eduardo Cunha de Oliveira, advogado). A fé ilumina. A humildade trata. A esperança leva à cura. Quantos pensam assim nas terapias alternativas, hoje Integrativas? E o melhor para os enfermos num conflito desnecessário?

Tire a esperança de um pai ou mãe, da esposa, dos avós – tira-se o seu sopro de vida, seu sopro de esperança! Sabota-se sua imunidade e sua capacidade de autocura, de reagir.

 

 

 

2021.03.23 Março

Esperança

Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

 Pandemia - Sol Nascente

Esperança!

 

*/* Mensagem anexada ao envio da Crônica Esperança aos paricipantes da lista de WhatsApp.

“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante ao primeiro: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas”. – Mateus 22:37-40. Essa foi a palavra do Médico dos Médicos.

*.*

Amigos e Amigas, bom dia!

Os conceitos e entendimentos podem divergir,

mas todos os caminhos levam a um único lugar.

Sem ódios ou enfrentamentos desnecessários,

logo o desafiador será testado.

Cuide-se e será cuidado.

Ame e será amado.

Nenhum de nós tem certeza do amanhã,

faça o seu dia sempre um dia de Luz.

Saúde e Sabedoria.

Do Eds

*.*

 

2021.03.23 Março

Esperança

Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

Heróis ocultos!

por Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão – 16 Março 2021.

Nota: a lista de recebimento pode ter tido exclusões ou inclusões na agenda. A coluna é semanal.  Se deseja incluir ou indicar novos associados, comunique.

.

É magnífica a corrente de orações que unem amigos distantes na geografia, mas próximos pelo coração. Ore individualmente. Ore em família. Agendem um horário para os familiares se unirem em orações.

Manter a Fé, a Humildade e a Esperança.

Cuide-se e cuide de quem Você ama!

 

“Uma vez mais vos asseguro que, se dois dentre vós concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles.” (Mateus 18,20)

 

 

clip_image005

 

Heróis ocultos!

Reconhecimento e Tributo

 

Nenhuma homenagem é suficiente. Toda a gratidão é justa e necessária para médicos e demais profissionais da saúde no front. Lembrando sempre do pessoal das ambulâncias, como o SAMU. Outros profissionais, entretanto, fazem da Medicina um dos mais belos sacerdócios. Estigmatizados e perseguidos, difamados e aviltados pelos próprios “colegas de profissão”.

O cerne, o coração e alma do Juramento de Hipócrates é ética plena e amor ao paciente. O mais intenso respeito e dedicação ao enfermo. Outros profissionais da saúde aliam-se nessas leis primordiais. Nessa devastadora pandemia, a maior desde a gripe espanhola, há ilustres médicos e suas entidades de classe que negam a possibilidade ao enfermo pela Covid-19 (peste chinesa) ao tratamento disponível, denominado de “precoce”. Por que? Nenhuma sustentação “baseada em evidências” é suficiente para algumas falanges inquisitórias.

Usar ou não – respeitar sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

Exija-se da Índia (Medicina Ayurveda) e China (acupuntura, etc) com mais de 5 mil anos essas mesmas exigências. Exija-se também da Homeopatia, de valor inquestionável. Exigiram dos milhares de cubanos a comprovação de que eram realmente médicos a habilitação constitucional a exercer medicina no Brasil? Não!

Ansiamos que as vacinas mudem o curso da doença. Queremos vacinas sim! Mas elas são “experimentais” – desconhece-se a eficácia real, tempo de ação, cobertura, efeitos adversos a médio e longo prazo, vírus mutantes – jamais as desprezamos ou subestimamos.

Não faço tratamento precoce para meus pacientes. Respondo suas dúvidas e respeito sua vontade, escuto seus temores e sou solidário ao seu coração de mãe-pai, esposo/a – pessoa! Mostro opções e a escolha é dele ou seu responsável.

Usar ou não – respeitar sempre!

Tenho 50 anos de Medicina, boa parte deles em plantões cirúrgicos e até obstétricos. Aqui em Viamão, o Hospital de Caridade pertenceu às Irmãs Católicas. Várias vezes, pacientes e familiares solicitavam a presença de outros religiosos. Muitas Irmãs sentiam-se magoadas, porque eu os liberava para seus atos de fé dentro do rigor médico. Com o tempo, vendo a dedicação e competência com que cuidávamos de nossos pacientes e o carinho e respeito de todos, fomos ganhando o espaço que hoje é “normal” na Medicina.

O exercício da fé, da espiritualidade, da religião é indiscutível como fator de melhora e cura. A espiritualidade está nos congressos de Medicina. Há legiões que não aceitam e renegam.

Usar ou não – respeitar sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

Se fosse somente placebo já seria importante para o paciente e sua família. “Deu sorte e ficou curado!” – beleza. Que outros possam tentar a mesma “sorte” ou “milagre”. Um colega médico ligou-me com filho enfermo pelo Covid-19. Queria conversar. Sabia de sua posição contrária ao que está na ânsia do povo. Constrangido pela situação e “o que vão pensar”. Há duas opções disse-lhe: tentar ou não tentar. Se deixar a situação evoluir assim, sentia o risco de vida.  Como conviver com a consciência? – “Eu devia ter tentado”.

Disse-lhe: use todos os recursos, todo arsenal terapêutico, chame colegas que tem outra visão de Medicina. Se precisar, chame o padre, o pastor ou a vovó que benze, faça tudo que a tua intuição indicar. Converse com Deus. Peça que Cristo, médico dos médicos, te ilumine e aos médicos e salve teu filho. O filho curou-se. Sorte? Milagre?

Não são casos isolados ou exceções. Negue o direito à vida dos outros que um dia a morte vai bater na tua porta. E quando acontecer, tu saberás. Isso é bíblico.

Vejo colegas especiais com longa experiência médica com ética, amor ao paciente virando dias e noites, atendendo ao limite e esgotamento de si e até familiares. Há quem já adoeceu duas vezes da peste e jamais parou de ser médico. Respeito ao médico que não faz esses tratamentos e entende diferente, mas é de respeitar quem ofende e persegue outros médicos que nada mais fazem do que tentarem ser os melhores médicos que suas capacidades permitirem?

E os pacientes? Respeitar sempre!

 

2021.03.16 Março

Heróis ocultos – Reconhecimento e Tributo

Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

 

Agradeço sempre por me acompanhar em Crônicas & Agudas no Jornal Opinião de Viamão e em meio virtual.

Para sair da lista ou sugerir novos membro: WhatsApp para 51 986.060.748.

clip_image007

 

 

Dia do Médico Clínico! – 16 Março

 

Também do Médico Generalista e do Médico de Família.

 

Medicina com Cristo 7

Médico e Cristo

 

.            MÉDICO DE FAMÍLIA na visão e arte do artista americano José Pérez.

Médico de Família - Perez

O Diabo está na encruzilhada. E Deus? Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 09 Março 2021.

 

Amigas e Amigos

Companheiros/as de Jornada!

Nas sombras da Dor e de tantas Incertezas (encruzilhadas),

tenha uma Certeza: a Oração é Luz e Esperança!

Reze, ore! ELE está contigo!

Quando em coletividade, faça como nos cultos

de todas as religiões, uma fase em sincronia absoluta com outras pessoas.

Noutra fase, você solito e Deus, como entender melhor, a sua maneira e Fé.

É uma sugestão, baseada como a humanidade tem feito desde

os tempos iniciais.

Faça o seu melhor pelos seus amigos. E pela sua Pátria.

Cuide-se. Cuide de quem Você ama.

Lutar sempre. Desistir jamais.

09 Março 2021

 

O Diabo está na encruzilhada. E Deus?

 

clip_image002clip_image003

O Diabo está na encruzilhada!

E Deus?

 

Nós, você e eu, não estamos aqui, necessariamente, para penar, sofrer, esfolar o carma ou, enfim, sofrer. Estamos, você e eu e todos na nossa jornada de vida, para aprender, entender, evoluir e iluminar-se. O sofrimento passa pela nossa imensa dificuldade em evoluir como ser humano e humanidade. Nossos defeitos perfuram a roda do tempo.

A ingratidão, por exemplo, é um deles. Cristo seria crucificado se as pessoas que estavam no Sermão da Montanha e os milhares que ele curou e o acompanhavam tivessem a atitude de impedir o supremo sofrimento? A história de inúmeras crenças e religiões revelam ou indicam que “o Diabo (em todas as acepções) está nas encruzilhadas”.

Pode trocar Diabo por entes malignos ou o poder das trevas e do mal. E muitos pactos persistem sendo realizados nas encruzilhadas de estradas e caminhos em todas as geografias do planeta.

 

Crônicas & Agudas

 

A encruzilhada física de estrada, rua ou caminho está marcada com o local de decisão. Qual o caminho tomar? Por essa estrada ou por aquela outra? Quantos atalhos levam a desfechos sinistros. A todo o momento estamos em alguma encruzilhada de nossa vida. Simples? Complicada? Por que estamos continuamente nessas encruzilhadas e temos que decidir?

Será aqui a resposta da pergunta inserida no título – E Deus? Onde está Deus? Deus está no amor pleno, na Luz que te possibilita o livre arbítrio. Livre arbítrio! Parece pouco, mas é tudo. Somos livres para decidir qual o caminho da encruzilhada queremos seguir. Assim está na Bíblia Sagrada com Eva e Adão. Livre arbítrio será Luz, Vida plena e Amor ou será o caminho da perdição? A decisão é somente nossa. Sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

A humanidade de Cristo fê-Lo balbuciar no absoluto sofrimento, com a vida se esvaindo de seu corpo dilacerado: “Pai, por que me abandonaste!” Logo seus olhos rubros e túrgidos contemplaram Aquele que nunca abandona. Nem ao mais desgraçado. Este terá encruzilhadas e poderá escolher, se quiser, o melhor caminho. Ele está em todos os locais.

Sinta que quando nossos amigos e familiares distanciam-se de nosso toque, são isolados em UTIs, colocados em morgues, sepultados sem o pranto presencial de quem lhe ama, nunca estará realmente solitário. A energia que emana de nosso amor estará com ele. Os amigos e parentes estarão esperando-o e tratarão suas feridas na luz do seu merecimento. Outros, muitos outros, entretanto, receberão outra recepção no peso de suas decisões e das encruzilhadas da vida e da morte.

Sim, creio que em outro plano existencial continuaremos com o livre arbítrio. Sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

“Não está na hora de ´partir!” – sempre pensamos. Mesmo com o aeroporto lotado. Imensas filas de embarque dentro e fora. Decolagens e prantos de despedida. “Não tá na hora!” A hora da chamada virá para todos.

A nossa querida Mãe Preta, dona Zulmira Andrade, 93 anos de amor e dedicação aos outros. Aqui citada e amada, partiu. Nos últimos tempos, teve importante melhora física e cognitiva. Ajudando suas companheiras de lar. Querida por todos, em todos os lugares. Acordou certa manhã: “Sonhei que está na minha hora. O Mestre estava ao lado da minha cama”. Um par de dias após, depois de levantar para urinar, deitou-se e dormiu. Dormiu o sono dos justos e iluminados. Às 6 horas, a enfermagem constatou seu óbito.

Estive em seu colo, também amigo e médico. Estará sempre como um anjo cuidando sua legião de filhos de amor. A soma de suas encruzilhadas levou-a à Luz. Ela que tanta Luz nos trouxe!

“E Deus?” – conosco sempre. Lembramos Dele na dor. Esquecemos Dele na alegria.

 

Você pode não acreditar Nele ou aceitá-Lo, mas estará contigo nas tuas encruzilhadas. Nossas vidas!

 

Ontem, Dia da Mulher e da partida de minha mãe Dora. Se existia alguma mácula à toda Eva (mulher), por Maria, Mãe de Jesus Cristo, são abençoadas eternamente. Nossa Admiração, Respeito e Gratidão às Mulheres!

 

  2021 – 03 – 09 Março

O Diabo está na encruzilhada. E Deus?

Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

Se você quiser indicar para receber Crônicas & Agudas,

Ou se quiser sair da listagem,

Envie WhatsApp: 51 997 076 297

Obrigado pela Companhia e incentivo.

Dia do Bibliotecário! 12 Março.

 

Admiração. Respeito. Gratidão!

 

03 - 12 Março - Dia do Bibliotecário

Dia do Médico Nefrologista! 08 Março

Dia da Nefrologia!  09 Março

Os rins poder ser severamente atingidos durante a

enfermidade do Covid-19. O Médico Nefrologista e demais profissionais da Saúde estão nesse front para atenuar danos e salvar vidas.

Med Nefrologia

Dia da Mulher! 08 Março .

 

Nossa homenagem às Mulheres, especialmente para as da nossa listagem. Um ramalhete de flores perfumadas com nosso Carinho e Gratidão!

03 - 8 Março - Mulher - 2021

 

3 - Março dia 8 - Dia da Mulher - 2021

O hábito do Cachimbo e a Boca Torta! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião. 02 Março 2021.

 

Bom dia, espero que Você esteja com Saúde e

suportando a situação econômica.

Obrigado por me receber e Crônicas & Agudas

 – O hábito do Cachimbo e a Boca Torta!

Busque tratamento aos primeiros sintomas.

Uma legião crescente de médicos buscam

o arsenal terapêutico disponível e não se

conformam que a Saúde seja vencida pelo vírus,

política, ideologia ou pelo conformismo.

.

Cuide-se!

Cuide da sua família!

Oremos juntos!

Que a Luz Divina seja a sua intuição!

clip_image001

O hábito do Cachimbo e a Boca Torta!

 

clip_image003clip_image004

O hábito do Cachimbo e a Boca Torta!

 

 

Cachimbo! A que você associa o cachimbo? Você vai desenrolar uma lista enorme de pessoas e usos que representam a utilização do cachimbo desde a esportiva, passando pelos tratados de paz (cachimbo da paz), também pelo inferno das drogas, chegando aos ritos religiosos. Inteligência e sagacidade – Sherlock Holmes. Força – Popeye. Erudição – Sartre. Religiosidade – tribos ameríndias e africanas. Estratégia e poder militar – General MacArthur. Confeccionado com os mais diversos materiais, dos mais simples aos mais valiosos.

 

O século XX alçou o charuto ao ápice – de Churchill ao Fidel, do poder à mística. Estudantes de Medicina, ansiosos por novos saberes e varar horizontes do milenar ofício, recebiam dos mestres a pérola: “Veja se está cachimbando!”. Os doentes acordados ou comatosos, cercados da angústia dos familiares, que respirassem pela boca com desvio de seu eixo ou comissura labial, de “boca torta”, teriam um “derrame” ou AVC – Acidente Vascular Cerebral. E com os olhos esbugalhados examinavam todas as bocas, enquanto subliminarmente torciam seus lábios – “cachimbando”!

 

Crônicas & Agudas

 

Além do diagnóstico diferencial de episódio pitiático/conversivo (nervos), revela-se uma paralisia facial. A origem está na face dos fumantes crônicos de cachimbos. O cachimbo, com seu peso maior que o cigarro, está destinado a um dos cantos da boca e ali permanece longas horas. Bach usava e até compôs sobre seu “amigo”. Escritores usam-no para “melhorar” sua caminhada nas letras, como JRR Tolkien.

 

Até o nosso Saci se apresenta com seu cachimbinho típico. Esse uso prolongado, lentamente deforma a boca do usuário. Entortando-a. Toda satisfação tem um custo, por vezes, bem elevado – da boca aos pulmões e demais órgãos do corpo.

 

Crônicas & Agudas

 

Daí vem a expressão da sabedoria popular: “O hábito do cachimbo deixa a boca torta”. Que varre em seus sentidos mais amplos a analogia, metáforas e alegorias, sempre ilustrando e animando as criaturas a observarem seu entorno. Há situações em que essa utilização abrange um “espírito de corpo”, como os criminosos que são “aposentados” com seus plenos “direitos”.

 

Há quem saia da toga e vá para a touca com a vida frouxa e flutuando nas mordomias pagas por que trabalha com honestidade, privando a si e sua família. A fumaça fedorenta, que nada tem de um blend Virgínia, revela a podridão de pessoas e instituições deformadas – ‘a derrama’, lembre.

 

Crônicas & Agudas

 

Você sabe e tem a certeza de que há “brasileiros mais brasileiros que outros”. Há “eles e nós” – parodiando a criminalidade. O “hábito do cachimbo” faz o pessoal “fura-fila da vacina” sentir que é seu direito e obrigação dos outros lhe privilegiar. Afinal, você e eu temos que saber que sua prole e ele são melhores do que nós (ironia!). E muito mais importantes para o universo.

 

Os profissionais do Samu (do SAMU!) tem a mesma necessidade de serem vacinados que… O jovem sadio de 25 anos que está num desses nichos ideológicos? Estranho? Não. É o hábito do cachimbo. Somente um país “doente” elege tantos “doentes” de bocas tortas.

 

Crônicas & Agudas

 

Os primeiros dentes nascem por volta do 6º mês de vida. Em tese, já pode largar a teta da mãe. Há quem idolatre a teta eterna. Mamar e sugar! Sugar babando na boca torta, mas sugando tudo que puder, como sanguessugas ou vampiros.

 

Tecem reais e falsos elogios e odes aos guerreiros do front da pandemia, mas continuam com mordomias e salário integral pago pelo vampirizado contribuinte, curtindo ou num “festerê” sem fim, não auditado, mas anunciado.

 

Trabalhar? Somente com “bandeira branca, meu amor” – apenas parecida com a letra da música de Dalva de Oliveira.

 

A pandemia talvez mude a nossa percepção de votar e coragem de enfrentar.

 

 

2021 – 03 – 02 Março

O hábito do Cachimbo e a Boca Torta

Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

Inclusão de novos Amigos ou saída da lista de Crônicas & Agudas:

Passe um WhatsApp para 51 997 076 297.

clip_image006

 

clip_image007