Heróis ocultos!

por Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão – 16 Março 2021.

Nota: a lista de recebimento pode ter tido exclusões ou inclusões na agenda. A coluna é semanal.  Se deseja incluir ou indicar novos associados, comunique.

.

É magnífica a corrente de orações que unem amigos distantes na geografia, mas próximos pelo coração. Ore individualmente. Ore em família. Agendem um horário para os familiares se unirem em orações.

Manter a Fé, a Humildade e a Esperança.

Cuide-se e cuide de quem Você ama!

 

“Uma vez mais vos asseguro que, se dois dentre vós concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles.” (Mateus 18,20)

 

 

clip_image005

 

Heróis ocultos!

Reconhecimento e Tributo

 

Nenhuma homenagem é suficiente. Toda a gratidão é justa e necessária para médicos e demais profissionais da saúde no front. Lembrando sempre do pessoal das ambulâncias, como o SAMU. Outros profissionais, entretanto, fazem da Medicina um dos mais belos sacerdócios. Estigmatizados e perseguidos, difamados e aviltados pelos próprios “colegas de profissão”.

O cerne, o coração e alma do Juramento de Hipócrates é ética plena e amor ao paciente. O mais intenso respeito e dedicação ao enfermo. Outros profissionais da saúde aliam-se nessas leis primordiais. Nessa devastadora pandemia, a maior desde a gripe espanhola, há ilustres médicos e suas entidades de classe que negam a possibilidade ao enfermo pela Covid-19 (peste chinesa) ao tratamento disponível, denominado de “precoce”. Por que? Nenhuma sustentação “baseada em evidências” é suficiente para algumas falanges inquisitórias.

Usar ou não – respeitar sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

Exija-se da Índia (Medicina Ayurveda) e China (acupuntura, etc) com mais de 5 mil anos essas mesmas exigências. Exija-se também da Homeopatia, de valor inquestionável. Exigiram dos milhares de cubanos a comprovação de que eram realmente médicos a habilitação constitucional a exercer medicina no Brasil? Não!

Ansiamos que as vacinas mudem o curso da doença. Queremos vacinas sim! Mas elas são “experimentais” – desconhece-se a eficácia real, tempo de ação, cobertura, efeitos adversos a médio e longo prazo, vírus mutantes – jamais as desprezamos ou subestimamos.

Não faço tratamento precoce para meus pacientes. Respondo suas dúvidas e respeito sua vontade, escuto seus temores e sou solidário ao seu coração de mãe-pai, esposo/a – pessoa! Mostro opções e a escolha é dele ou seu responsável.

Usar ou não – respeitar sempre!

Tenho 50 anos de Medicina, boa parte deles em plantões cirúrgicos e até obstétricos. Aqui em Viamão, o Hospital de Caridade pertenceu às Irmãs Católicas. Várias vezes, pacientes e familiares solicitavam a presença de outros religiosos. Muitas Irmãs sentiam-se magoadas, porque eu os liberava para seus atos de fé dentro do rigor médico. Com o tempo, vendo a dedicação e competência com que cuidávamos de nossos pacientes e o carinho e respeito de todos, fomos ganhando o espaço que hoje é “normal” na Medicina.

O exercício da fé, da espiritualidade, da religião é indiscutível como fator de melhora e cura. A espiritualidade está nos congressos de Medicina. Há legiões que não aceitam e renegam.

Usar ou não – respeitar sempre!

 

Crônicas & Agudas

 

Se fosse somente placebo já seria importante para o paciente e sua família. “Deu sorte e ficou curado!” – beleza. Que outros possam tentar a mesma “sorte” ou “milagre”. Um colega médico ligou-me com filho enfermo pelo Covid-19. Queria conversar. Sabia de sua posição contrária ao que está na ânsia do povo. Constrangido pela situação e “o que vão pensar”. Há duas opções disse-lhe: tentar ou não tentar. Se deixar a situação evoluir assim, sentia o risco de vida.  Como conviver com a consciência? – “Eu devia ter tentado”.

Disse-lhe: use todos os recursos, todo arsenal terapêutico, chame colegas que tem outra visão de Medicina. Se precisar, chame o padre, o pastor ou a vovó que benze, faça tudo que a tua intuição indicar. Converse com Deus. Peça que Cristo, médico dos médicos, te ilumine e aos médicos e salve teu filho. O filho curou-se. Sorte? Milagre?

Não são casos isolados ou exceções. Negue o direito à vida dos outros que um dia a morte vai bater na tua porta. E quando acontecer, tu saberás. Isso é bíblico.

Vejo colegas especiais com longa experiência médica com ética, amor ao paciente virando dias e noites, atendendo ao limite e esgotamento de si e até familiares. Há quem já adoeceu duas vezes da peste e jamais parou de ser médico. Respeito ao médico que não faz esses tratamentos e entende diferente, mas é de respeitar quem ofende e persegue outros médicos que nada mais fazem do que tentarem ser os melhores médicos que suas capacidades permitirem?

E os pacientes? Respeitar sempre!

 

2021.03.16 Março

Heróis ocultos – Reconhecimento e Tributo

Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

 

 

Agradeço sempre por me acompanhar em Crônicas & Agudas no Jornal Opinião de Viamão e em meio virtual.

Para sair da lista ou sugerir novos membro: WhatsApp para 51 986.060.748.

clip_image007

 

 

Deixe um comentário