Complacência! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 22 Junho 2021.

           
 

Complacência!

 

Crônicas & agudas

Jornal opinião de viamão

 

22 junho 2021

clip_image002

Complacência!

O médico, durante a sua formação, aprende e trabalha com a noção de órgãos e estruturas do corpo que executam constantemente a ‘complacência’. Assim é a distensibilidade do coração, dos vasos sanguíneos, dos genitais, entre outros. Há situações em que a complacência degenera – imagine aquela borracha ou elástico que “cansou”! – e temos, por exemplo, um coração fraco, dilatado, insuficiente para sua tarefa.

A pessoa veleja numa fome de ar, o fôlego encurta, o travesseiro fica muito baixo, levanta-se do leito após um sono inicial. Isso galopa na direção dos esforços, desde os mais simples serem extenuantes. Logo suas pernas engrossam e o inchume (edema) lhe possui inundando o corpo enfermo. A insuficiência cardíaca já deixou o palácio do coração e agride todo o corpo.

Assim constata-se que complacência tem limite. Tem um tempo de normalidade. Tem um grau de aceitação antes da degeneração evolutiva e fatal.

Crônicas & Agudas!

Semana passada, lembrei que mais de 80% das chamadas ao número 192 SAMU são trotes. Onde termina o universo da brincadeira e inicia o território sombrio da criminalidade? Brincadeira com risco de morte ou sequelas graves para outras pessoas que não possam ser socorridas a tempo? Assim acontece com as chamadas de bombeiros e organizações policiais.

A complacência sinistra, a permissibilidade inicia dentro da casa do jovem pichador, parasitas sociais e eternos ocupantes de bancos escolares. Isso perambula em todas as classes sociais – sem distanciamento. Agrava-se nos mais abonados e com tendências à imunidade, que a posição familiar ou econômica compra e paga.

Embora o coitadismo seja um esporte nacional com as cores e as músicas mascaradas e incitadas por ideologias.

O cronista jamais generaliza, mas o arguto leitor deve identificar onde estão os focos infecciosos e nefastos da sociedade.

Crônicas & Agudas!

Somos a pátria amada Brasil da criminalidade impune, julgada ou não, ainda se arvora de juízes, censores impolutos no lodaçal ético e moral que eles próprios consolidam. E quantos deles recebem os votos cívicos (ou cínicos?) repetidamente?

A desordem mora, mina os lares e a mente das pessoas ao curso dos anos e do endeusamento da mídia aditivada pelo dinheiro que falta à saúde, os salários surrupiados do trabalhador (que trabalha!) pelas mais variadas alegorias e tramoias (legais!). Quanto desse cancro nacional prolifera e se dissemina pela justiça, que habita algum universo paralelo e distante da realidade dos cidadãos honestos?

Há quem veja no judiciário espelhado em ministros do maior tribunal a neoplasia mãe. E você?

Crônicas & Agudas!

O mesmo jornalismo lacraia exige ação das polícias, mas joga o policial às hienas quando ele atua na defesa do cidadão e da sociedade. Esse mesmo facínora platinado exige que o cidadão não defenda sua vida, sua família ou sua propriedade. O criminoso é “um doente e vítima da sociedade”, passa pelo religioso pedófilo ao banco incentivador, viaja ao estuprador e falanges de bandidos por ação direta e pela complacência de um povo que o farol se perde na névoa cruel da impunidade orquestrada. E até endeusada.

Podemos esperar incontáveis reencarnações, dar a face ilimitadas vezes ou perder a honra para manter a vida? Pergunto, novamente, há tratamento precoce, inicial, profilaxia ou vacina para essa “pandemia” ou vamos nos arrastar no brete para o tubo ou para a marreta fatal?

O cronista gostaria de dissecar e iluminar seus leitores com outros temas, mas como ficar dissociado das aberrações e monstruosidades do cotidiano? Mais de 400 mil mulheres são estupradas em “anos normais” e com o isolamento social imposto? Quantas? E as crianças? E as legiões de criminosos liberados pelo judiciário para prosseguir e sanha de crimes onde são especialistas contumazes?

Sofremos com a peste chinesa – alguém duvida a origem do vírus? – e esquecemos os milhares de lares e vidas destruídas pelo crime, pelas drogas, pela impunidade, pela eterna falta de leitos hospitalares, pela corrupção absolvida e estimulada…

Você decide!

2021 – 06 – 22 Junho – Complacência – Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Nota do Cronista.

Nesse 23 de junho de 2021, completei

meus 70 anos de idade.

Entendo que é mais uma bênção de Deus para mim,

numa jornada de vida que já é longa e pretendo que seja

muito mais. Principalmente enquanto sou útil como

Médico, para meus amigos e amigas,

para minha família e para eu próprio.

Agradeço as mensagens e sentimentos tão belos que recebi.

Muito obrigado e que Deus abençoe

e proteja sempre todos nós e nossa Pátria!

clip_image004

Paixão. Amor. Espírito! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 15 Junho 2021.

 

 

 

clip_image001

Crônicas & Agudas

Jornal opinião de viamão

Paixão. Amor. Espírito!

clip_image003

Do calor da Paixão,

à Luz sublime do Amor, que se eterniza no Espírito!

A mente, como um aeroporto, vive e convive com pensamentos, ideias que vão e outras que, ainda no ar, esperam seu momento de pousar e serem acolhidas. E encaminhadas para suas casas. Outros pensamentos aguardam seu momento de decolar, nesse interim são modelados e lapidados. Ainda há aqueles que já taxiaram na pista e lá estão em sua cabeceira prontos para, ao receber o comando, decolarem para o mundo e até encontrarem outro aeroporto que os receba.

As variantes são incontáveis no universo da alma de cada pessoa. Essa singela alegoria reflete o cérebro e o coração do cronista. E me remete à Parábola da Ovelha Perdida na Bíblia Sagrada. Muitos são tocados, poucos se sensibilizam. A beleza de escrever e ser lido está, também, nessas luzes que recebemos daqueles tocados e sensibilizados por palavras, ações sugeridas, temas abordados e sentimentos desabrochados. Nosso entendimento é proporcional à evolução de nosso espírito e, até escassamente, recolhido nos galardões e comendas sem o viço da humanidade.

Crônicas & Agudas!

Tantas vezes uma data comemorativa representa uma trégua nos relacionamentos e uma bandeira branca de aproximação e diálogo construtivo. Uma nau açoitada pelo vento, ondas sinistras dum oceano furioso, raios e trovoadas no horizonte escuro das crises onde o bem maior, a saúde, navega na esperança do tratamento inicial e da vacina experimental.

O porto seguro está dentro da nossa casa.

Sente-se que na vida tudo principia pela paixão, que frequentemente transcende à razão. Nossa humanidade anseia e necessita estar com outra pessoa e muito com aquela pessoa especial. Ninguém busca a sua “cara-metade” ou a “parte que lhe falta”. Desejamos encontrar o todo. Pessoas completas em sentimentos, num coração desejoso e apto para amar sem possuir. A paixão acasala-se com o arrebatamento, com a explosão dos hormônios, uma pólvora que detona e, como na música, “explode coração”. Assim a paixão está para todas as atividades humanas.

Crônicas & Agudas!

Onde termina a cor laranja e começa o amarelo? Onde termina os “50 tons de cinza” e começa o branco ou o preto? O amor encontra o porto ou o aeroporto em que ideias, sentimentos e as vibrações se confortam e convivem com o tempo e com os novos voos e objetivos – juntos! O amor, sendo Luz, é reflexão e perdão. Compreender e amar “defeitos” no outro, que na realidade são “os nossos defeitos” ou inaptidões.

O amor busca se perpetuar, perene como o ciclo da noite e do dia – nem sempre dia, nem sempre noite. Como o sol e a lua no mesmo horizonte e uma miríade de estrelas cintilantes no firmamento. Na vida, apaixonei-me pela Medicina. Hoje amo a Medicina e anseio pela sua companhia para sempre, enquanto meu ser tiver essa divina permissão e aceitar.

Crônicas & Agudas!

Geralmente a idade nos entrega aquilo que plantamos – para o bem e para o mal. Todos temos cruzes para carregar em nossas costas – a diferença está no tamanho da cruz e na nossa capacidade de aceitar e carregar. As faíscas da paixão inicial se mantém e alimentam o futuro. O amor é conquistado e preservado, burilado nos espinhos da jornada.

A maturidade se nutre do companheirismo, das histórias conjuntas, do frescor e do fungar de um abraço silencioso, nos lábios que se tocam num chimarrão e, certamente, na gratidão em um firmamento juntos. Há corpos e mentes que se rebelam às restrições do físico esmaecido. Há mentes que se ampliam e buscam, na constância do amor, a preservação dos mais belos sentimentos e o espraiar da vida que se perpetua e transcende aos encantos luminosos ou fugazes do caminho.

O amor não está lá fora.

Buscá-lo no outro? Encontre-o primeiro em ti.

O amor e a centelha divina estão em cada um de nós. Jamais seremos completos sem esse simples entendimento.

2021 – 06 – 15 Junho – Paixão – Amor – Espírito – Eds Olimpio

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

clip_image005

Tempos de Namorados. Enamorados Sempre! – Junho 2021.

 

Do Calor da Paixão, à Luz sublime do Amor que se eterniza no Espírito!

A juventude nos impele a bailar numa rua qualquer nos braços e nos abraços…

06 - 12 Junho Enamorados 4

 

O Amor vibra nas pétalas de uma rosa e num sorriso que acaricia…

06 - 12 Junho Enamorados 3

 

O Amor se consolida com o companheirismo e torna-se eterno no espírito…

06 - 12 Junho Enamorados 9

Tempos de Namorados. Enamorados Sempre! – Junho 2021.

 

O Cinema, considerada a Sétima Arte é pleno de películas e imagens que vencem as barreira do tempo e continuam a nos sensibilizar.

06 - 12 Junho Enamorados 7

E o Vento levou!

06 - 12 Junho Enamorados 8

Ghost!

Do outro lado da Vida.

06 - 12 Junho Enamorados 6

Titanic!

06 - 12 Junho Enamorados 5

A genialidade de Walt Disney em A Dama e o Vagabundo.

Os Perfumes da Vida! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 08 Junho 2021.

 

8 Junho 2021

Crônicas & Agudas

Jornal Opinião de Viamão

Os Perfumes da Vida!

clip_image002

Os Perfumes da Vida!

“Faz quase um ano que tive a Covid e até agora não sinto mais nenhum cheiro, doutor.”

Abramos o leque e ampliemos os termos e usos: perfume, odor, cheiro, olor, aroma, fragrância. E conforme o entendimento e a oportunidade indicar, use-os. O número de problemas ou sequelas deixadas pela enfermidade desse vírus chinês e suas múltiplas complicações é extenso e crescente. Diversas ainda estão por serem devidamente catalogadas e estudadas. Abordemos essa vertente: o sentido do cheiro. Numa crônica anterior (vide site ou livros) abordamos o “cheiro da morte”. Não embarcaremos nessa canoa agora.

O cãozinho da família ou o que implora alguma migalha à rua percebe cerca de 200 vezes mais os odores que o nosso nariz humano. Talvez o Criador fizesse o nariz com dois buracos percebendo que sempre teria um de estepe – se me entende. Por sinal, não respiramos nos dois buracos nasais com a mesma capacidade simultaneamente. Alternam-se. Nosso nariz capta e o cérebro arquiva milhares de percepções que nos levam numa espiral infinita de estímulos e… Lembranças.

Crônicas & Agudas

O feto interage com a mãe nos odores. E se manifesta! Também os odores do bebê são inesquecíveis. Perceba mulheres, as mães fungando no cangote dos baixinhos. O suor que fica nas roupinhas e que não dependem do sabão ou do amaciante de roupas. No outro extremo da existência, a bisavó que recorda e sente, ao seu jeito, o perfume da loção de barba ou do desodorante do seu amado, tanto no primeiro encontro como quando se amaram pela primeira vez. Ou ainda aquela rosa… Sim, aquela rosa que ele beijou e lhe entregou com os olhos cintilantes ao encontro dos seus e ainda preenche seu coração de tanto amor que se extravasa no orvalho incontido de seus olhos.

Quantos amores iniciaram por um perfume aspirado numa rua distante, num salão de bailantes, numa sala de aula, numa fila qualquer em atropelos da existência? A fêmea é, geralmente, mais sensível aos odores e suas nuances. Entretanto, há homens que descortinam odores para o encantamento, como para a sua proteção e da sua família – uma marca do guerreiro dos tempos ancestrais num planeta com predadores conhecidos.

Cr & Ag

A comida da vovó! O cheirinho das comidinhas da casa da mãe! Sua boca fica marejada ao mero lampejo de sua mente. Comida é além da necessidade de se alimentar para sobreviver e se fortalecer, comida é o mais puro amor vertido da energia de quem a prepara.

Cozinhar com amor é da simplicidade de respirar e viver.

Um amigo, após uns dez anos na Nova Zelândia, ansiava ao pisar no solo brasileiro por um pastel de bar e um guaraná. O cheiro do pastel fustigava sua vida no país distante. Sonhava e acordava com um “desejo gravídico”. Meu pai Aldo, durante longa internação em UTI, várias cirurgias, com sondas e agulhas espalhadas pelo corpo sofrido, ao molhar os lábios, umedecer a boca com a água, falou da sua “vontade de pegar um copo de guaraná, cheirar e beber lentamente”. Assim a Luz da Vida espanta as Sombras da Morte!

Cr & Ag

Desconhecemos mais de 80% das estratégias e artimanhas de nosso cérebro em buscar nosso equilíbrio saudável. Nosso espírito é incansável e em permanente atividade. Não há medicamentos que ajam restituindo com segurança e tempo contado. Ou prazos.

A analogia da atividade corpórea como um músculo exercitado que evolui positivamente. Mantenha as narinas limpas. Reserve horários diários para exercitar lembranças de perfumes. Cerre os olhos e reviva aqueles momentos e suas fragrâncias. Planeje e crie um filme vivendo ou revivendo.

Cheire, com vontade, vidros de perfumes, alimentos, temperos, saia à natureza. Agradeça a cada molécula de cheiro que sentir. Sinta os perfumes do amor. Vibre com os cheiros da casa e das roupas.

Espante-se sempre! Isso cativa seu cérebro e o faz render mais. Quando sentir o odor de rosas onde nada existe, saiba que os Mestres de Luz estão contigo.

Boa jornada!

clip_image003

 
 

Sinta-se LIVRE para compartilhar Crônicas & Agudas, assim como as imagens.

clip_image005

clip_image007

clip_image009

Tempo de Namorados 💝. Enamorados Sempre!

Obter o Outlook para Android

Tempo de Namorados. Enamorados Sempre!

Obter o Outlook para Android

Crônicas & Agudas. Crônicas & PontiAgudas. Trinity! A Saga continua. 3 livros 📚

Obter o Outlook para Android

Semana dos Namorados e dos Eternamente Enamorados!

Obter o Outlook para Android

Ecologia!

Obter o Outlook para Android

Entradas Mais Antigas Anteriores