Gatos – energia, amor, espiritualidade!
Logo após o resiliente (sim! – impresso em papel, em tempos de submissão compulsiva às redes sociais) Jornal Opinião de Viamão ganhar a cidade, recebi manifestações sobre o tema ‘gatos’ da coluna passada. As pessoas conhecem (o gaúcho sente) a intimidade do homem com o cavalo e com o cão desde tempos imemoriais. Sabe-se que o solo gaúcho foi conquistado a patas de cavalo, pontaços de adaga, estocadas de lança, berros de pólvora e muito sangue derramado. Está na nossa história.
E o cão, menos citado, troteia no sombreado do cavalo pelos costados dos alambrados e reticente nos peraus. Já o gato não entra em disputas, tem a sua própria lida, seus afazeres e suas paixões antes de adornar um pelego. O gato não sofreu, parcialmente aceitou a domesticação humana, mas sempre esteve nas casas e nos castelos, habitou cavernas e nas tendas e barracos.
No tempo dos faraós, a agricultura evoluiu para alimentar a população crescente. Os alimentos, como o trigo, eram estocados, isso atraía tantos ratos quanto o Congresso do Brasil. Daí a importância do gato, inimigo dos ratos. Ops! No Congresso há uma sintonia em solidariedade corrupta na continua rapinagem.
Cr & Ag
O gato, semelhante às serpentes, tem vertical a pupila dos olhos, dilata-se umas vinte vezes mais que a nossa – um caçador notívago. Gatos foram mumificados com os faraós. Uma espécie de divindade, ou uma criatura que convive entre dois mundos (dos mortos e dos vivos) e temido pelos maus espíritos.
Talvez o formato de pupila contribuísse para má fama. Associados aos magos, esotéricos, bruxas e feiticeiros. Essa é a encruzilhada do engano – o gato é um catalisador das energias nocivas ou negativas do ambiente e das pessoas. As longas horas de sono, sem perder agilidade, servem para que seu corpo se desintoxique das energias nocivas captadas.
Cr & Ag
Alguém radical contra a espiritualidade, mesmo uma minoria na Terra, será impossível negar a existências de forças e energias das mais diversas que nos atingem e afetam – para o bem e para o mal. Flutue pela física quântica, pela radiestesia, chacras, pela aura kirlian, pelos passes ou bençãos, até milagres – o mundo vai continuar. Assim como o radical espiritual, votará mal no próximo ano.
As pessoas observando seus gatos domésticos tem sensação, por vezes, de que eles veem coisas ‘invisíveis’ aos humanos. Ou quando se agitam e correm pela casa como a fugir ou perseguir algo invisível. Seria uma brincadeira do felino ou algo mais?
Cr & Ag
Os atos de carinho serão retribuídos. Mesmo quando estão ‘em outro mundo’, no mundo deles – gatos, ele vem esfregar-se em suas pernas, roçar-se em seu pescoço e ronronar (único animal com essa característica com os humanos), como uma canção com vibrações que só lhe trarão bem. Assim como o bichano ao deitar-se em seu colo ou pedir as suas mãos ao bater levemente com o focinho, talvez ele queira aliviar-lhe de algum desconforto.
Eles insistem, persistem e teimam em mostrar-nos que amar jamais é possuir. A população de gatos no planeta está diminuindo. Dispensamos eles para guardar os estoques de comida – temos freezer, etc. Não fazem parte da tripulação das caravelas e navios. Walt Disney tornou o rato um amigo – veja o Mickey. As cidades estão atulhadas de lixo e dejetos humanos. O polícia prende os ratos e a federal tenta prender as maiores ratazanas, mas a justiça e o Supremo solta. Então, gatos… Somente os ladrões, nessa lamentável comparação com humanos sem dignidade ou honra!
Os gatos convivem com os cães, não os desafiam e nem os importunam. Tenha o seu bichano. Talvez mais de um. Água fresca, ração, caminha e bandeja de areia higiênica e dias sem as preocupações como com outros pets. Leve-o ao veterinário para o essencial e sinta sua casa e você com outro ambiente.
O gato vai te amar do jeito dele, não vai te bajular, quando estiver ‘de boa’ você saberá de cara. Lembro, novamente: gatos e cães vivem muito bem se você permitir!
2021 – 08 – 03 Agosto – Gatos – energia, amor, espiritualidade.
Eds Olimpio
Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão