Mestre, professor e aluno! Edson Olimpio Oliveira. Crônicas & Agudas. Jornal Opinião de Viamão. 28 Setembro 2021.

 

. .*Mestre, professor e aluno!*

. ._Edson Olimpio Oliveira_

. ._Crônicas & Agudas | Jornal Opinião de Viamão_

.

. .Somos o país do ‘jeitinho’! Acredita-se haver um jeitinho para quase tudo entre o momento do nascimento e a hora da partida – com ou sem despedida. É algo incrustrado na nossa índole, muitas vezes funciona como um vírus em nosso organismo. O jeitinho funcionou positivamente? Ao contrário, é um catalizador, um estimulante, talvez um anabolizante (tão em moda) da malemolência.

. .Confunde-se mestre, professor e aluno. Observe que os melhores mestres e professores são aqueles que persistem e teimam ser eternos alunos. Anseiam e buscam maior evolução, entendimento e crescimento – o aprendizado jamais cessa.

. .Entendo que o mestre está num padrão, numa graduação acima do professor. Ao mestre premia-se uma criatura com saber distinto, amplo, de caráter e dignidade singular, como modelo e inspiração tanto para o conhecimento e a informação, como para a formação e a vida das pessoas.

.

*[Os eternos alunos serão os melhores mestres e professores.]*

. .O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mostra e escancara um país, uma nação com a formação de suas gerações prejudicadas por uma educação de má qualidade. Estamos no 57º lugar no mundo entre menos de oitenta países avaliados. No entanto, no futebol somos o maior ganhador de Copas do Mundo. Observe que somos o 5º do mundo em Leitura nas escolas de elite, enquanto estamos embarrados no 65º lugar nas escolas públicas.

. .Lê-se pouco e entende-se menos ainda daquilo lido. Entre médicos, que não são “cubanos”, observo uma dificuldade assustadora em ler cerca de dez frases de uma mensagem. Atento que você professor, aluno ou médico que não está nesse perfil, não se melindre pelos outros.

.

*[Faço de conta que ensino!] … [Faço de conta que estudo!]*

. .O PISA avalia Leitura, Ciências e Matemática. Há notícias de que no 4º trimestre de 2019 estávamos em 60º em Leitura, 68º em Ciências e 74º em Matemática (blog.lyceum.com.br). Ironizando – a Globo e acólitos estão felizes e eufóricos com a degradação intelectual do brasileiro.

. .Um ditado gaúcho – “o boi aceita a canga porque desconhece a sua força”. Observando o ambiente do entorno das redes sociais e das eminências das artes, música, política e ‘youtubers’, vai continuar lomba abaixo. Desde que ‘um japonês fecundou uma secretária eletrônica e nasceu a calculadora’ os dedos não servem mais para a tabuada – agora são para unhas de silicone e escolher emoji no celular. *Alerto – jamais generalizo!*

.

*[Eu trabalho por vocação!] … [Eu trabalho por invocação!]*

. .Eliminou-se a disciplina nas salas de aula e escolas, como a presença e provas. Os maus exemplos vêm de cima – se me entende. Muita ideologia e pouca matemática. Inflaram os currículos com supérfluos, matérias e cadeiras mais pela ‘necessidade’ de criar mais cargos e empregos do que úteis na vida real do cidadão que precisa vencer pelo seu mérito. Nivela-se por baixo. É ruim e pouco saudável ser um aluno dedicado numa turma de alienados.

. .A família pouco exige da escola além de um depósito com comida para sua prole desfigurada do contexto de lar. Filhos de vários pais ausentes convivem num ambiente de mães desnorteadas no tiroteio da sobrevivência. Desagua-se no futuro caótico.

.

*[A ponta do iceberg é a visualização do PISA.]*

. .O cronista pincela situações nas linhas acima, isso não é novidade para você que me acompanha. Pois é… PISA não é pizza! Com a pandemia/pandemônio perdemos dois anos ou uma década de educação? Como sair dessa situação? Como emergir desse fosso onde todos os investimentos obrigatórios na educação, evaporam na corrupção, na ideologia e na falta de compromisso dos envolvidos? Apenas algumas luzes da primavera no tema.

. .Incito-o a formar seu entendimento e, assim, agir para ontem. Somente orar é insuficiente. O Criador nos manda fazer aquilo que nos compete – a nossa parte!

.

.

_2021.09.28 – Mestre, professor e aluno – Edson Olimpio Oliveira_

. ._Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão_

. ._www.edsonolimpio.com.br_

Deixe um comentário