Ano Novo! Metas e Procrastinao – Edson Olimpio Oliveira – Crnicas & Agudas – Jornal Opinio de Viam o – 23 Novembro 2021.

Ano Novo – Metas e Procrastinação!

[…| Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Sou feliz e agradeço | Por tudo que Deus me deu | …] – Música de Zeca Pagodinho.

O Novo Ano está logo ali, após se abrir a porta do Natal e logo do réveillon. Habituamos a formular metas, estimular propósitos, ter novos e aspirar melhores resultados – “vou emagrecer”, “vou leu mais”, “vou parar de fumar”, “vou fazer ginástica”, “vou cuidar da saúde”, “troco de casa ou de marido?” e, assim, empreende-se uma nova, mas repetida balada que, geralmente, não produz música real e agradável. Nossa mente é nosso maior adversário. Por centenas de milhares de anos, procuramos habitar uma zona de conforto e de segurança. Nossos ancestrais escondiam-se numa gruta com uma fogueira à porta para sobreviver aos predadores e deixava ao encargo de outros a busca de comida. Hoje, muitos persistem procrastinando (nome feio para adiar, deixar para depois, quando der eu faço, etc).

Crônicas & Agudas

É comum o poeta habitar seu castelo onírico que nos encanta. Deixe a vida te levar e serás como um graveto na correnteza de um rio. Conquistamos por sorte ou mérito? Um dos primeiros mandamentos (da vida, do universo ou de Deus) é a Disciplina. Nada evolui sem disciplina – veja as organizações religiosas e os exércitos. Deus poderia ter feito o mundo num piscar de olhos? Entretanto, não criou os seres vivos antes de criar a luz e outros elementos necessários. Evoluiu criando e aperfeiçoando durante seis dias e no sétimo… Em qualquer povo ou etnia de qualquer tempo, há essa cadência da criação para a divindade, a terra e as criaturas. Crie metas dentro da sua capacidade de executar, caso contrário a luz vermelha acenderá dentro da sua cabeça “Não adianta, não consigo!” O insucesso abraça o fracasso e ambos corroem novos projetos.

Crônicas & Agudas

“Vou ler por 15 minutos cada dia”. Parece viável? Sim. O fracasso começa em querer juntar a semana que não leu numa só tacada. Quer melhorar? Leia junto com o filho/a, afastando-o do game. “Vou perder 5 kg antes de ir à praia!”? Ou perderei 2 kg até março – mais viável? Lembra-te do tempo que dura uma gravidez e a criança nascer e ir aos braços dos pais? Pois é – mulheres são heroínas onde os homens fugiriam das dores e do tempo. “Quando tiver um tempo vou fazer um check-up” – qual tempo, quando estiver com o pé na cova? No seu aniversário, presenteie-se com seu check-up. É o seu presente mais valioso – sua saúde. Sem saúde, adianta fortuna, poder e sexo selvagem? Naqueles 30 dias da janela do aniversário, busque seu médico. Tudo que fizer nesse período servirá de parâmetro para outros exames, sua saúde em outro tempo. Você não é faraó para construir uma pirâmide e sepultar sua fortuna e seus súditos juntos.

Crônicas & Agudas

Construa metas, estimule propósitos realizáveis por você. Cada pessoa é um universo único. Suas habilidades e capacidades são somente suas. Evite iludir-se ou viver os projetos dos outros. Orgulhe-se das pequenas escaladas e prepare-se para subir mais degraus da escada. Arrume a sua vida, começando a arrumar a sua cama, seu quarto, sua roupa, sua casa – lembra-te do quartel e dos seminários. A cama é a mãe da procrastinação – “vou ficar só mais um pouquinho | tá frio | tá escuro ainda | tô cansado do feriadão |” etc. Cama é para enfermos (menor tempo), dormir o necessário e sexo. Adiar, retardar, atrasar coisas simples cria raízes em todas as outras. Esse tema é vasto. Podemos evoluir em vários casos. Vida é movimento. Não evoluir é estagnar-se e regredir. Estabeleça uma sequência, uma cadência e a música final será harmoniosa – um exemplo para você mesmo e para os outros.

2021.11.23 – Ano Novo – Metas e Procrastinação – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Dia Nacional do DOADOR DE SANGUE!

Obter o Outlook para Android

Quem sou eu? – Edson Olimpio Oliveira – Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão – 16 Novembro 2021

Quem sou eu?

É comum as pessoas imaginarem a porta do Céu com um velho barbudo – Pedro –, com as chaves numa das mãos e um enorme livro na outra. Então a criatura se apresenta e Pedro consulta o livro da vida daquela pessoa e determina seu caminho. Permita-me imaginar num jeito… Alternativo. Imagino que um mestre de Luz, como Pedro, encara a pessoa, olha em seus olhos, vasculhando sua alma, os mais sigilosos e obscuros cantos e cofres e faz essa pergunta: – Quem é você? Ponho-me nessa situação. Um suor gelado desce da fronte e nas costas da alma?

Sinta a gravidade. Nem de longe é como ser interpelado pela autoridade exigindo seus documentos e do carro. Mostra a identidade? Alguém na fila com um séquito de bajuladores que o exaltarão? Vai sacar atirando: – Sabe com quem está falando? – logo se identifica um brasileiro da gema (podre). A fila está crescendo às costas. Há um senador exigindo CPI e apelando para Ministro do STF ou até para os direitos humanos abonados pela Globo. Outro berra e se atira ao solo, digo, às nuvens e pede que “respeite minhas prerrogativas”. O mestre aguarda sua resposta e você engasga. Um filme da sua vida, em alta rotação, passa pelos seus olhos. E a coisa enrosca! Alguém berra ao fundo: – “Ferrou, se lascou, mano!” Outro ameaça numa capoeira e chama seu padroeiro: – “Sou inocente, vou recorrer!” A coisa desanda como num surungo, sem luz e com briga de facão.

[…“O homem que diz dou (não dá) | Poque quem dá mesmo (não diz) | O homem que diz vou (não vai) | Porque quando foi (já não quis) | O homem que diz sou (não é) | Porque quem é mesmo e (não sou / não diz) | O homem que diz tô (não tá) | Porque ninguém tá (quando quer)| …] – Canto de Ossanha de Vinicius de Morais e Baden Powel. Lembra na voz de Elis Regina?

“As pessoas são frutos do meio onde vivem”. Ou sobrevivem. Captamos, absorvemos, entronizamos aquilo que está a nossa volta. Seja do lixo midiático, das redes sociais em que a criatura se enredou, seja do seu círculo de relações, você repete e até acredita que aquilo que sai de seus lábios seja seu. Que tenha gerado esses filhos da mente coletiva. Na faculdade de Medicina havia uma chacota para cada especialidade médica. Para uma delas se dizia que o “normal constrói castelos”, o “neurótico constrói castelos no ar”, o “psicótico mora nesses castelos”, enquanto o terapeuta “cobra o aluguel”.

Nossa identidade real se faz com a ‘digital’ da alma de cada um. Do seu percurso e das marcas (ou rastros?) que deixou em sua passagem. Há pessoas que suas existências mudaram o curso da humanidade – para o bem ou para o mal. Você lembrará de várias. O ataúde, o caixão de defunto, a derradeira caverna do corpo não possui porta-malas ou reboque para carregar a riqueza e os bens materiais que fazem a marca, o nome e o poder. O poder é como a fachada que esconde uma obra perigosa ou decrépita. Os títulos e graus aumentam a responsabilidade da criatura com a sociedade.

[…“Quem é você? | Advinha se gosta de mim | Hoje os dois mascarados | Procuram seus namorados | Perguntando assim | Quem é você? | Diga logo | Que eu quero saber o seu jogo | Que eu quero morrer no seu bloco | Que eu quero me arder no seu fogo…”] – Noite dos Mascarados de Chico Buarque.

Crônicas & Agudas!

O escritor humildemente sobrevoa o corpo e tenta mergulhar no espírito, assim como diversos outros em busca da sua verdade. Como Buda ao abandonar a nobreza familiar, sua esposa e filho, despojar-se de todos os bens e varar campos, desertos, montanhas, mosteiros, sofrer as agruras da vida na busca da iluminação – a sabedoria eterna e universal. E Cristo, o melhor ser humano que já trilhou a Terra, o Médico dos Médicos, da mente, do corpo e, principalmente, da alma. Ele abriu-nos os portais para a eternidade de Luz e Amor e seus ensinamentos nos elevam ao Pai (“Ninguém vem ao Pai senão por mim…”)! Outras religiões e filosofias voltadas às mais nobres e dignas virtudes caminham a mesma jornada.

O que eu estou escrevendo no livro da minha vida? E você?

2021.11.16 – Quem sou eu? – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dia Mundial do Diabetes mellitus!

Obter o Outlook para Android

Dia Mundial do Diabetes mellitus!

Obter o Outlook para Android

NOVEMBRO AZUL

Com bom humor, reduzindo preconceito e firmando necessidade!

Obter o Outlook para Android

A pessoa atmica! por Edson Olimpio Oliveira. Crnicas & Agudas. Jornal Opinio de Viamo. 09 Novembro 2021

Logo estaremos livres do jugo das restrições que nos compelem a uma vida com maior segurança na saúde.

Ansiamos por harmonia, equilíbrio e vida plena com respeito a si e aos outros.

Receba a coluna Crônicas & Agudas do Jornal Opinião de 09 de Novembro.

Abraço e bom feriadão!

A pessoa Atômica!

Sufocamos na complexidade das siglas e das intermináveis classificações de sexo, gênero, cor, ideologia, sabor, odor e tudo aquilo que você (e eu) não sonha em colocar nome. Há religiões que fizeram assim, como os governantes que mesmo transitórios exigiram eternização. Uns tentaram (3º Reich, marxismo), outros persistem solapando as instituições fundamentais, como a família, para concretizarem seus ideais transformando fracassos em utopias.

O “politicamente correto”, como outras concepções, surfa na maré do descompromisso com as leis do universo – ou de Deus, entenda-se. Se você não é amplamente favorável e disseminador, você é visto, fichado, denominado negacionista (também), taxado de contrário e algoz dos “direitos humanos” (de muitos tortos e pouco humanos – “pedofilia é arte”?). Para essa casta “superior” não basta você respeitar, mas que seja igual a eles. Professar. Até repartindo a picada.

Cr & Ag

Não há dois iguais. Nem nos gêmeos idênticos. Lembre-se que somos corpo, mente e espírito. A similaridade de corpos, jamais compactua com identidade de mente e espírito. Vivemos na época de ouro da dispersão, dos valores transitórios e impostos, do descompromisso consigo e com os familiares, além do todo.

Em mais de 2 mil anos depois de Cristo, nossos símbolos ainda se ancoram nos mitos helênicos (gregos), no direito romano e nas instituições religiosas. Todo esse aparato de tecnologia que nos envolve na terra, nas profundezas do oceano, das mais altas montanhas à Lua e novos mundos, não mudou (para muitos piorou) o mesmo homem egoísta e predador. Das batalhas de Xerxes contra Leônidas nas Termópilas, da crucificação de Cristo, do Coliseu romano, das guerras tribais da África, enfim, do homem predando o homem. Lobo devorando lobo.

Cr & Ag

O homem tem a pretensão assumida de ser mais importante e hábil que a natureza. Despreza as leis que a regem e cria seus artifícios e justificativas. No último século destruiu-se mais do que em 500 mil anos de planeta. E vai piorar. A mulher rejeita sua essência feminina, como o homem atropela sua diretriz masculina.

A “competição desenfreada” é destrutiva, como abandonar o seu papel primordial e apossar-se do que não é seu. Antes, deve-se corrigir as deficiências e estimular as qualidades e virtudes. Assim se visualiza nas mitologias, filosofias e concepções iluminadas. Parceiros, companheiros e jamais adversários.

Na vida espiritual ou da energia de luz e amor, no plano divino, não creio que o espírito iluminado e em evolução se preocupará com a sua sexualidade terrena.

Cr & Ag

Confunde-se a vida real com o teatro – comum no cinema e novelas. Esse corpo é a armadura temporária e útil na jornada, mas não revela nosso sagrado. Coragem vem de “core”, que significa ‘coração’. Herói vem de “eros” ou ‘amor’. Há que se completarem num amálgama.

Você está se perguntando: “E a tal de pessoa atômica?” Pois aqui vamos nós, você e eu. Somos carne e osso – eu estou com mais carne que deveria. Nossos tecidos são formados de moléculas e essas de átomos – como qualquer matéria. No átomo, elétrons, prótons, nêutrons e muitas outras partículas conhecidas ou ainda não. Eletricidade negativa e positiva. Movimento constante é sinal de vida. Energia, muita energia. Há compatibilidade de diferenças para termos vida em harmonia, sadia.

O desarranjo atômico causa desestruturação e destruição – caos! E assim com o átomo e as moléculas, aceitam-se e preservam-se. Observe e sinta que essa é uma lei universal da natureza, do universo e da Vida! Serve a analogia ou a alegoria para a nossa jornada? Para a convivência com nossos companheiros de caminhada? Para nossa evolução, muito além da sofisticada tecnologia que olha os planetas e descuida do coração e da alma, além do corpo físico? Eu acredito que sim!

2021.11.09 – A pessoa Atômica – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Dia do MÉDICO INTENSIVISTA! 10 Novembro

Reconhecimento
Respeito
Gratidão

Obter o Outlook para Android

As primeiras radiografias.

Obter o Outlook para Android

Rx da mão 🤚 de sua Amada!

Obter o Outlook para Android

Entradas Mais Antigas Anteriores