Logo estaremos livres do jugo das restrições que nos compelem a uma vida com maior segurança na saúde.
Ansiamos por harmonia, equilíbrio e vida plena com respeito a si e aos outros.
Receba a coluna Crônicas & Agudas do Jornal Opinião de 09 de Novembro.
Abraço e bom feriadão!
A pessoa Atômica!
Sufocamos na complexidade das siglas e das intermináveis classificações de sexo, gênero, cor, ideologia, sabor, odor e tudo aquilo que você (e eu) não sonha em colocar nome. Há religiões que fizeram assim, como os governantes que mesmo transitórios exigiram eternização. Uns tentaram (3º Reich, marxismo), outros persistem solapando as instituições fundamentais, como a família, para concretizarem seus ideais transformando fracassos em utopias.
O “politicamente correto”, como outras concepções, surfa na maré do descompromisso com as leis do universo – ou de Deus, entenda-se. Se você não é amplamente favorável e disseminador, você é visto, fichado, denominado negacionista (também), taxado de contrário e algoz dos “direitos humanos” (de muitos tortos e pouco humanos – “pedofilia é arte”?). Para essa casta “superior” não basta você respeitar, mas que seja igual a eles. Professar. Até repartindo a picada.
Cr & Ag
Não há dois iguais. Nem nos gêmeos idênticos. Lembre-se que somos corpo, mente e espírito. A similaridade de corpos, jamais compactua com identidade de mente e espírito. Vivemos na época de ouro da dispersão, dos valores transitórios e impostos, do descompromisso consigo e com os familiares, além do todo.
Em mais de 2 mil anos depois de Cristo, nossos símbolos ainda se ancoram nos mitos helênicos (gregos), no direito romano e nas instituições religiosas. Todo esse aparato de tecnologia que nos envolve na terra, nas profundezas do oceano, das mais altas montanhas à Lua e novos mundos, não mudou (para muitos piorou) o mesmo homem egoísta e predador. Das batalhas de Xerxes contra Leônidas nas Termópilas, da crucificação de Cristo, do Coliseu romano, das guerras tribais da África, enfim, do homem predando o homem. Lobo devorando lobo.
Cr & Ag
O homem tem a pretensão assumida de ser mais importante e hábil que a natureza. Despreza as leis que a regem e cria seus artifícios e justificativas. No último século destruiu-se mais do que em 500 mil anos de planeta. E vai piorar. A mulher rejeita sua essência feminina, como o homem atropela sua diretriz masculina.
A “competição desenfreada” é destrutiva, como abandonar o seu papel primordial e apossar-se do que não é seu. Antes, deve-se corrigir as deficiências e estimular as qualidades e virtudes. Assim se visualiza nas mitologias, filosofias e concepções iluminadas. Parceiros, companheiros e jamais adversários.
Na vida espiritual ou da energia de luz e amor, no plano divino, não creio que o espírito iluminado e em evolução se preocupará com a sua sexualidade terrena.
Cr & Ag
Confunde-se a vida real com o teatro – comum no cinema e novelas. Esse corpo é a armadura temporária e útil na jornada, mas não revela nosso sagrado. Coragem vem de “core”, que significa ‘coração’. Herói vem de “eros” ou ‘amor’. Há que se completarem num amálgama.
Você está se perguntando: “E a tal de pessoa atômica?” Pois aqui vamos nós, você e eu. Somos carne e osso – eu estou com mais carne que deveria. Nossos tecidos são formados de moléculas e essas de átomos – como qualquer matéria. No átomo, elétrons, prótons, nêutrons e muitas outras partículas conhecidas ou ainda não. Eletricidade negativa e positiva. Movimento constante é sinal de vida. Energia, muita energia. Há compatibilidade de diferenças para termos vida em harmonia, sadia.
O desarranjo atômico causa desestruturação e destruição – caos! E assim com o átomo e as moléculas, aceitam-se e preservam-se. Observe e sinta que essa é uma lei universal da natureza, do universo e da Vida! Serve a analogia ou a alegoria para a nossa jornada? Para a convivência com nossos companheiros de caminhada? Para nossa evolução, muito além da sofisticada tecnologia que olha os planetas e descuida do coração e da alma, além do corpo físico? Eu acredito que sim!
2021.11.09 – A pessoa Atômica – Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão
Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira
Médico. Cirurgião. Escritor
CREMERS 07720
. * .
Médico Cirurgião Jubilado
Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS
Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS
Associação Médica do RGS – AMRIGS
Associação Médica Brasileira – AMB
Viamão – RS
1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina
http://www.edsonolimpio.com.br
Autor dos livros:
Crônicas & Agudas
Crônicas & PontiAgudas
Trinity! A Saga continua.
+ 25 Anos de Jornalismo
Cronista Jornal Opinião de Viamão
nov 13, 2021 @ 10:33:15
Excelentes e corajosas ponderações tio!
Abração
Daniel
Sent from iPhone
nov 21, 2021 @ 23:04:43
Queria saber a resposta da pergunta da página 195 do livro Trinity- a saga continua. O que é que dorme com a filha, ama e vive com a mãe e morre com a vó?
Resposta: A maquiagem. Na mulher jovem dorme com ela após festas, baladas ou pela preguiça de uma correta limpeza de pele. Na mulher mais madura a maquiagem está plena. E adorna as feições da idosa em sua vida eterna.
nov 28, 2021 @ 16:09:03
Resposta: A maquiagem. Na mulher jovem dorme com ela após festas, baladas ou pela preguiça de uma correta limpeza de pele. Na mulher mais madura a maquiagem está plena. E adorna as feições da idosa em sua vida eterna.