FELIZ ANO NOVO!

Obter o Outlook para Android

Natal e Ano Novo!

Meus Amigos e Amigas,

Leitores de Crônicas & Agudas nesse espaço ou em http://www.edsonolimpio.com.br,

Vocês que investiram em meus livros para si e para presentear,

Meus Pacientes e seus Familiares,

Colegas e demais Companheiros de Jornada,

Feliz Natal e um Ano Novo com Saúde e Realizações!

Abraços e que Deus os abençoe e proteja.

do Edson Olimpio.

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Mensagem – Derradeira Crônica de 2021!

*_Crônicas & Agudas – Derradeira crônica de 2021._*

.

_2022 está logo ali piscando o olho para você. Chamando-o. Convidando-o para que a cada tempo de cada dia você escreva a sua crônica – a crônica da sua vida e de como ela irá influenciar ou impactar a vida de todos. O passado é memória e experiência de combate. E o futuro? O futuro é o seu dia e tempo presente, seu momento, seu agora e que logo será seu… Passado._

.

_O Natal está em seu coração e em suas decisões. Será um Natal permanente ou será um final de jornada? Um recomeço ou a consolidação de sua evolução? Qualquer simpatia, reza, promessa ou atitude religiosa ou mágica – o resultado dependerá somente de você. E de mim! Para o bem ou para o pior._

.

_Cristo não é um sobrenome para Jesus de Nazaré. Cristo significa “Ungido” ou “Messias”. Permita-se ser tocado, abençoado, ungido pelo Médico dos Médicos na presença do Espírito Santo e do Pai Criador. Que o mal passe distante de ti e das tuas pessoas amadas e do nosso Brasil. Na sua presença, enfrente-o sem desvios da Luz divina._

.

*_Feliz Natal e um Ano Novo de avanços, vitórias e realizações dignas!_*

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Olho-Grande!

Olho-Grande!

.

Uma amiga paciente contou-me, certa vez, que sua cunhada (maridos irmãos) já causava sobressaltos ao saber que iria lhe visitar. A situação piorava na visita da criatura. Pois já rompia pelo quintal com a voz trovejante. Olhos esbugalhados a vasculhar, varrer como um radar, a sala, a cozinha e, sem muitas delongas, entrava nos quartos.

Mas isso aí é novo. Quanto custou? Onde tu compraste? Deve ser muito caro para teu marido te dar isso. O meu marido, irmão do teu, não me dá nada assim”. E seguia nessa toada. E as visitas varavam as tardes, parecia não ter fim. Adentravam à noite. “Que vai fazer de janta hoje”?

E um assunto emendava com outro. Ou atropelava o outro. O saldo da visita da cunhada era sinistro. A casa nunca incendiou, mas eletrodomésticos queimavam. Cachorro adoecia. O cardeal caía a crista em severa depressão. Os pés de arruda secavam e nem as espadas-de-São Jorge sobreviviam ao fogo da cunhada. Há quem não acredite em mau-olhado, olho-grande ou olho-gordo. Ou em qualquer outra definição e manifestação dessa energia ruim e até maligna.

.

Crônicas & Agudas

.

Olho-grande de urubu magro não mata cavalo gordo”.

É um dos ditados forrados de incredulidade na voz de parcela do povo. Contam que um vereador gaúcho, de certa cidade histórica, “apaixonou-se” por um cavalo durante um desfile farroupilha. E atropelou o dono do belo cavalo, de pernas mais longas que a Gisele, e sacou: “Quanto tu quer pelo bicho aí”? “Não tá à venda”! Respondeu o dono do pingo especial de primeira. O vereador seguiu atacando com valores e outros argumentos. Buscou as divisões panzer. Seus súditos ou cupinchas encurralaram o cavaleiro que tentava escapar do fogo cerrado. Partiram para os apelos sentimentais. Continuou enviando comandos à casa e ao trabalho do dono do cavalo, mas o homem continuava inarredável – “Não vendo e não dou. E não empresto”! Eis que o belo cavalo refugou o trato, a comida. Até a água diminuiu. Tristonho. Quando uma mosca varejeira rondou o cavalo, o dono sentiu o horror. Chamou veterinário. Levou para o hospital veterinário. Ninguém sabia o que acontecia. Certa manhã, encontraram-no morto na baia. Casualidade? Coisas da vida dos equinos? Ou “há algo mais entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia desconhece”?

.

Cr & Ag

.

Outro dia zapeando pelo YouTube encontrei o Mestre Iluminado Divaldo Pereira Franco respondendo perguntas de um entrevistador e de seus lábios, como sempre, brotam ensinamentos e verdades que transcendem os agrupamentos religiosos. A espiritualidade apresenta-se com as vestes do entendimento para que cada um de nós possa assimilar, digerir e entender, dentro do seu alcance e grau de evolução.

A cunhada dona da casa poderia ser influenciada pelos meandros e artimanhas da sua própria mente e abrir suas defesas, gerar insegurança ou até estimular as energias negativas, ruins da outra pessoa? E no caso do cavalo? Seria uma “cumplicidade negativa” do dono do animal? Ou do próprio cavalo?

As simpatias (figas, fitas do Senhor do Bonfim, arruda, vegetais diversos, sal grosso, crucifixo entre outras, como até do jogador de futebol que entra pulando em campo e abaixa-se com sinal da Cruz e coloca uma folha de grama na boca) seguem por um caminho nebuloso para uns, sinistro para outros e “não vale a pena desafiar” ou “é pro bem e não pro mal”.

.

Cr & Ag

.

Se batuque e mandinga ganhasse campeonato de futebol, os baianos estariam sempre empatados e ninguém ganharia no campo”!

Constatamos que uma parcela de brasileiros deseja, por todas as suas forças e energias, que o Bolsonaro e equipe afundem num buraco sem fundo. E se o Brasil tiver que ir junto, “que vá”!

As energias se digladiam. Como você entende essa situação? Mesmo que você não goste do Renato ou do Odair, técnicos da dupla Grenal, você deseja que o seu time vá para onde?

.

.

2021.12.21 – Olho-Grande – Edson Olimpio Oliveira

Zona de Conforto! – A diferena entre o remdio e o veneno a dose. Edson Olimpio Oliveira. 14 Dezembro 202 1.

Zona de Conforto!

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

.

Resumindo, zona de conforto é um espaço ou local, ainda uma situação em que a criatura está o melhor possível com o menor risco ou esforço. “Como começou, donde vem isso?” – pergunta-me. Está no Gênesis, na Bíblia Sagrada. Deus pegou do barro (nem de madeira, ferro, ouro ou diamante) e fez o primeiro homem e da sua costela gerou a sua companheira. Habitavam o Jardim do Paraíso.

Os animais falavam – como hoje os pets, ou outros que se elegem e mandam na gente. Fartura de comida – deviam ser vegetarianos, pois não iriam comer os amigos (como é hoje!). Vida calma, sem arrastão, fila no SUS, pandemia, bala perdida-achada, segurança (descuidaram da cobra). Desnecessário porte de arma ou Unimed. Não eram surrupiados por impostos, sem pagar luz, água ou condomínio. Nem gás-olina. A vida frouxa que “todo mundo pediu a Deus” e eles receberam em cota única, sem Enem, nem cota de índio.

Todos sabem a bronca que deu com o perrengue da maçã com agrotóxico do Belzebu. Há quem veja na cobra a primeira sogra da humanidade. Pelo menos, a língua! Que maldade desse povo!

.

Crônicas & Agudas

.

Daí foram expulsos do Éden. Eva começou a parir com dor em 3 vezes 3 meses de gravidez, coisa que o Adão saltou fora depois de oferecer outras costelas em doação. Observe que o duplo (666) é o número da besta. Sem anestesia, nem Samu ou irmã de caridade. Trabalhar para comer. Defender-se das feras, sendo as piores com duas pernas e sangue envenenado. Estudar e trabalhar para uma vida melhor. Fazer casa ou pagar aluguel. Planejar a aposentadoria e ter um bom emprego e depender menos do Criador.

.

Com bom humor vamos dedilhando a acordeona nessa balada da história. Os belos jardins estão no inconsciente coletivo do homem de toda a terra. Cerca-se, casa ou castelo, dos melhores jardins que o poder permite – Jardins Suspensos da Babilônia, dos jardins romanos, jardins japoneses e, passando pelo jardim da Casa da Dinda, em condomínios dourados, chegamos aos jardins naturais (parques, reservas, áreas de encantamento físico e visual). Ilhas paradisíacas ou praias encantadoras. Sempre a busca da ancestral zona de conforto – o Éden ou paraíso pessoal.

.

Crônicas & Agudas

.

Quer mais do mesmo? Emprego e pouco trabalho. A casta/fatia do funcionalismo público brasileiro que se realiza na admissão e aposentadoria, mas que berra para não trabalhar – a célebre imagem do casaco na guarda da cadeira vazia e a criatura ausente. Jamais generalizo, observa-se Aplica-se à estabilidade no emprego e não à obrigação do resultado do trabalho.

Jogador de futebol, após fechar longos contratos, adoece frequente com “desconforto muscular”. No contrato são profissionais de ponta, no trabalho são garotos/meninos. As intermináveis férias e licenças plenamente remuneradas, mais penduricalhos legais sempre – belas zonas de conforto e ócio fartamente remunerado com a doação de sangue e vida da sociedade que trabalha. Até o local de prostituição é chamado de “zona”, talvez pelo conforto do sexo… (?)

Argh! Haja bom humor!

.

Crônicas & Agudas

.

Na guerra ou no trabalho, até automutilação para fugir da frente de combate. Muda a máscara, troca o ator, mas a peça é a mesma até com lei Rouanet. Mais num povo e menos no outro. Os pais que acham ser obrigação do governo “educar” e dar o básico à vida de seus filhos. Outra zona de conforto, meio camuflada?

Pois é, o poderoso Aquiles tinha um calcanhar que o matou. A zona de conforto está para o bem e para o mal. Com mérito próprio ou com o mérito sugado dos outros – sequela da maçã envenenada pela serpente? Merecimento e proporcionalidade. Respeito e disciplina.

Lembre-se que o verdadeiro paraíso, seu Éden não está lá fora. Aquele até pode ajudar. Entretanto, somente você (e eu!) construiremos o jardim do paraíso dentro de nós, na nossa alma imortal sem o veneno do egoísmo e do poder corrompido.

.

.

.

2021.12.14 – Zona de conforto – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

http://www.edsonolimpio.com.br

Imagens natalinas!

Permita-se que a imagem toque seu coração!

Sinta-se na humildade daquele ambiente que mudou a humanidade.

Dois jovens: Maria e José entregam-se ao Criador e recebem seu filho para amar, cuidar, disciplinar e serem seus exemplos vivos.

.

:: Deus o abençoe e proteja! Que sua Luz seja sempre a estrela guia no seu firmamento.

Alzheimer – a doena! Entre a necessidade e o medo. – Edson Olimpio Oliveira

Alzheimer – a doença!

Entre a necessidade e o medo.

.

A vida que se alonga. A idade não é o único referencial de vitalidade e liberdade de vida. Manipula-se o tempo mirando a longevidade. Vários fatos são fragrâncias de um perfume que embala um sonho que o homem persegue em todos os tempos: a longevidade ou a vida eterna! O cinema remete aos vampiros que, alimentando-se do sangue humano, ganham a eternidade. A estória de Frankenstein e a vida além da morte.

.

Os milagres de Cristo trazendo sepultos para o convívio dos vivos. Matusalém e seu milhar de anos. Livros sagrados e religiões de todos os povos escaramuçam a busca da vida sem fronteiras, tanto aqui e agora como em outros planos existenciais. Um pavor pandêmico turva o horizonte e grossas nuvens de tormenta entorpecem a mente e suas filhas diletas – as ideias. Seu nome e sobrenome – Doença de Alzheimer (vem de Alois Alzheimer, brilhante médico alemão).

.

Crônicas & Agudas

.

A Medicina luta para destrinchar todo o labirinto da fisiopatologia da enfermidade demencial. Considera-a uma doença neurodegenerativa, com desestruturação proteica… Tangenciamos, não nos compete aqui aprofundar. Abordo contigo minha visão pessoal que se agrega às demais. Observe que durante toda a vida nossa mente (nós!) trava uma batalha para esquecer tudo que nos cause dor física ou espiritual. Ervas ou chás, infusões ou místicos, sono no Templo de Asclépio (grego) ou de Imhotep (Egito), hipnose ou mesmerismo e culmina com a anestesia circense e médica. Em tudo está o esquecimento – alívio da dor.

.

Navegue hoje – a tristeza do óbito de um ente próximo é aplacada com ansiolíticos. Mas esse luto é necessário ao espírito em sua evolução. “Remédio de dormir” – é um remédio para atenuar ou esquecer as broncas da vida e apagar-se no sono químico. A “dor ensina a gemer” e a lembrar. Quem bate esquece o ato, quem apanha… A memória do vingativo o acompanha após sua morte física.

.

Crônicas & Agudas

.

Depressão – são por coisas passadas; ansiedade pelo porvir, o futuro. A depressão castiga mais de 30 % das pessoas. E a ansiedade? Calcula-se que tenhamos de 90 a 100 mil pensamentos diários. Quase 90 % são repetitivos no leito dos dias e das noites. Não são digeridos e assimilados e ficam atravancando o caminho de pensamentos melhores, amorosos, de gratidão e humildade, criativos, enfim muitos mais e novos.

.

Nossa imunidade natural ataca tudo que é considerado nocivo ou nefasto ao corpo – pensamentos intrusos, outros como discos de gramofone, os boletos de relacionamentos não quitados (se me entende!), histórias inacabadas e aqueles que a ansiedade cria no futuro. A mente consciente trabalha arduamente para esquecer e, certamente, a inconsciente apoia e persiste a guerra diuturnamente. Na guerra tombam bons e maus – pessoas e pensamentos!

.

Crônicas & Agudas

.

Como no processo imunológico, nossas defesas guerrearão contra os agressores (pensamentos). Tanto na pessoa comum como qualquer atleta, após os 35 ou 40 anos, perde-se ao menos 1% de capacidade vital ao ano. Viciados e enfermos – maior o escore degenerativo. A capacidade de enfrentar novos desafios escoa-se no ralo do tempo futuro. Acalentam-se as lembranças de glórias em tempos remotos. Acalanto de paz e harmonia – alívio da dor física e mental?

.

Veja o início sutil da doença de Alzheimer. Complementa-se com a atrofia da “musculatura e dos exercícios cerebrais”. Inverso nas famílias em que os idosos (nonos e nonas) são ativos participantes, nas pessoas que persistem ligados e criativos, cultivando jardins floridos em suas mentes e distribuindo as flores e seus perfumes para seus companheiros de jornada.

.

“[…Viver e viver! Viver e viver! Viver e não ter a vergonha de ser feliz | Cantar e cantar e cantar | A beleza de um eterno aprendiz…] – de Gonzaguinha.

.

.

.

2021.12.07 – Doença de Alzheimer – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Dia do FONOAUDIÓLOGO!

Reconhecimento.
Respeito.
Gratidão!

Obter o Outlook para Android

Nossa Senhora da Conceição – 08 Dezembro

Virgem Maria. Maria Santíssima. Maria, a Mãe de Jesus Cristo! – da série de imagens natalinas nesse dia especial de hoje 08 de Dezembro.

*Nossa Senhora da Conceição*

08 de Dezembro

”Conceição”(origem portuguesa) deriva de “concepção” (do latim conceptus – fruto ou concepção). O dogma proclamado pelo Papa Pio IX, fim do século XIX, afirma que Maria, Mãe de Jesus Cristo, é imaculada (absolutamente pura), sem a mácula do pecado original. Maria viveu na terra sem nenhum pecado e ascendeu aos céus sem morrer.

Em 1858, na localidade de Lourdes, na França, Bernadete Soubirous viu a aparição que se autodenominou “Imaculada Conceição”. O Santuário, a Basílica de Lourdes e seus milhões de peregrinos são dos maiores marcos e expressões da fé cristã no planeta.

A data | Deve-se a bula Ineffabilis Deus de Pio IX de 8 de dezembro de 1854.

O sincretismo religioso no Brasil | Nossa Senhora da Conceição é reverenciada na Umbanda pelo orixá Oxum em seus rituais de profunda fé e respeito.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição | 2ª igreja mais antiga do RGS é o símbolo maior de Viamão. Suas paredes com cerca de 2 metros de espessura, num amálgama de conchas trazidas do oceano a mais de 100 km, com o suor, o sangue e o amor de seus filhos devotos. Sabe-se que muitos milhares de mulheres trazem “Conceição” em seus nomes com orgulho e Luz!

A arte que fiz para os Médicos Viamão traz nosso reconhecimento, homenagem e gratidão.

*Que Virgem Maria, Maria Santíssima, Nossa Senhora da Conceição em seus vários nomes de Amor e Respeito abra seu manto sobre todos nós e nos abençoe com seu Amor!*

Do Edson Olimpio

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Trégua de Natal – Primeira Guerra Mundial!

Durante a 1ª Guerra Mundial, em várias frentes de batalha, os soldados soltaram as armas na noite de Natal e aconteceram abraços e trocas de presentes, da barra de chocolate a um botão da farda. Os feridos eram recolhidos pelos exércitos adversários em comunhão de ajuda. As rações divididas nas trincheiras cobertas de lodo, neve e sangue. Abraços e apertos de mãos. Mostraram entre si as fotos de namoradas, esposas, filhos e mães. Geralmente não houve ordem superior para isso. Essa imagem do aperto de mãos e a fundo tênue dos soldados esteve em várias revistas e jornais na época.

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Entradas Mais Antigas Anteriores