“Dormir para crescer e curar!”
E o “celular”?
Ainda não desenvolveram avós eletrônicas que amparem e amem seus netos através do smartphone. O “Dormir para crescer e curar” é dessas miraculosas sabedorias que cavalgam o dorso da humanidade em todos os tempos, povos e geografias.
A era hipocrática consolidou o tripé: boa alimentação, atividade física e sono adequado como a base da boa saúde, da vida saudável. Em cavernas, tendas, locais sagrados na natureza ou em templos, a humanidade recolhia-se em sono para se encontrar com seus totens ou divindades que lhes curariam de seus males, indicariam remédios e caminhos de vida. E até a cura da infertilidade. Na antiga Grécia os templos à Esculápio e outras divindades recolhiam as pessoas para esse sono curativo. Essa união em sono da pessoa e da divindade chamou-se “incubatio” (latim) ou “incubação”.
Na era romana esses templos contavam-se às centenas pelo império. No Japão, especialmente na sagrada e imperial Kyoto um desses templos é muito famoso. Outra pincelada histórica: Hygia e Panaceia – filhas de divindades estavam “presentes” no sono e sonhos. Observe o atual significado de “panaceia” e “hígido”, como de “incubação”. O encontro em sonho do enfermo e da divindade ou sacerdote chamava-se “sumptoma”. Lembra “sintoma”?
Crônicas & Agudas
Dormimos 1/3 de nossa existência. Aos 60 anos de idade dormimos cerca de 20 anos. Os mamíferos dormem e sonham (todos?). O sono é fundamental à vida, principalmente à vida saudável. A Psicanálise e outras vertentes terapêuticas e investigativas escavam nosso íntimo para a cura ou melhora de vários males. Busca-se o sono induzido por variadas drogas medicamentosas ou não (hipnose ou mesmerismo, sonos mediúnicos, etc) – em todas as eras da humanidade.
Nós, cirurgiões, buscamos noites bem dormidas para os pacientes antes das cirurgias e melhores após. Isso é essencial para a melhor cicatrização, recuperação, equilíbrio orgânico e potencializar a imunidade. Dormir! Dormir bem para cicatrizar e curar. A quantidade de sono pode variar entre pessoas, jamais a necessidade. A necessidade de um bom sono é a base da melhor saúde.
Crônicas & Agudas
O corpo humano obedece a ciclos, fases ou estágios. Tudo na natureza está em algum ciclo – das fases lunares, a semeadura dos campos, as estações do ano, os ciclos menstruais e as gravidezes. Podemos desdenhar ou não reconhecer, mas está aí nos auxiliando ou nos confrontando com a realidade. “A noite foi feita para dormir” é outro diamante. O sono na escuridão ativa diversos processos hormonais, bioquímicos e fisiológicos benéficos ao corpo. Entenda: saúde é a base maior de tudo e para tudo!
Um par de horas antes da meia-noite e mais de dois pares de horas após são, certamente, os melhores para o repouso, para o sono reparador (crescer e curar). Equilíbrio, sem excessos. Um dia a conta chega para aquilo que não é natural e fisiológico.
Lamento sempre quando abro a caixa do WhatsApp e ali estão inúmeras mensagens postadas na madrugada, abdicando do sono necessário. Pessoas obsidiadas pelo celular buscam suas “divindades”, talvez fugas da realidade ou conforto em ‘amizades’ distantes. Já é considerada patológica. São reféns de uma falsa realidade. Reféns de uma droga eletrônica e maléfica quando mal usada.
2022.05.31 – Dormir para crescer e curar – Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas
Jornal Opinião de Viamão