Doces & Salgados – Aniversário!
Outro dia, um amigo muito querido, do alto de seus 85 anos, me disse que “era feliz e não sabia”. Não há nenhum saudosismo exacerbado, há somente um coração que acalenta imagens e sentimentos que lhe deram alegria e ainda externam o seu amor. Há quem lembre mais das coisas ruins, dos momentos de dor e de sofrimento e somente geram maior sofrimento. A sabedoria popular lembra que “quem bate esquece, mas quem apanha lembra sempre”. Melhor é usar outro ditado: “águas passadas não movem o moinho”. Passou. Passou!
Aniversários eram momentos máximos de reunião e de aproximação festiva da família. E de deliciar-se com doces e refrigerantes ou sucos. Não havia essa facilidade de tomar um refrigerante que está ali dentro da geladeira na maioria das famílias. A dona da casa, vezes com algumas auxiliares, dias antes da festa, fazia os preparos e estudava a decoração da casa e do bolo de aniversário. Como criança, os dias não passavam e os presentes tardavam.
Crônicas & Agudas!
Cremes diversos. Sentar na escada e raspar as panelas com as sobras, dividindo com os amigos. Pastéis de carne – não se conhecia outro. Sanduíches que evoluíram após os pães de forma já cortados, aditivados com manteiga de leite de vaca, queijo de casa, presunto ou mortadela e patê de fígado. Pizza de forma com muita, muita sardinha e assada no fogão à lenha. “Enfiadinhos” no palito – salsicha, queijo, pepino, cenoura e fixados num mamão, por exemplo, em bela decoração. Eventual torta fria de galinha desfiada com maionese.
Sagu de vinho tinto com creme (a gosto) de baunilha. Ainda havia o sagu de leite e de laranja. Arroz de leite com coco e leite consensado. Tortas de bolachas com o creme em camadas. Gelatinas. Ambrosia, alguns preferem mais “molhada” e outros “mais empelotada”. Minha querida paciente Alaíde Terra, das bandas de Palmares/Mostardas, sempre me presenteia com ambrosias divinas que me remetem à minha infância.
Crônicas & Agudas!
Doces em calda – goiaba a abóbora. “Não há doce mais doce que o doce de batata doce” – batata doce com coco ou cristalizado, também de abóbora, uma crosta seca externa e úmido no interior. Um pote com balas diversas, muitos devorando as balas de goma inicialmente. Lembrei dos canudinhos de massa com carne moída. Panelinhas de coco, douradas na superfície e molhadinhas ao morder, como as preparadas pela Dona Armeli, mãe do meu amigo Silvano. “E viva a fartura, pois a miséria ninguém atura”, brincava o querido amigo Padre Raphael Ignácio Valle. “Montanha russa” – montanha era óbvio, mas russa? Merengues crocantes ou que ficassem com um “chiclé” no seu íntimo.
O almoço no aniversário geralmente era galinha com arroz. Galinha criada em casa e apartada do terreiro vários dias antes para “se limpar”. Aipim. Batata doce. Saladas. Churrasco já é (ou são) década depois. À tarde, eram as comilanças e a hora do “Parabéns a você”, soprar a velinha, novos abraços e renovação dos votos de saúde. E de cortar e comer aquele bolo que a cada ano ficava mais bonito.
Uma tradição, uma curiosidade que ainda nesses tempos eletrônicos algumas casas mais singelas cultuam – cada visitante levava ao se despedir uma bandeja com doces para serem novamente deliciados em suas casas ou com outros familiares que não estiveram presentes.
Conversava-se muito. Eventualmente música por alguém da família ou amigo. Horas intensas após dias intensos de preparo e todos com sua melhor roupa, cabelos arrumados e cortados, banho tomado e perfumados. Outra coisa fantástica: não se conhecia diferença de cor ou de posses, somente Gremista e Colorado – ali em trégua adocicada.
2022.07.05 – Doces & Salgados – Aniversário! – Edson Olimpio Oliveira
Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão
Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira
Médico. Cirurgião. Escritor
CREMERS 07720
. * .
Médico Cirurgião Jubilado
Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS
Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS
Associação Médica do RGS – AMRIGS
Associação Médica Brasileira – AMB
Viamão – RS
1971 a 2022 – 51 Anos de Medicina
http://www.edsonolimpio.com.br
Autor dos livros:
Crônicas & Agudas
Crônicas & PontiAgudas
Trinity! A Saga continua.
30 Anos de Jornalismo
Cronista Jornal Opinião de Viamão