A Família Arigó e a Faxina! – 13 Setembro 2022.

A Família Arigó e a Faxina!

No modismo atual (e exasperante!) há quem divida os viamonenses em “nutela e raiz”, outros em “sangue puro, naturais e os importados e alienígenas”. No meio das celeumas e tiroteios verbais há a família Arigó. Família grande, enorme mesmo, escarafuncha todos os cantos e recantos dessa pátria varonil, desde que a primeira caravela aportou num porto que até hoje é inseguro até para a bandidagem.

Num jogo de xadrez, o Arigó é uma peça como o peão. Também pode ser associado o termo ao roceiro, agricultor mais humilde, o matuto, o jeca tatu, o caipira, o pejorativo simplório. Entendo muito pelo lado e vertente do sujeito estoico, resiliente, batalhador, um bravo e denodado. Viamão, a Primeira Capital de Todos os Gaúchos, tem suas centúrias de arigós, que o cronista aporta em Crônicas & Agudas.

Cr & Ag!

“E a Faxina”? Pois é, caro leitor e eleitor, são diversos os significados. Entre eles está a terra hostil ao trabalho que se exige árduo pela adversidade. Viamão já foi o segundo município em extensão territorial do RGS. Reza a lenda que com o Tratado de Tordesilhas, Viamão iniciava-se ao sul de Laguna, batia em Colônia do Sacramento, margens do Rio da Prata, tinha o por do sol nas barrancas do rio Uruguai e ao nascer do astro-rei mergulhava nas ondas salitradas do oceano Atlântico – “Que beleza”!

Tradicionalmente a Faxina era uma vasta extensão de terra arenosa ou barrenta nos banhados onde hoje está Águas Claras, Morro Grande (visite antes que vire “buraco grande”) e vai até a Estiva. Sempre mateando nas águas da Lagoa dos Patos.

Crônicas & Agudas!

Pitangueiras e araçazeiros. Maricás e vegetação escassa e valente. Formigas! Muitas formigas. Mais ainda que você pensa. Grandes! Muito grandes. Contou-me um Fraga que seu cachorro ovelheiro brigou uma tarde com uma vermelhona. Arreglou e saiu esganiçando com o rabo entre as pernas. Todo lanhado! Escutei, mas não comprovei. Outro arigó contou que sua roça de melancia foi carregada pelas formigas numa noite.

“Melancia nas costas das formigas!” – o mulato Gaudino Dente de Ouro, exímio domador de cavalos xucros, confirmou que viu os rastros, mas o cavalo se renegou seguir adiante. Essa fama das formigas da Faxina correu mundo. Dizem que Saint Hilaire e Darwin marcaram data de visitar a região. “Onde estão hoje as formigas?” – dizem que morreram empanzinadas de DDT, cachaça, votos errados e outros venenos.

Cr & Ag!

Na minha infância, morando na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua 2 de Novembro, na bocada do Cemitério Velho, trajeto das tropas de gado levadas à carneação no matadouro dos Pinto, no Mendanha, era o trajeto desses guerreiros. Outro Fraga deixava a carroça e o cavalo ancorados no costado do “hospital das freiras” e num passo rápido seguia pela terra dura riscada com seus chinelos de tambo (couro), a mulher com um filho no colo e outro na barriga tentava acompanhá-lo no passo rápido como um corisco, uns 3 ou 4 filhos seguiam na retaguarda, sempre um chorando sem nem saber o porquê. Carregava uma mala de garupa, tecido de brim sobre o ombro, cabelo espetado como vassoura de piaçava, calças meio arregaçadas e camisa – mesmo no inverno. Vinha se abastecer na cidade. Visitar algum parente? Cumprimento inaudível, também a cabeça consentia e isso bastava. Ah! 2 ou 3 cachorros ficavam com o cavalo na sombra da carroça.

O seu Aldo Cabeleira, meu pai, em suas andanças de caçadas e pescarias e pelo trabalho conhecia diversos desses guerreiros. Quando ia com meu pai para essas regiões, ele se municiava de diversos pães de padaria, a maioria pão d’água de ½ kg e outros daqueles com “doces no lombo”. Buzinava defronte a morada do amigo e eu descia do jipe e colocava o pão no palanque da porteira. Era comum vir uma criança correndo buscar o apreciado presente!

Belos tempos e um privilégio para mim!

2022.09.13 – A Família Arigó – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2022 – 51 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

30 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

Deixe um comentário